INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 35

1 Palavra que veio a Jeremias, da parte do Senhor, nos dias de Jeoaquim, rei de Judá, dizendo:
2 Vai à casa dos recabitas e traze-os para a casa do Senhor, para um dos seus átrios, e dá-lhes vinho a beber.
3 Então eu trouxe a Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, com seus irmãos e seus filhos, e toda a família dos recabitas,
4 introduzindo-os na casa do Senhor, na câmara dos filhos de Hanã, filho de Hananias, filho de Gigdalias, homem de Deus, o qual habita próximo da casa dos príncipes que estão sobre a casa de Maaséias, filho de Salum, guarda do átrio.
5 Pus diante deles uma jarra de vinho e copos, e disse-lhes: Bebei vinho.
6 Porém, eles disseram: De maneira alguma beberemos vinho, pois nosso pai Jonadabe, filho de Recabe, ordenou-nos, dizendo: Vós, de maneira alguma, bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos, para sempre;
7 nem, de maneira alguma, construireis casas, nem semeareis qualquer semente, nem tampouco tereis uma vinha. Porque haveis de habitar em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a terra na qual peregrinais.
8 E demos ouvidos à voz de Jonadabe, nosso pai, de modo a não bebermos vinho em todos os nossos dias, nós e nossas esposas, nossos filhos e nossas filhas;
9 e para não construirmos nenhuma casa com o fim de nela habitar, e para não termos nenhuma vinha, nem campo, nem semente;
10 mas temos habitado em tendas, e temos ouvido e feito de acordo com tudo o que Jonadabe, nosso pai, nos ordenou.
11 Mas sucedeu, quando Nabucodonosor veio contra a terra, que dissemos que iríamos entrar, e refugiamo-nos em Jerusalém por medo do exército dos caldeus e do exército dos assírios; e habitamos ali.
12 Então a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
13 Assim diz o Senhor: Vai, e dize aos homens de Judá, aos que habitam em Jerusalém: Não ireis receber a correção, a fim de escutardes as minhas palavras?
14 Os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram a palavra que ele lhes ordenou para que não bebessem vinho, e não o beberam. Entretanto, eu tenho falado convosco desde cedo, porém vós não me ouvistes.
15 E eu vos enviei os meus servos, os profetas, dizendo: Convertei-vos cada um do seu mau caminho, mudando as vossas práticas, e não indo após outros deuses para os servir. Pois assim fazendo habitareis na terra que vos dei e a vossos pais. Contudo, vós não inclinastes os ouvidos, e não escutastes.
16 Os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai, mas este povo não me ouviu.
17 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que trarei sobre Judá e sobre os habitantes de Jerusalém todos os males que pronunciei contra eles.
18 Por causa disso, assim diz o Senhor: Uma vez que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, deram ouvidos ao comando de seu pai para fazer o que ele lhes ordenara,
19 nunca deverá estar faltando um homem dos filhos de Jonadabe, filho de Recabe, diante da minha face enquanto a terra continuar.

Nenhum comentário: