INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 6 de maio de 2017

Septuaginta - Lamentações de Jeremias - Capítulo 4

1 ÁLEF. Como estará manchado o ouro, e a fina prata mudada! As pedras sagradas foram espalhadas sobre todas as ruas.
2 BET. Os preciosos filhos de Sião que foram igualados no valor ao ouro, como são eles, agora, considerados vasos de barro, obras das mãos do oleiro!
3 GUÍMEL. Sim, as serpentes têm apresentado os seios, dando de mamar aos seus filhotes; no entanto, as filhas de meu povo são incuravelmente cruéis, como uma avestruz no deserto.
4 DÁLET. A língua dos bebês apega-se ao céu de sua boca, por causa da sede; as crianças pequenas pedem pão, e não há ninguém que o parta para elas.
5 HE. Os que se alimentavam de guloseimas desfalecem nas ruas; os que eram amamentados vestidos em escarlata estão cobertos com esterco.
6 VAV. A iniquidade da filha do meu povo multiplicou-se para além das iniquidades de Sodoma, cidade que foi derrubada de repente, sem que ninguém tivesse empregado contra ela as mãos.
7 ZÁYIN. Os seus nobres eram feitos mais puros do que a neve, mais brancos do que o leite; eram purificados como pelo fogo, e o seu polimento era superior ao da pedra de safira.
8 HET. Seu rosto tornou-se mais negro do que o fumo. Não são reconhecidos nas ruas. A sua pele tem se apegado aos ossos; eles se secaram, tornaram-se como um graveto.
9 TET. Os que morreram à espada tiveram melhor sorte do que os mortos pela fome, pois estes partiram trespassados pela falta dos frutos dos campos.
10 YOD. As mãos das mulheres de coração terno cozeram os próprios filhos. Esses tornaram-se alimento para elas na destruição da filha do meu povo.
11 KAF. O Senhor tem levado a cabo a sua ira. Ele derramou-a, acendendo um fogo em Sião, o qual devorou os seus fundamentos.
12 LÁMED. Os reis da terra, todos os que habitam no mundo, não acreditavam que um inimigo e opressor pudesse entrar pelas portas de Jerusalém.
13 MEM. Foi por causa dos pecados dos seus profetas e das iniquidades dos seus sacerdotes, os quais derramaram sangue justo no meio dela.
14 NUN. Seus vigias cambalearam nas ruas, estão contaminados com sangue, em sua fraqueza; mancharam com ele as suas vestes.
15 SÁMEK. Retirai-vos dos imundos. Dizei-lhes: Afastai-vos, afastai-vos, não nos toqueis. Pois eles estão ardendo; sim, andam cambaleando. Dizei entre as nações: Nunca mais morarão aqui.
16 ÁYIN. A presença do Senhor era a sua porção; entretanto não tornará a olhar para eles, pois não consideraram a pessoa dos sacerdotes nem tiveram pena dos profetas.
17 PE. Enquanto ainda vivíamos os nossos olhos falharam, enquanto procurávamos em vão por ajuda.
18 TSADE. Olhamos para uma nação que não podia salvar. Fomos atrás de nossos pequeninos, para que não andassem pelas nossas ruas.
19 KOF. Nosso tempo tem se aproximado, nossos dias são cumpridos; o nosso tempo é chegado. Os nossos perseguidores foram mais ligeiros do que as águias do céu, voaram sobre as montanhas; no deserto armaram ciladas para nós.
20 RESH. O fôlego das nossas narinas, o Senhor ungido, foi preso nos seus laços destrutivos; aquele de quem dizíamos: Em sua sombra viveremos entre os gentios.
21 SHIN. Alegra-te e exulta, ó filha de Edom, que habitas na terra! O cálice do Senhor ainda passará para ti. Serás embriagada, e vomitarás.
22 TAU. Ó filha de Sião, a tua iniquidade chegou ao fim; nunca mais ele te levará em cativeiro. Ele visitou as tuas iniquidades, ó filha de Edom, descobriu os teus pecados.

Nenhum comentário: