INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 10

1 Ai daqueles que escrevem perversidades! Pois, quando escrevem, verdadeiramente escrevem maldades,
2 pervertendo a causa dos pobres, torcendo violentamente o julgamento dos mais carentes do meu povo, a fim de que a viúva possa ser-lhes uma presa e o órfão um despojo.
3 Porém, o que farão no dia da visitação? Pois a aflição virá sobre vós, de longe. Para quem haveis de fugir, a fim de pedir ajuda, e onde deixareis a vossa glória?
4 Pois ireis em cativeiro. Com tudo isto a sua ira não se aplaca; mas, ainda assim, a sua mão continua erguida.
5 Ai dos assírios! A vara da minha ira e da minha cólera está em suas mãos.
6 Enviarei a minha ira contra uma nação pecadora, e darei ordem ao meu povo para fazer pilhagem e tomar espólios, para pisotear as cidades e transformá-las em poeira.
7 Ele, porém, não quis fazer assim, nem o compreendeu em sua alma; mas sua mente voltar-se-á para destruir não poucas nações.
8 Porém, se lhe dissesem: Tu, somente, és o governante?
9 Então ele dirá: Não tenho eu tomado o país acima de Babilônia, e Carquemis, onde a torre foi construída? Não tomei eu a Arábia, Damasco e Samaria?
10 Como os tenho tomado, assim também farei com todos os reinos! Uivai, vós, ídolos, em Jerusalém e em Samaria.
11 Porquanto, assim como fiz à Samaria e aos seus ídolos, assim também farei à Jerusalém e aos seus ídolos!
12 E será que quando o Senhor tiver terminado de fazer todas as coisas no Monte Sião e em Jerusalém, eu visitarei o coração orgulhoso, visitarei o governante dos assírios e a arrogância prepotente de seus olhos.
13 Porquanto, ele disse: Agirei com poder e na sabedoria de meu entendimento, e irei remover as fronteiras das nações, destruindo a sua força.
14 Farei tremer as cidades habitadas; apanharei com a minha mão o mundo inteiro, como a um ninho, e irei arrebatá-los como a ovos que foram deixados. Ninguém há que possa escapar-me ou contradizer-me!
15 Deverá o machado glorificar-se aparte daquele que com ele desbasta? Ou irá a serra levantar-se sem o concurso do que a usa, como alguém que erguesse um cetro ou cajado? De maneira alguma deverá ser assim;
16 mas o Senhor dos Exércitos enviará desonra à tua honra, e um fogo ardente acender-se-á sobre a tua glória.
17 A Luz de Israel virá a ser tal um fogo, e ele irá santificá-lo com o fogo queimante, o qual consumirá a madeira como se fosse erva.
18 Naquele dia os montes serão consumidos, assim como as colinas e as florestas, e o fogo devorará a alma e o corpo; aquele que foge será como um fugitivo da chama ardente.
19 Os que forem deixados deles deverão ser um número pequeno, uma criança irá enumerá-los.
20 Sucederá que naquele dia os restantes de Israel não mais se unirão com aqueles que os feriram, nem terão neles confiança os que forem salvos de Jacó; entretanto eles deverão confiar no Santo Deus de Israel, verdadeiramente,
21 o restante de Jacó confiará no Deus poderoso.
22 Contudo, embora o povo de Israel seja como a areia do mar, o remanescente deles é que será salvo.
23 Completará ele a obra e irá abreviá-la com justiça. Pois o Senhor fará uma obra célere em todo o mundo.
24 Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: Não temas, meu povo, que habitas em Sião, aos assírios, quando ferirem-te com a vara, porquanto estou trazendo um golpe sobre ti a fim de que enxergues o caminho do Egito.
25 Pois ainda um pouco e a indignação cessará, mas a minha ira será contra o seu conselho.
26 Então Deus levantará inimigos contra eles, conforme o golpe de Midiã no lugar da Aflição; e o seu furor estender-se-á pela vereda do mar, até o caminho que conduz ao Egito.
27 E sucederá que naquele dia o seu jugo será tirado do teu ombro, e o seu medo de ti; o jugo será destruído, o qual está sobre os teus ombros.
28 Deverá ele chegar à cidade de Aiate, e passará para Megido, deixando as suas provisões em Micmás.
29 Ele passará pelo vale e chegará a Aiate, e o temor apoderar-se-á de Ramá, cidade de Saul.
30 A filha de Galim fugirá; Laís o escutará, e também será isto ouvido em Anatote.
31 Madmena, igualmente, ficará espantada, da mesma maneira que os habitantes de Gebim.
32 Exortai-os, dia a dia, a permanecerem no caminho; exortai o monte da filha de Sião, acenando-lhe com a mão; e também a vós, colinas que estais em Jerusalém.
33 Eis que o Senhor, o Senhor dos Exércitos, poderosamente confundirá os gloriosos; os altivos em seu orgulho deverão ser esmagados, e todos os elevados serão abatidos.
34 Os que se elevam cairão à espada, e o Líbano desabará com todos os seus altivos.

Nenhum comentário: