INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 25 de junho de 2017

Septuaginta - Malaquias - Capítulo 3

1 Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele examinará o caminho diante de mim. O Senhor, a quem vós buscais, de repente virá ao seu templo, o anjo da aliança, em quem tendes prazer. Eis que ele vem, diz o Senhor Todo-Poderoso.
2 E quem permanecerá no dia da sua vinda? ou quem irá suportar quando ele surgir? Pois está vindo como o fogo de uma fornalha, e como a potassa de lavandeiros.
3 Ele se assentará para derreter e purificar, como se fosse a prata, e como se fosse o ouro; purificará os filhos de Levi, refinando-os como ouro e prata, e eles oferecerão ao Senhor ofertas justas.
4 O sacrifício de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, de acordo com os dias passados e com os anos anteriores.
5 Eu me acercarei de ti em juízo e serei uma testemunha veloz contra as feiticeiras, contra as adúlteras, contra os que juram falsamente pelo meu nome, contra os que retém o salário do jornaleiro, os que oprimem a viúva, afligem os órfãos e torcem o direito do estrangeiro, contudo não me temem, diz o Senhor Todo-Poderoso.
6 Pois eu sou o Senhor, teu Deus, e não tenho mudado.
7 Porém, vós, filhos de Jacó, não vos abstivestes das iniquidades de vossos pais. Torcestes os meus estatutos, e não os guardastes. Voltai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor Todo-Poderoso. Mas vós dizeis: Em que havemos de voltar?
8 Insultará um homem a Deus? Porquanto vós me insultais. Mas vós dizeis: Em que te havemos insultado? Em que os dízimos e as primícias ainda estão convosco;
9 e vós, certamente, desviais o olhar de mim, e me insultais.
10 O ano acabou e vós trouxestes tudo o que foi produzido para os armazéns. Contudo, haverá o saque dos mesmos, no lugar onde estão. Examinai agora, por causa disso, diz o Senhor Todo-Poderoso, e vede se eu não irei abrir para vós as torrentes do céu, derramando a minha bênção sobre vós até que estejais satisfeitos.
11 Dar-vos-ei comida, e não irei destruir o fruto da vossa terra, e a vossa vide no campo não falhará, diz o Senhor Todo-Poderoso.
12 Todas as nações vos chamarão bem-aventurados, porquanto sereis uma terra desejável, diz o Senhor Todo-Poderoso.
13 Vós tendes falado palavras duras contra mim, diz o Senhor. Todavia, vós dizeis: Em que temos falado contra ti?
14 Porquanto dissestes: Aquele que serve a Deus trabalha em vão; e o que ganhamos em termos mantido as suas ordenanças e com havermos andado como suplicantes diante da face do Senhor Todo-Poderoso?
15 Portanto, agora, consideramos abençoados os estrangeiros, e todos aqueles que agem contra a lei são edificados; pois eles têm resistido a Deus, e, contudo, foram libertos.
16 Deste modo aqueles que temiam ao Senhor falavam, cada um, ao seu próximo. O Senhor atentou, e ouviu; e ele escreveu um livro, um memorial diante dele para aqueles que temiam ao Senhor e reverenciavam o seu nome.
17 Eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, no dia que eu apontarei, como uma possessão peculiar. Eu os escolherei como um homem escolhe a seu filho que o serve.
18 Então vos convertereis e ireis discernir entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve.

Nenhum comentário: