INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 23 de março de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 3

1 Se um homem repudiar a sua mulher e esta afastar-se dele ajuntando-se a outro homem, deverá ela, ainda, retornar para ele? Não seria, com isso, aquela mulher completamente contaminada? Contudo tu tens te prostituído com muitos pastores, e ainda tens voltado para mim, diz o Senhor.
2 Levanta os teus olhos e olha para adiante de ti, e vê: onde é que não foste totalmente contaminada? Pois te assentaste à espera deles como um corvo solitário, e profanaste a terra com as tuas fornicações e a tua maldade.
3 Tiveste muitos pastores que se tornaram uma pedra de tropeço para ti; tens a face de prostituta, e perdeste a vergonha para com todos.
4 Porventura não disseste que eu era a tua casa, pai e guia do tempo da tua virgindade?
5 Continuará para sempre a ira de Deus, será preservada até o fim? Eis que tens falado e feito essas coisas ruins, tendo poder para fazê-las.
6 E o Senhor disse-me, nos dias de Josias, o rei: Tens visto as coisas que a casa de Israel tem feito para mim? pois eles tem ido a todo monte alto, e para debaixo de cada árvore frondosa, e se prostituíram nesses lugares.
7 Mas eu disse, depois que ela tinha cometido todos esses atos de fornicação: Volta para mim. No entanto, ela não retornou. E a infiel Judá enxergou a sua infidelidade.
8 Então vi que por todos os pecados a respeito dos quais ela foi condenada, nos quais a casa de Israel cometeu adultério, eu a repudiei, dando em suas mãos uma carta de divórcio, e, ainda assim, a infiel Judá não temeu, todavia foi e prostituiu-se igualmente.
9 A sua prostituição, porém, não foi considerada, e ela cometeu adultério com madeira e pedra.
10 Apesar de todas estas coisas a infiel Judá não se voltou para mim de todo o seu coração, mas falsamente.
11 E o Senhor me disse: Israel justificou a si mesma mais do que a infiel Judá.
12 Vai e lê estas palavras, olhando para o norte; e diz: Volta para mim, ó casa de Israel, diz o Senhor, e eu não porei a minha face contra ti. Porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não ficarei irado contigo para sempre.
13 Contudo, reconhece a tua iniquidade na qual tens pecado contra o Senhor, teu Deus, alargando os teus caminhos para os estranhos debaixo de cada árvore frondosa. Mas não ouviste a minha voz, diz o Senhor.
14 Retornai, vós, filhos revoltosos, diz o Senhor, pois irei governá-los, tomando um de uma cidade e dois de uma família, e vos levarei para Sião.
15 Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais, certamente, vos conduzirão com entendimento.
16 E sucederá, quando vos tiverdes multiplicado e frutificado na terra, diz o Senhor, que naqueles dias não se dirá mais: A arca da aliança do Santo de Israel. Porquanto ela não mais será lembrada, e não poderá ser nomeada nem visitada. Nunca mais será restaurada.
17 Naqueles dias e naquele tempo chamarão a Jerusalém: o Trono do Senhor; e todas as nações reunir-se-ão a ela. Não mais irão andar após a imaginação de seus corações malignos.
18 Naqueles dias a casa de Judá ajuntar-se-á à casa de Israel, e elas virão, juntas, da terra do norte e de todos os países para a terra que eu fiz seus pais herdarem.
19 Então eu disse: Assim seja, Senhor, pois disseste: Colocar-te-ei entre os filhos e dar-te-ei a terra escolhida, a herança do Todo-Poderoso Deus dos gentios. Porquanto eu disse: chamar-me-eis de Pai, e nunca mais vos afastareis de mim.
20 No entanto, como a mulher age traiçoeiramente contra o seu marido, da mesma forma tem a casa de Israel se portado aleivosamente contra mim, diz o Senhor.
21 Uma voz dos lábios foi ouvida, de choro e súplicas, vinda dos filhos de Israel, pois eles têm andado injustamente nos seus caminhos e se esqueceram de Deus, o seu Santo.
22 Voltai, vós, filhos, que sois destinados ao retorno, e eu irei curar as vossas feridas. Eis que nós seremos teus servos, porque tu és o Senhor, nosso Deus.
23 Certamente as colinas e a força das montanhas eram um refúgio enganoso, mas no Senhor nosso Deus está a salvação de Israel.
24 Entretanto a vergonha consumiu os trabalhos de nossos pais desde a nossa mocidade, suas ovelhas com as suas crias, seus filhos e filhas.
25 Temos deitado em nossa vergonha, e a nossa desgraça nos cobriu; porquanto nós e nossos pais pecamos diante de nosso Deus, desde a nossa mocidade e até o dia de hoje, não dando ouvidos à voz do Senhor, nosso Deus.

Nenhum comentário: