Bom Dia! Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025
INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Septuaginta - 1 Macabeus - Capítulo 8

1 Ora, Judas tinha ouvido falar da fama dos romanos, que eles eram homens poderosos e valentes, os quais aceitavam com amor todos os que se juntavam a eles; e faziam aliança de amizade com todos os que vinham ao seu encontro; 
2 e que eles eram homens de grande valor. Foi-lhe dito também a respeito de suas guerras e dos atos nobres que eles executaram entre os gálatas, e como os conquistaram, colocando-os sob tributos. 
3 E o que eles fizeram no país da Espanha, a fim de ganhar as minas de prata e ouro que lá estão. 
4 Que por sua política e paciência eles conquistaram todo o lugar, embora se encontrasse muito distante deles. E também a respeito dos reis que vieram contra eles desde os confins da terra, de como os derrotaram com uma grande derrota, de modo que o restante lhes pagava tributo todos os anos.
5 E o modo como derrotaram na batalha Filipe e Perseu, reis dos macedônios, com outros que se levantaram contra eles, subjugando-os. 
6 Como também Antíoco, o grande rei da Ásia que veio contra eles na batalha, tendo cento e vinte elefantes, com cavaleiros e carruagens, e um exército muito grande, foi derrotado por eles; 
7 e como eles o prenderam vivo, fazendo um pacto e estabelecendo que ele e os que reinassem depois dele pagariam um grande tributo, e entregariam reféns, e tudo o que havia sido combinado; 
8 E a respeito da Índia, da Média e da Lídia, e das excelentes regiões que eles tomaram dali, e deram ao rei Eumenes.
9 Além disso, como os gregos haviam decidido vir e destruí-los, 
10 e que eles, tendo conhecimento disso, enviaram contra eles um certo capitão. E, enfrentando-os, mataram muitos deles, levando cativos suas esposas e seus filhos. E os saquearam, e tomaram posse de suas terras, e derrubaram suas fortalezas, trazendo-os para serem seus servos até o dia de hoje.
11 Foi-lhe dito, além disso, como eles destruíram e colocaram sob seu domínio todos os outros reinos e ilhas que em algum momento lhes resistiram. 
12 Todavia, com seus amigos e com aqueles que confiavam neles mantiveram amizade. E que haviam conquistado reinos distantes e próximos, de modo que todos os que ouviam falar de seu nome os temiam. 
13 Também aqueles a quem eles ajudavam em seu reino, estes reinavam; e a quem queriam eles derrubavam. Finalmente, que eles haviam sido grandemente exaltados, 
14 e, no entanto, com tudo isso, nenhum deles usava uma coroa ou andava vestido de púrpura a fim de ser engrandecido por tais coisas. 
15 Além do mais, como eles haviam feito para si um senado, onde trezentos e vinte homens se reuniam diariamente em conselho, sempre consultando o povo a fim de que pudessem ser bem ordenados; 
16 e que entregavam seu governo para um homem a cada ano, alguém que governasse todo o seu país; e que todos eram obedientes a ele. E que não havia inveja nem emulação entre eles.
17 Em consideração a essas coisas, Judas escolheu Eupolemus, filho de João, filho de Accos, e Jason, filho de Eleazar, e os enviou a Roma com o fim de fazer uma aliança de amizade e confederação com eles, 
18 e com o fim de instar com eles para que tirassem deles o jugo; pois viam que o reino dos gregos oprimia Israel com servidão.
19 Eles foram, portanto, a Roma, o que era uma jornada muito longa, e chegaram ao senado, onde falaram e disseram: 
20 Judas Macabeu, com seus irmãos, e o povo dos judeus, nos enviaram a vós, para fazer um acordo de paz convosco, e para que possamos ser contados como seus confederados e amigos. 
21 De modo que esse assunto agradou aos romanos.
22 E esta é a cópia da epístola que o senado escreveu, como resposta, em tábuas de bronze, enviando para Jerusalém a fim de que lá eles pudessem ter em relação a eles um memorial de paz e aliança: 
23 Bom sucesso haja para os romanos e para o povo dos judeus, no mar e na terra, para sempre; a espada também, e o inimigo, esteja longe deles;
24 se ocorrer qualquer guerra, primeiro, contra os romanos, ou contra qualquer um de seus confederados em todo o seu domínio, 
25 o povo dos judeus os ajudará, conforme for possível naquela ocasião, com toda a boa vontade. 
26 Do mesmo modo, eles não darão nada àqueles que lhes fazem guerra, nem os ajudarão com alimentos, armas, dinheiro ou navios, como parecer bem aos romanos; todavia, eles deverão manter seus convênios sem levar nada em troca. 
27 Da mesma maneira, igualmente, se a guerra vier primeiro sobre a nação dos judeus os romanos os ajudarão de toda a boa vontade, conforme for possível naquela ocasião.
28 Nem se dará comida aos que tomarem partido contra eles, ou armas, ou dinheiro, ou navios, como parecer bem aos romanos; mas eles guardarão seus convênios, e isso sem engano.
29 De acordo com esses artigos, os romanos fazem uma aliança com o povo dos judeus. 
30 No entanto, se doravante uma parte ou outra decidir reunir-se para acrescentar ou diminuir qualquer coisa, eles poderão fazê-lo a seu bel-prazer, e tudo o que acrescentarem ou retirarem será ratificado.
31 E quanto aos males que Demétrio ocasiona aos judeus, nós lhe escrevemos, dizendo: Por que fizeste teu jugo pesado sobre nossos amigos e confederados, os judeus? 
32 Se, pois, ainda se queixarem de ti, lhes faremos justiça e pelejaremos contigo por mar e por terra.

Nenhum comentário: