INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

domingo, 11 de junho de 2017

Septuaginta - Obadias - Capítulo 1

1 A visão de Obadias. Assim diz o Senhor Deus para Edom: Tenho ouvido um relato do Senhor, e Ele enviou uma mensagem para as nações.
2 Levantai-vos, e subamos contra ela para a guerra.
3 Eis que te fiz pequeno entre as nações. Serás muito desonrado. A soberba do teu coração te tem exaltado, residindo como estás, nas fendas das rochas, como um que exalta a sua habitação, dizendo no seu coração: "Quem me derrubará em terra?"
4 Ainda que te eleves como a águia, e ainda que faças o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor.
5 Se ladrões viessem a ti, ou assaltantes à noite, de que terias sido despojado? Não teriam eles roubado apenas o suficiente para si mesmos? E se vindimadores viessem a ti, não deixariam um rabisco?
6 Como foi Esaú vasculhado, e como foram descobertas as suas coisas escondidas?
7 Eles te fizeram ir para teus limites. Todos os homens de tua aliança te resistiram; teus aliados prevaleceram contra ti, construíram armadilhas debaixo de ti; eles não têm entendimento.
8 Naquele dia, diz o Senhor, destruirei os sábios de Edom e removerei o entendimento do monte de Esaú.
9 E os teus guerreiros de Temã estarão atemorizados, para que o homem possa ser eliminado do monte de Esaú.
10 Por causa da matança e do pecado cometido contra o teu irmão Jacó, a vergonha te cobrirá, e serás exterminado, para sempre.
11 Desde o dia em que te puseste em oposição a ele, nos dias em que os estrangeiros estavam levando cativo o seu exército e os estranhos entravam pelas suas portas, quando lançavam sortes sobre Jerusalém, tu eras também como um deles.
12 Contudo, não devias ter olhado com prazer sobre o dia de teu irmão, no dia dos estranhos; nem alegrar-te contra os filhos de Judá no dia da sua ruína; nem deverias ter te ostentado no dia da sua aflição.
13 Não deverias ter ido para as portas do povo no dia da sua calamidade; nem, ainda, deverias ter olhado para o seu ajuntamento no dia da sua ruína, nem atacado o seu exército no dia em que estavam perecendo.
14 Não deverias ter te postado na saída de suas passagens, para destruir completamente aqueles deles que estavam a fugir; nem deverias ter feito calar os seus fugitivos no dia da sua aflição.
15 Porque o dia do Senhor está perto, sobre todos os gentios; como tu fizeste, assim será feito a ti. A tua recompensa será devolvida na tua cabeça.
16 Porque assim como bebeste sobre o meu santo monte, assim todas as nações irão beber o vinho; beberão, e descerão, e serão como se não fossem.
17 Mas no monte Sião haverá livramento, e nele haverá um santuário; e a casa de Jacó tomará por herança aqueles que os tomaram por herança.
18 A casa de Jacó será fogo, e a casa de José uma chama; e a casa de Esaú servirá de restolho. Israel lançará a sua chama adiante contra eles, e os devorará, e não haverá um só campo de cereal deixado para a casa de Esaú; porque o Senhor o disse.
19 Os que habitam no sul herdarão o monte de Esaú, e os da planície os filisteus. Eles herdarão a região montanhosa de Efraim, e a planície de Samaria, e Benjamim, e a terra de Gileade.
20 E este será o domínio do cativeiro dos filhos de Israel: a terra dos cananeus, até Sarepta; e os cativos de Jerusalém herdarão até Efrata; eles herdarão as cidades do sul.
21 Os que escaparem subirão do monte Sião, para vingar-se do monte de Esaú; e o reino será do Senhor.

Nenhum comentário: