1 Palavra que veio a Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém.
2 Eis que nos últimos dias o monte do Senhor será glorioso, e a casa de Deus deverá estar no topo das montanhas, elevando-se por cima dos outeiros; e todas as nações virão a ela.
3 Muitas nações virão, dizendo: Vinde, subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó. Ele irá mostrar-nos o seu caminho, e andaremos nele. Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor virá de Jerusalém.
4 Ele julgará entre as nações e repreenderá a muitos povos; moldarão as suas espadas em arados e as suas lanças em foices; uma nação não tomará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.
5 E agora, ó casa de Jacó, vinde e andemos na luz do Senhor.
6 Porquanto ele abandonou o seu povo, da casa de Israel, pois a sua terra está cheia, como no início, de adivinhações, tal como a terra dos filisteus, e muitos filhos de estranhas lhes nasceram;
7 a sua terra está cheia de prata e de ouro, não havendo número de seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e não há fim de seus carros;
8 ainda mais, a sua terra está cheia de abominações, obras das suas mãos, e eles adoraram as obras que os seus dedos fizeram.
9 O homem simples rebaixou-se, e o grande homem foi humilhado; portanto, não irei perdoá-los.
10 Agora, pois, entrai nas rochas e escondei-vos na terra por temor do Senhor e por causa da glória do seu poder, quando ele se levantar para assombrar, terrivelmente, a terra.
11 Porque os olhos do Senhor são altos, mas o homem é baixo, e a altivez dos varões será humilhada. Somente o Senhor será exaltado naquele dia.
12 Porque o dia do Senhor dos Exércitos deverá vir sobre todo o que é orgulhoso e altivo, e sobre todo o que é alto e imponente, e eles serão deitados abaixo;
13 sobre todo cedro do Líbano, dos que são altos e imponentes, e sobre todo carvalho de Basã;
14 sobre toda montanha alta e sobre todo outeiro alto;
15 sobre toda torre alta e sobre todo muro alto;
16 sobre todos os navios do mar, e sobre toda a armada de belos navios.
17 Então todos os homens serão abatidos e a altivez dos varões desabará. Só o Senhor será exaltado naquele dia.
18 Irão eles esconder todos os ídolos feitos por mãos humanas,
19 levando-os para as cavernas e às fendas das rochas, para as entrâncias da terra, por temor do Senhor e por causa da glória do seu poder, quando ele se levantar para atacar, terrivelmente, a terra.
20 Pois naquele dia o homem lançará fora as suas abominações de prata e de ouro, as quais fizeram a fim de adoração de vaidades e morcegos,
21 para entrarem nas cavernas da rocha sólida e nas fendas das rochas, por temor do Senhor e por causa da glória do seu poder, quando ele se levantar para atacar, terrivelmente, a terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário