INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 3 de dezembro de 2016

Septuaginta - Daniel - Capítulo 11

1 Eu, no entanto, no primeiro ano de Ciro levantei-me para fortalecê-lo e confirmá-lo.
2 E agora, declarar-te-ei a verdade. Eis que ainda se levantarão três reis na Pérsia, e o quarto será muito mais rico do que os outros; e, fortalecido em suas riquezas, erguer-se-á contra todos os reinos dos gregos.
3 Depois disto, levantar-se-á um rei poderoso, o qual será senhor de um grande império, e deverá fazer de acordo com a sua vontade.
4 Entretanto, quando o seu reino se tiver erguido será quebrado e repartido para os quatro ventos do céu; porém não para os seus descendentes nem tampouco segundo o poder com que reinou. Porque o seu reino será arrancado e dado a outros que não esses.
5 O rei do sul será forte, mas um de seus príncipes prevalecerá contra ele, obtendo um grande domínio.
6 Depois de seus anos se completarem eles se associarão. A filha do rei do sul virá ao rei do norte a fim de fazer acordos com ele. Entretanto ela não deverá reter o poder do seu braço, nem a sua semente permanecerá; mas será entregue juntamente com os que a trouxeram, a donzela e o que a fortalecia naqueles tempos.
7 Todavia, do renovo de sua raiz há de surgir um outro em seu lugar, o qual virá contra o exército, entrando nas fortalezas do rei do norte. Lutará contra eles e prevalecerá.
8 Sim, ele deverá carregar para o Egito, com um grupo de cativos, seus deuses e as suas imagens de fundição, e todos os seus vasos preciosos de prata e de ouro. E irá permanecer mais do que o rei do norte.
9 Também entrará no reino do rei do sul, e, depois disto, tornará para a sua terra.
10 Seus filhos reunirão uma multidão, dentre muitos. Um, contudo, certamente virá e inundará, e passará. Então ele irá descansar e recuperar a sua força.
11 Entretanto, o rei do sul ficará grandemente enraivecido, e sairá, fazendo guerra contra o rei do norte, o qual ajuntará uma grande multidão. A multidão, porém, será entregue na sua mão.
12 Tomará ele aquela multidão, e o seu coração se elevará; derrubará a muitos milhares, contudo não prevalecerá,
13 porquanto o rei do norte tornará, trazendo uma multidão maior do que a anterior. No final dos anos um exército invasor virá com grande força e com muitas provisões.
14 Naqueles tempos, muitos se levantarão contra o rei do sul, e os filhos dos destruidores do teu povo deverão exaltar-se para estabelecer a visão; entretanto, cairão.
15 Então o rei do norte virá e levantará baluartes, e tomará cidades fortes. Os braços do rei do sul resistirão e os seus escolhidos se levantarão, todavia não haverá força para resistir.
16 Pois aquele que vem contra ele fará segundo a sua vontade, e não haverá ninguém para ficar diante dele. Permanecerá na terra formosa, a qual será consumida pela sua mão.
17 Firmará, então, o propósito de vir com a força de todo o seu reino, entrando em acordo com ele. E dar-lhe-á uma mulher para corrompê-lo; porém, ela não subsistirá nem permanecerá ao seu lado.
18 Depois disso ele virará o seu rosto para as ilhas, e tomará muitas, fazendo cessar a reprovação dos príncipes; não obstante, a sua própria reprovação deverá voltar-se contra ele.
19 E irá voltar o seu rosto para a força de sua própria terra, mas tornar-se-á fraco, e cairá, e não será encontrado.
20 Haverá de surgir de sua raiz o que irá fazer um exator do reino passar em seus lugares, adquirindo glória real. Contudo ainda naqueles dias ele será quebrado, mas não abertamente, nem através de guerra.
21 Um deverá ficar em seu lugar, o qual terá sido reduzido à nada, pois não lhe concederam a honra do reino. Ele, entretanto, virá prosperamente, e tomará o reino por ardis.
22 Então os braços daquele que transborda deverão ser inundados como por um dilúvio passando diante dele, e serão quebrados; e assim deverá ser com o chefe da aliança.
23 Por causa das alianças feitas com ele usará de engano, e subirá e dominá-los-á com uma pequena nação.
24 Ele entrará com prosperidade nos distritos férteis, e deverá fazer o que seus pais e os pais de seus pais não fizeram. Repartirá entre eles saques, despojos e riqueza, e irá elaborar planos contra o Egito, mas tão somente por um certo tempo.
25 A sua força e o seu coração levantar-se-ão contra o rei do sul com um grande exército, e também o rei do sul envolver-se-á na guerra com um exército mui grande e forte, o qual, entretanto, não subsistirá; pois irão elaborar planos contra ele,
26 comerão as suas provisões e o esmagarão. Arrastarão para longe os seus exércitos, como em um dilúvio; e muitos cairão mortos.
27 Quanto a estes reis, seus corações estarão fixados no mal e falarão mentiras a uma mesma mesa. Contudo, isso não prosperará, pois ainda o fim é para um tempo determinado.
28 Ele, porém, voltará para a sua terra com muitas provisões, e o seu coração será contra a santa aliança; irá realizar grandes feitos e voltará para a sua terra.
29 No tempo determinado retornará e entrará no sul, contudo a sua última expedição não será como a primeira,
30 porquanto os citas, avançando, levantar-se-ão contra ele, e será humilhado. E voltará, indispondo-se contra a santa aliança. Assim ele fará, e voltar-se-á, tendo entendimento com os que deixaram a santa aliança.
31 Braços estender-se-ão dele e profanarão o santuário forte; removerão o sacrifício perpétuo e irão trazer a abominação da desolação.
32 Transgressores deverão realizar um pacto usando de enganos, mas um povo que conhece o seu Deus prevalecerá e agirá com valentia;
33 os que tem conhecimento dentre as pessoas terão muito entendimento. Todavia, cairão pela espada, pelo fogo, pelo cativeiro e pelo despojo, por muitos dias.
34 Quando estiverem fracos irão ser ajudados com uma pequena ajuda; entretanto, muitos deverão juntar-se a eles com traição.
35 Alguns dos que entendem cairão para serem julgados como pelo fogo, a fim de serem testados e para que possam ser manifestados no tempo do fim. Pois a questão é ainda para um tempo determinado.
36 Todavia, ele fará segundo a sua vontade. Este rei se exaltará e se engrandecerá contra todo deus, falará palavras arrogantes e será próspero, até que a indignação deva ser completada; porquanto tudo está indo para um fim.
37 Não respeitará quaisquer deuses de seus pais nem o desejo de mulheres, e não considerará nenhuma divindade, pois se engrandecerá acima de tudo,
38 e honrará o deus das fortalezas no lugar daquelas. A um deus a quem seus pais não conheceram honrará com ouro, prata, pedras preciosas e coisas desejáveis.
39 Assim agirá ele nas fortalezas de refúgio, com um deus estranho, e aos que o reconhecerem aumentará a sua glória. Deverá submeter muitos a eles, e distribuir-lhes-á a terra como presentes.
40 Mas ao final do tempo deverá entrar em conflito com o rei do sul. O rei do norte se levantará contra ele com carros, cavaleiros e muitos navios, e entrarão na terra. E a esmiuçará, e passará.
41 Entrará ele na terra formosa, e muitos cairão. Contudo, estes deverão escapar de sua mão: Edom, Moabe e as primícias dos filhos de Amom.
42 Estenderá ele a sua mão sobre a terra, e a terra do Egito não lhe escapará.
43 Obterá domínio sobre os tesouros secretos de ouro e de prata, sobre todos os bens desejáveis do Egito, e também dos líbios e etíopes em suas fortalezas.
44 Contudo, rumores e angústias vindas do oriente e do norte o espantarão, e sairá com grande ira a fim de destruir a muitos.
45 Depois disso, virá e estabelecerá o seu tabernáculo entre os mares, na santa montanha formosa. Mas deverá vir para a sua sorte, e não haverá ninguém para livrá-lo.

Nenhum comentário: