INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 16 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 23

1 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do seu pasto!
2 Portanto, assim diz o Senhor contra os que tendem o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, levando-os para longe, e não as procurastes. Eis que eu tomarei vingança sobre vós, de acordo com as vossas práticas malignas.
3 Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas em todas as terras para onde as tenho lançado fora, e irei colocá-las em seu pasto; elas aumentarão e se multiplicarão.
4 Levantarei pastores para elas, que as apascentem, e não mais temerão nem se assustarão, diz o Senhor.
5 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei para Davi um rebento justo, um que reinará e terá entendimento, e praticará o juízo e a justiça na terra.
6 Nos seus dias tanto Judá será salvo como Israel habitará seguro. E este é o seu nome, pelo qual o Senhor irá chamá-lo: Senhor, justiça nossa.
7 Portanto, eis que vêm os dias, diz o Senhor, quando não mais dirão: Vive o Senhor, que fez subir a casa de Israel da terra do Egito;
8 porém: Vive o Senhor, que reuniu toda a linhagem de Israel da terra do norte e de todos os países para onde os expulsou, restaurando-os à sua própria terra.
9 Meu coração está partido dentro de mim, todos os meus ossos estão abalados. Sou como um homem alquebrado, e como um homem vencido do vinho, por causa do Senhor e por causa da excelência da sua glória.
10 Por essas coisas a terra chora, os pastos do deserto se secam. Sua carreira tornou-se ruim, como também a sua força,
11 pois sacerdote e profeta estão contaminados, e tenho visto as iniquidades deles em minha casa.
12 Portanto, que o seu caminho seja para eles escorregadio e escuro, e irão nele tropeçar e cair; pois trarei mal sobre eles no ano da sua visitação.
13 Também nos profetas de Samaria vi eu maldades: profetizavam da parte de Baal, e levavam o meu povo de Israel ao erro.
14 E nos profetas de Jerusalém vi coisas horríveis. Vi como eles adulteraram, andando com falsidade, e fortaleceram as mãos de muitos para que não se desviassem, cada um, do seu mau caminho. Eles todos se tornaram para mim como Sodoma, e os moradores dela como Gomorra.
15 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que irei alimentá-los com dor, e dar-lhes-ei água amarga a beber; porquanto dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.
16 Assim diz o Senhor Todo-Poderoso: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, porque eles moldam uma visão de vaidade, por si mesmos; falam de seu próprio coração e não da boca do Senhor.
17 Eles dizem àqueles que rejeitam a palavra do Senhor: Haverá paz para vós. E a todos os que andam segundo as suas próprias concupiscências, e a todo aquele que anda no erro do seu coração, dizem: Não virá mal sobre ti.
18 Portanto, quem esteve no conselho do Senhor e assistiu a sua palavra? Quem atentou e ouviu?
19 Eis que há um terremoto da parte do Senhor, e a ira procede para uma convulsão, a qual deverá abater-se, violentamente, sobre os ímpios.
20 Pois o furor do Senhor não se desviará mais até que tenha alcançado isso, até que o tenha estabelecido, de acordo com o propósito do seu coração. No fim dos dias, eles deverão entender.
21 Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não falei eu com eles, todavia profetizaram.
22 Porém, se tivessem estado no meu conselho e dado ouvidos às minhas palavras, então eles teriam desviado o meu povo de suas práticas malignas.
23 Eu sou um Deus que está perto, diz o Senhor, e não um Deus longínquo.
24 Esconder-se-á alguém em lugares secretos, de modo que eu não o veja? Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor.
25 Tenho ouvido o que dizem os profetas, o que profetizam em meu nome, dizendo falsamente: Tive uma visão noturna.
26 Até quando estarão essas coisas no coração dos profetas que profetizam mentiras, enquanto profetizam os propósitos do seu próprio coração?
27 Os quais acreditam que os homens podem esquecer a minha lei por causa de seus sonhos que eles contaram cada um ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome na sua adoração a Baal.
28 O profeta que tem um sonho, que ele conte o seu sonho; e aquele tem consigo a minha palavra, a qual lhe foi falada, que ele diga a minha palavra, verdadeiramente. O que tem a palha com o trigo? Assim são as minhas palavras, diz o Senhor.
29 Não são as minhas palavras como fogo? diz o Senhor; e como um machado cortando a rocha?
30 Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor Deus, que furtam as minhas palavras, cada um, ao seu próximo.
31 Eis que eu sou contra os profetas que produzem profecias de meras palavras e vão dormir o seu sono.
32 Portanto, eis que eu sou contra os profetas que profetizam sonhos mentirosos e não lhes tem dito a verdade, fazendo o meu povo errar por meio de suas mentiras e com os seus erros, ainda que eu não os tenho mandado e nada lhes ordenei. Portanto, eles não trarão proveito algum a este povo.
33 Todavia se este povo, ou o sacerdote, ou um profeta, perguntarem: Qual é o fardo do Senhor? Então dize-lhes: Vós sois o fardo, e eu vos lançarei para baixo, diz o Senhor.
34 Quanto ao profeta, aos sacerdotes ou a qualquer do povo que disser: O fardo do Senhor! Eu mesmo tomarei vingança naquele homem e em sua casa.
35 Assim direis, cada um ao seu próximo e cada um ao seu irmão: O que o Senhor respondeu? e: O que o Senhor disse?
36 E não mais direis: o fardo do Senhor; pois a própria palavra de um homem deverá ser o seu fardo.
37 Mas por qual razão, dizeis, tem o Senhor nosso Deus falado?
38 Portanto, assim diz o Senhor, nosso Deus: Porque tendes falado esta palavra, o fardo do Senhor, e eu vos ordenei, dizendo: Não direis: o fardo do Senhor.
39 Portanto, eis que eu lançarei mão de vós e vos lançarei abaixo, e a cidade que vos dei e a vossos pais,
40 e trarei sobre vós uma vergonha e desgraça eterna, a qual não deverá ser esquecida.

Nenhum comentário: