INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 1 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 37

1 E sucedeu, quando o rei Ezequias ouviu isto, que ele rasgou as suas vestes e pôs-se de saco, subindo à casa do Senhor.
2 E enviou Eliaquim, o mordomo, Sebna, o escrivão, e os anciãos dos sacerdotes, vestidos de saco, a Isaías, filho de Amoz, o profeta. E disseram-lhe: Assim diz Ezequias:
3 Este dia é um dia de aflição, censura, repreensão e ira; pois as dores vieram sobre a mulher de parto, contudo ela não tem força para dar à luz.
4 O Senhor teu Deus ouça as palavras de Rabsaqué, que o rei da Assíria enviou para afrontar o Deus vivo a fim de arrostá-lo com as palavras que o Senhor, teu Deus, tem escutado. Tu, pois, ora a teu Senhor por estes que foram deixados!
5 Deste modo, os servos do rei Ezequias vieram a Isaías.
6 E Isaías lhes disse: Falareis a vosso senhor: Assim diz o Senhor: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os embaixadores do rei da Assíria me afrontaram.
7 Eis que enviarei um estrondo sobre ele, que ouvirá um relatório, regressando ao seu país e caindo à espada na sua própria terra.
8 Então Rabsaqué voltou, e encontrou o rei da Assíria sitiando Libna; porque ouvira que se havia retirado de Laquis.
9 E Tiraca, rei dos etíopes, saiu para atacá-lo. Quando ouviu isso ele voltou-se, e enviou mensageiros a Ezequias, dizendo:
10 Assim direis a Ezequias, rei de Judá: Não deixes que Deus, em quem confias, te engane, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria.
11 Não ouviste o que os reis da Assíria têm feito, como eles destruíram a toda a terra? E serás liberto?
12 Porventura os deuses das nações que meus pais destruíram os livraram, tanto Gozã como Harã e Rezefe, que estão na terra de Telassar?
13 Onde estão os reis de Hamate? onde está o rei de Arpade? onde o rei da cidade de Sefarvaim, e o de Hena e Iva?
14 Ezequias recebeu a carta dos mensageiros, leu-a e foi até a casa do Senhor, abrindo-a diante do Senhor.
15 Então Ezequias orou ao Senhor, dizendo:
16 Ó Senhor dos exércitos, Deus de Israel, que te assentas sobre os querubins; só tu és o Deus de todos os reinos do mundo. Tu fizeste os céus e a terra.
17 Inclina o teu ouvido, ó Senhor; ouve, ó Senhor! Abre os teus olhos, ó Senhor; olha, ó Senhor, e vê as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo.
18 Porque, em verdade, Senhor, os reis da Assíria assolaram a todo o mundo e aos seus países,
19 e tem lançado os seus ídolos no fogo, pois não eram deuses mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; e lançaram-nos fora.
20 Porém agora, ó Senhor, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és Deus!
21 Então Isaías, filho de Amoz, foi enviado a Ezequias, falando-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Ouvi a tua oração que me fizeste a respeito de Senaqueribe, rei da Assíria.
22 E esta é a palavra que Deus falou a respeito dele: A virgem filha de Sião menospreza-te e zomba de ti; a filha de Jerusalém tem balançado a sua cabeça por detrás de ti.
23 A quem afrontaste e provocaste? Contra quem levantaste a tua voz? Não tens tu erguido os teus olhos para o alto, contra o Santo de Israel?
24 Porquanto afrontaste o Senhor por mensageiros, e disseste: Com multidão de carros tenho subido à altura das montanhas, e ao interior do Líbano; tenho cortado a extremidade de seus cedros e a beleza de seus ciprestes. Entrei na altura da região florestal,
25 construí uma ponte e sequei as águas, e cada açude de águas.
26 Não ouviste das coisas que eu fiz desde tempos antigos? Planejei-as desde os primeiros tempos. Contudo, agora, tenho manifestado o meu propósito de fazer desoladas as nações com suas fortalezas, e os que habitam nas cidades fortes.
27 Eu enfraqueci as suas mãos, e eles secaram; tornaram-se como erva seca nos telhados, e como o capim.
28 Entretanto, agora, eis que eu conheço o teu repousar, o teu sair e o teu entrar,
29 e a tua ira com a qual te tens enfurecido. Pois o teu rancor chegou até mim. Portanto, porei um anzol no teu nariz e um freio na tua boca, e far-te-ei voltar pelo caminho por onde vieste.
30 Será este um sinal para ti: come, neste ano, o que tens semeado, e no segundo ano o que tiver sido deixado. No terceiro ano semeia e colhe, planta vinhas e come do fruto delas.
31 Os que forem deixados em Judá lançarão raízes para baixo e darão fruto acima.
32 Pois para fora de Jerusalém sairá um restante, os salvos do monte Sião. O zelo do Senhor dos Exércitos realizará isso.
33 Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade. Não levantará uma arma contra ela, não irá trazer perante ela um escudo, nem fará uma tranqueira ao seu redor.
34 Entretanto, da maneira pela qual ele veio da mesma maneira deverá retornar; e não entrará nesta cidade. Assim diz o Senhor.
35 Eu protegerei esta cidade a fim de salvá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.
36 Então o anjo do Senhor saiu e matou, do arraial dos assírios, a cento e oitenta e cinco mil. Eles se levantaram pela manhã e encontraram todos esses corpos mortos.
37 E Senaqueribe, rei da Assíria, voltou-se e partiu, habitando em Nínive.
38 Todavia, quando ele estava adorando Nisroque, deus do seu país, na sua casa, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, feriram-no com espadas, fugindo para a Armênia. E Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: