INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 25 de junho de 2017

Septuaginta - Malaquias - Capítulo 2

1 E agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.
2 Se não derdes ouvidos, e se não aplicardes o vosso coração para dar glória ao meu nome, diz o Senhor Todo-Poderoso, então farei brotar a maldição contra vós, e amaldiçoarei a vossa bênção. Sim, eu vos amaldiçoarei, espalharei a vossa bênção e ela não existirá mais entre vós, porquanto não colocastes isso em vossos corações.
3 Eis que eu virarei as minhas costas para vós e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco dos vossos sacrifícios; e levar-vos-ei para longe, no mesmo tempo.
4 Então sabereis que eu é que vos enviei este mandamento, a fim de que o meu pacto estivesse com os filhos de Levi, diz o Senhor Todo-Poderoso.
5 Minha aliança de vida e paz estava com ele, e eu a dei a ele para que pudesse, reverentemente, temer-me, e a fim de que estremecesse por causa do meu nome.
6 A lei da verdade estava na sua boca, e a impiedade não se achou nos seus lábios. Ele andou diante de mim dirigindo em paz o seu caminho, e desviou a muitos da injustiça.
7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e todos têm de buscar a lei da sua boca; porquanto ele é o mensageiro do Senhor Todo-Poderoso.
8 Vós, porém, vos desviastes do caminho e fizestes com que muitos falhassem em seguir a lei. Tendes corrompido a aliança de Levi, diz o Senhor Todo-Poderoso.
9 Portanto, eu vos fiz desprezíveis e espalhei-vos dentre todos os povos, porquanto não guardastes os meus caminhos, porém fizestes acepção de pessoas na lei.
10 Não tendes todos um mesmo pai? Não criou-vos um mesmo Deus? Por que haveis abandonado cada um ao seu irmão, profanando a aliança de vossos pais?
11 Judá foi abandonado, e abominação foi cometida em Israel e em Jerusalém; pois Judá profanou as coisas santas do Senhor, nas quais tinha prazer, indo atrás de outros deuses.
12 O Senhor destruirá totalmente o homem que faz essas coisas, até que seja lançado fora das tendas de Jacó, e dentre aqueles que oferecem sacrifício ao Senhor Todo-Poderoso.
13 E estas coisas que eu odiava vós fizestes: cobristes de lágrimas o altar do Senhor, com choro e gemidos, por causa dos vossos problemas. Deveria eu atender aos vossos sacrifícios, ou receber de bom grado qualquer coisa de vossas mãos?
14 Todavia vós dissestes: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, a quem abandonastes, ainda que ela era a tua parceira e a mulher da tua aliança.
15 Por acaso não fez ele a todos os mais? E ainda lhe sobejava o espírito. Mas vós dizeis: O que busca Deus, senão uma semente? Entretanto, atentai ao vosso espírito, e não abandoneis a mulher da vossa mocidade.
16 Porém, se vieres a odiar a tua esposa e a repudiá-la, diz o Senhor Deus de Israel, então a impiedade já tomou conta de teus pensamentos, diz o Senhor Todo-Poderoso. Guardai, pois, o vosso espírito, e não a abandoneis,
17 vós que tendes provocado a Deus com as vossas palavras. Mas vós dizeis: Em que nós o temos provocado? Nisto que dizeis: Qualquer que faz o mal é agradável aos olhos do Senhor, e ele tem prazer nele; ou: Onde está o Deus da justiça?

Nenhum comentário: