INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 23 de março de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 2

1 E ele disse: Assim diz o Senhor:
2 Lembro-me da afeição da tua mocidade e do amor dos teus desposórios,
3 a fim de seguir o Santo de Israel, diz o Senhor. Israel era um povo consagrado ao Senhor, e as primícias de sua abundância. Todos os que o devoravam tornavam-se ofensores; males viriam sobre eles, diz o Senhor.
4 Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel.
5 Assim diz o Senhor: Que transgressão acharam vossos pais em mim, porquanto eles se revoltaram afastando-se de mim, indo após vaidades e tornando-se levianos?
6 Pois eles não disseram: Onde está o Senhor que nos tirou da terra do Egito, guiando-nos pelo deserto, por uma terra desconhecida e sem trilhas, uma terra pela qual nenhum homem havia passado, e ninguém ali ainda habitara?
7 E eu vos trouxe para o Carmelo, para que comêsseis os seus frutos e as suas coisas aprazíveis; vós, contudo, entrastes e contaminastes a minha terra, e da minha herança fizestes uma abominação.
8 Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? e os que se guiavam pela lei não me conheceram. Os pastores, da mesma forma, pecaram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal, indo após aquilo que em nada lhes lucrava.
9 Portanto eu irei, ainda, pleitear convosco, e entrarei em juízo com os filhos de vossos filhos.
10 Ide, portanto, para as ilhas dos cíprios e vede; enviai mensageiros à Quedar e observai atentamente; e vede se essas coisas foram feitas,
11 se iriam as nações mudar os seus deuses, embora deuses eles não sejam. Mas o meu povo trocou a sua glória por aquilo que de nada lhes aproveita.
12 O céu está surpreendido com isso, e extremamente horrorizado, diz o Senhor.
13 Porque o meu povo cometeu duas faltas, e das piores: a mim me deixaram, o manancial de água da vida, e talharam para si mesmos cisternas rotas, que não são capazes de reter a água.
14 É Israel um servo ou um escravo nascido em casa? Por que motivo se tornou ele um despojo?
15 Os leões rugiram sobre ele, levantando a sua voz; fizeram da sua terra um deserto, e as suas cidades foram derrubadas para que não mais devessem ser habitadas.
16 Também os filhos de Mênfis e de Tafnes te tem conhecido, e zombaram de ti.
17 Não foi porque me abandonaste que essas coisas vieram sobre ti? diz o Senhor, teu Deus.
18 Agora, pois, o que tens tu a ver com o caminho do Egito, para beberes a água do Nilo? E o que tens tu a ver com o caminho dos assírios, para beberes a água dos seus rios?
19 Tua apostasia te castigará e a tua malícia te repreenderá. Conhece isto, então, e vê que o me haveres abandonado foi causa de amargura para ti, diz o Senhor, teu Deus. Portanto eu não tenho tomado nenhum prazer em ti, diz o Senhor, teu Deus.
20 Pois desde a antiguidade tens quebrado o teu jugo, e fizeste em pedaços as tuas cadeias; e também disseste: Eu não te servirei, porém irei para todo outeiro alto, e debaixo de toda árvore frondosa, lá me entregarei às minhas fornicações!
21 Contudo, eu mesmo plantei-te, videira frutífera do melhor tipo. Como, então, te tornas-te uma videira estranha, produtora de amargura?
22 Ainda que viesses a lavar-te com salitre e sabão em grande quantidade, ainda assim estarias manchada por tuas iniquidades diante de mim, diz o Senhor.
23 Como poderias dizer: Não estou poluída, e não tenho ido atrás de Baal? Contempla os teus caminhos no lugar das sepulturas, e sabe o que fizeste. Eis que a sua voz tem uivado à noite.
24 Ela tem estendido seus caminhos sobre as águas do deserto; partiu, apressada pelas concupiscências de sua alma, está consagrada à elas; quem irá fazê-la arrepender-se? Nenhum daqueles que a procuram se cansarão. No momento da sua humilhação deverão encontrá-la.
25 Refreia os teus pés dos caminhos toscos e a tua garganta da sede. Contudo, ela disse: Fortalecer-me-ei. Pois amava os estranhos e foi atrás deles.
26 Como a vergonha de um ladrão quando é capturado, assim os filhos de Israel serão envergonhados; eles, os seus reis, os seus príncipes, os seus sacerdotes e os seus profetas.
27 Pois disseram a um pau: Tu és meu pai! E à pedra: Tu me geraste! E viraram as costas para mim, porém não os seus rostos. Todavia, na época de suas aflições eles irão dizer: Levanta-te, e salva-nos!
28 Mas onde estão os teus deuses, que fizeste para ti? levantar-se-ão eles, e te salvarão no tempo da tua aflição? Pois de acordo com o número das tuas cidades são os teus deuses, ó Judá! e de acordo com o número das ruas de Jerusalém eles sacrificaram a Baal.
29 Por que, então, falais a mim? Todos vós sois ímpios, e tendes, todos, transgredido contra mim, diz o Senhor.
30 Em vão castiguei os vossos filhos, porquanto não recebestes a correção; a espada devorou os vossos profetas como um leão destruidor, contudo não tendes temido.
31 Ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor: Tenho sido eu um deserto ou uma terra seca para Israel? Por que, então, o meu povo diz: Não serei governado, e não mais me aproximarei de ti?
32 Esquecer-se-á uma noiva de seus enfeites, ou uma virgem de seu cinto? Mas o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.
33 Que enfeite agradável ainda empregarás nos teus caminhos, a fim de buscar o amor? Entretanto, não será assim. Pois ainda tens feito mal maior, corrompendo as tuas veredas:
34 em tuas mãos foi encontrado o sangue de almas inocentes. Não encontrei-o em buracos, porém em cada carvalho.
35 No entanto, tu disseste: Eu sou inocente. Tão somente que a sua ira se desvie de mim. Eis que entrarei em juízo contigo, apesar de haveres dito: Não pequei.
36 E foste extremamente desdenhosa, a ponto repetir os teus caminhos. Entretanto, serás envergonhada do Egito como foste envergonhada da Assíria.
37 Pois sairás dali, também, com as tuas mãos sobre a tua cabeça; porque o Senhor rejeitou a tua esperança, e não prosperarás nisso.

Nenhum comentário: