INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 3

1 Eis que agora o Senhor, o Senhor dos Exércitos, tirará de Jerusalém e de Judá o homem e a mulher poderosos, o suprimento de pão e o suprimento de água;
2 o grande e valente homem, o guerreiro, o juiz, o profeta, o entendido, o ancião,
3 o capitão de cinquenta, como também o honorável conselheiro, o artífice sábio e o ouvinte inteligente.
4 Farei de jovens os seus príncipes, e escarnecedores terão domínio sobre eles.
5 Então o povo cairá, um homem sobre outro homem; e cada um será contra o seu próximo. A criança deverá insultar o homem mais velho, e o vil ao seu senhor.
6 Portanto um homem irá lançar mão de seu irmão, alguém da casa de seu pai, dizendo-lhe: Tu tens roupa, sê nosso governador; e que o meu alimento seja da tua responsabilidade.
7 Porém, respondendo o outro, naquele dia, dirá: Eu não serei teu governador, pois não tenho pão na minha casa nem vestes; e não irei ser o governante deste povo.
8 Porque Jerusalém está arruinada e Judá caiu, e as suas línguas falaram com iniquidade, desobedientes, como tem sido, para com o Senhor.
9 Agora, pois, a sua glória foi abatida e a vergonha de seu semblante lhes tem confrontado; todavia eles têm proclamado o seu pecado como Sodoma, tornando-o manifesto. Ai de sua alma, pois criaram um mal conselho contra si mesmos,
10 dizendo: Vamos prender o justo, pois ele nos é pesado! Portanto, comerão dos frutos de suas obras.
11 Ai do transgressor! Males lhe sobrevirão, de acordo com as obras das suas mãos.
12 Ó meu povo, vossos exatores vos roubaram, e os que vos extorquem reinam sobre vós. Ó meu povo, aqueles que vos declaram abençoados vos enganam, pervertendo o caminho de vossos pés.
13 Porém agora o Senhor levantar-se-á para o julgamento, e entrará em juízo com o seu povo.
14 O Senhor mesmo entrará em juízo contra os anciãos do povo e com os seus governantes: Por que tendes incendiado a minha vinha, e por que está o espólio do pobre em vossas casas?
15 Por que enganais o meu povo, envergonhando a face dos pobres?
16 Assim diz o Senhor: Porquanto as filhas de Sião são altivas e tem andado com o pescoço esticado, com piscar de olhos e movimentos dos pés, arrastando as caudas de suas vestes e ao mesmo tempo troteando com os pés,
17 por este motivo o Senhor irá humilhar as principais filhas de Sião; o Senhor irá expor as suas formas, naquele dia.
18 O Senhor irá tirar a glória da sua vestimenta, os cachos e as franjas, as luas crescentes,
19 os colares, os ornamentos de seus rostos
20 e toda a variedade de gloriosos enfeites: os braceletes, as pulseiras, as obras entretecidas, os anéis dos dedos, os ornamentos para a mão direita,
21 os brincos, as vestes com bordas vermelhas 
22 e também as com motivos de púrpura, os xales para serem usados em casa, os vestidos transparentes espartanos 
23 e os feitos com linho fino, os púrpuras e os vermelhos, e o linho fino entrelaçado com ouro e púrpura, e as coberturas leves para os sofás.
24 E haverá, em vez de um doce cheiro, poeira. Em vez de um cinto, cingir-te-ás com uma corda; em vez de um ornamento de ouro para a tua cabeça terás a calvície por conta de tuas obras; em vez de uma túnica com um motivo escarlate cingir-te-ás de saco.
25 Teu mais belo filho, aquele a quem amas, cairá à espada; teus homens poderosos cairão pela guerra e serão abatidos.
26 Os baús de teus ornamentos lamentar-se-ão, e serás deixada sozinha, nivelada com o chão.

Nenhum comentário: