INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 40

1 A palavra que veio do Senhor a Jeremias depois que Nebuzaradã, capitão da guarda, o deixou sair de Ramá, quando ele o tinha levado algemado no meio do cativeiro de Judá, entre aqueles que foram transportados para a Babilônia.
2 Pois o comandante da guarda tomou-o, e disse-lhe: O Senhor teu Deus pronunciou todos esses males sobre este lugar,
3 e o Senhor o fez, porquanto pecastes contra ele, não dando ouvidos à sua voz.
4 Eis que eu te livrei das algemas que estavam sobre as tuas mãos. Se parecer bem para ti ir comigo para a Babilônia, então eu cuidarei de ti.
5 Mas se não, parte; volta a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, a quem o rei da Babilônia nomeou governador na terra de Judá, e habita com ele no meio do povo, na terra de Judá. Para qualquer lugar que parecer bom aos teus olhos, para ali vai. E o capitão da guarda deu-lhe presentes, deixando-o partir.
6 Então ele veio a Gedalias, em Mispa, e habitou ali no meio de seu povo que fora deixado na terra.
7 E todos os líderes do exército que estava no país, eles e os seus homens, ouvindo que o rei de Babilônia tinha nomeado Gedalias governador na terra, confiaram a ele os homens e as suas esposas a quem Nabucodonosor não tinha removido para Babilônia.
8 E vieram para Gedalias, à Mispa, Ismael, filho de Netanias, Joanã, filho de Careá, Seraías, filho de Tanumete, os filhos de Efai, o netofatita, e Jazanias, o filho do maacatita, eles e os seus homens.
9 E Gedalias jurou a eles e aos seus homens, dizendo: Não temais diante dos filhos dos caldeus; permanecei na terra e servi ao rei de Babilônia, e isto vos será o melhor.
10 Eis que habito em vossa presença, em Mispa, para estar diante dos caldeus que virão a vós. Colhei uvas, frutas e azeite, colocando-os em vossos vasos, e habitai nas cidades das quais tendes obtido a posse.
11 Então, todos os judeus que estavam em Moabe e entre os filhos de Amom, e aqueles que estavam em Edom e em todo o resto do país, ouviram que o rei de Babilônia havia deixado um remanescente a Judá, e que havia posto sobre eles a Gedalias, filho de Aicão.
12 E vieram a Gedalias, na terra de Judá, em Mispa. E colheram uvas e muitos frutos de verão, com o azeite.
13 Mas Joanã, filho de Careá, e todos os líderes do exército que estavam no campo, vieram a Gedalias, em Mispa,
14 e disseram-lhe: Sabes, verdadeiramente, que o rei Baalis, filho de Amom, enviou Ismael para matar-te? No entanto, Gedalias não os acreditava.
15 E Joanã disse a Gedalias, em segredo, em Mispa: Irei agora e ferirei a Ismael, sem que ninguém o saiba, para que ele não venha a matar-te, e todos os judeus que se têm congregado a ti sejam dispersos, e venha a perecer o resto de Judá.
16 Porém, Gedalias disse a Joanã: Não faças tal coisa, porquanto falas mentiras a respeito de Ismael!

Nenhum comentário: