INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 36

1 Ora, aconteceu, no décimo quarto ano do reinado de Ezequias, que Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra as cidades fortes de Judá, tomando-as.
2 O rei da Assíria enviou Rabsaqué de Laquis para Jerusalém, ao rei Ezequias, com um grande exército; e ele parou junto ao aqueduto da piscina superior, no caminho do campo do Lavandeiro.
3 Saíram-lhe ao encontro Eliaquim, o mordomo, filho de Hilquias, Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista.
4 E Rabsaqué falou-lhes: Dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: Por que estás seguro?
5 Será a guerra travada com conselhos e meras palavras dos lábios? Agora, pois, em quem confias, que contra mim te revoltas?
6 Eis que te estribas neste bordão partido de cana, o Egito. No entanto, tão logo um homem se apoiar nele deverá entrar em sua mão, traspassando-a. Assim é Faraó, rei do Egito, para todos os que nele confiam.
7 Se, entretanto, dizeis: Confiamos no Senhor, nosso Deus;
8 fazei, então, agora um acordo com o meu senhor, o rei da Assíria, e eu vos darei dois mil cavalos, se fordes capazes de assentar cavaleiros sobre eles.
9 Como, pois, voltareis o vosso rosto para os sátrapas? Pois aqueles que confiam nos egípcios para cavalo e cavaleiro são nossos servos.
10 Contudo, agora, temos nós vindo contra esta terra para combatê-la sem o Senhor? Pois o Senhor me disse: Sobe contra esta terra e destrói-a.
11 Então Eliaquim, Sebna e Joá disseram-lhe: Fala aos teus servos na língua siríaca, porque bem a entendemos; e não nos fales na língua judaica. Por que falas aos ouvidos dos homens que estão no muro?
12 Mas Rabsaqué respondeu-lhes: Tem meu senhor me enviado a vosso senhor ou a vós mesmos para dizer essas palavras? não me mandou ele para os homens que estão assentados sobre o muro, a fim de que comam o seu excremento e bebam a sua urina junto convosco?
13 Então Rabsaqué se levantou e gritou em alta voz, na língua judaica, dizendo: Ouvi as palavras do grande rei, o rei da Assíria!
14 Assim diz o rei: Não deixeis que Ezequias vos engane com palavras. Ele não será capaz de livrar-vos.
15 E não deixeis que Ezequias diga que Deus vos irá libertar e que esta cidade não será, de maneira alguma, entregue nas mãos do rei da Assíria.
16 Não deis, portanto, ouvidos a Ezequias. Assim diz o rei da Assíria: Se quiserdes ser abençoados, vinde a mim e comereis, cada um, da sua vide e das suas figueiras; e haveis de beber água das vossas próprias cisternas,
17 até que eu venha e vos leve para uma terra tal como a vossa própria terra, uma terra de trigo e de vinho, de pão e de vinhedos.
18 Não deixeis Ezequias enganar-vos, dizendo: Deus vos livrará. Porventura os deuses das nações livraram, cada um, a sua terra das mãos do rei da Assíria?
19 Onde está o deus de Hamate, e o de Arpade? onde está o deus de Sefarvaim? Têm sido eles capazes de livrar Samaria da minha mão?
20 Qual é o deus de todas estas nações que já livrou a sua terra da minha mão, para que também Deus livrasse a Jerusalém da minha mão?
21 Eles, porém, calaram-se, e não lhe responderam uma só palavra. Porque o rei tinha ordenado que ninguém lhe deveria responder.
22 Então Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, Sebna, o escriba militar, e Joá, filho de Asafe, o cronista, vieram ter com Ezequias, com as suas vestes rasgadas; e contaram-lhe as palavras de Rabsaqué.

Nenhum comentário: