INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 19 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 63

1 Quem é este que veio de Edom, de Bozra, com vestes vermelhas? Tão agradável no seu traje, com poderosa força? Falo de justiça e do juízo salvador.
2 Por que razão estão vermelhas as tuas vestes, e o teu traje como se recém tirado de um lagar pisado?
3 Estou coberto de uvas pisadas, e das nações não há um só homem comigo; eu as esmaguei no meu furor, fi-las em pedaços como pó, derramando o seu sangue na terra.
4 Porque o dia da recompensa veio sobre eles, e o ano da redenção está próximo.
5 Olhei, e não havia quem ajudasse; observei, e ninguém estava de pé. Portanto o meu braço os livrou, e a minha ira se fez presente.
6 Eu os esmaguei na minha ira, derramando o seu sangue na terra.
7 Lembrei-me da misericórdia do Senhor, dos louvores do Senhor em todas as coisas nas quais ele nos recompensa. O Senhor é um bom juiz para a casa de Israel; ele nos trata segundo a sua misericórdia, e de acordo com a abundância de sua justiça.
8 Disse ele: Não é este o meu povo? Seus filhos não irão, certamente, serem rebeldes. Portanto tornou-se para eles uma libertação
9 de toda a sua angústia. Não um embaixador nem um mensageiro, mas ele próprio os salvou, porquanto os amava, poupando-os. Ele mesmo os redimiu, tomando-os e soerguendo-os desde a antiguidade.
10 Contudo, eles desobedeceram e provocaram ao seu Espírito Santo; por causa disto tornou-se um inimigo, contendendo, ele mesmo, contra eles.
11 Lembrou-se, porém, dos dias antigos e disse: Onde está aquele que fez subir do mar o pastor das ovelhas? Onde está o que pôs neles o Espírito Santo?
12 Aquele que conduziu Moisés com a sua mão direita, com o braço de sua glória? Obrigou ele a água a dividir-se diante deles, fazendo para si um nome eterno.
13 Guiou-os pelos abismos, como a um cavalo no deserto, e eles não desmaiaram;
14 conduziu-os como gado através de uma planície. O Espírito desceu, vindo do Senhor, e os guiou. Assim conduziste o teu povo a fim de te fazeres um glorioso nome.
15 Volta-te do céu, e olha desde a tua santa habitação e da tua glória. Onde estão o teu zelo e a tua força? Onde a abundância da tua benignidade e da tua compaixão, que tens te retirado de nós?
16 Pois tu és o nosso Pai. Ainda que Abraão não nos conhecesse, e Israel também não nos reconhecesse, mesmo assim, tu, ó Senhor nosso Pai, liberta-nos! Teu nome tem estado sobre nós desde o início.
17 Por que nos fizestes desviar, ó Senhor, do teu caminho, e endureceste o nosso coração para que não temêssemos a ti? Volta-te, por amor de teus servos, por causa das tribos da tua herança,
18 para que possamos herdar uma pequena parte do teu santo monte.
19 Pois temos sido feitos como no início, quando não reinavas sobre nós, e o teu nome não era invocado sobre nós.

Nenhum comentário: