INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 27 de novembro de 2016

Septuaginta - Daniel - Capítulo 1

1 No terceiro ano do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Jerusalém, sitiando-a.
2 O Senhor entregou nas suas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e a uma parte dos utensílios da casa de Deus, levando-os ele para a terra de Sinear, para a casa do seu deus; e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.
3 Disse o rei a Aspenaz, seu eunuco-chefe, que trouxesse alguns dos filhos do cativeiro de Israel, da linhagem real e dos príncipes,
4 jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, hábeis em toda a sabedoria, possuidores de conhecimento e experimentados na prudência, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio, diante do rei. E o rei deu ordem para ensiná-los no aprendizado e na língua dos caldeus.
5 O rei lhes determinou a porção diária da mesa do rei e do vinho que ele bebia, dando ordens para que fossem nutridos por três anos, a fim de que, depois disso, eles pudessem estar diante do rei.
6 Ora, estavam entre eles, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Azarias e Misael.
7 O chefe dos eunucos deu-lhes nomes: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego.
8 Daniel, entretanto, propôs no seu coração que não se contaminaria com a mesa do rei nem com o vinho que ele bebia; e suplicou ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e compaixão com o chefe dos eunucos.
10 E o chefe dos eunucos disse a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida. Que ele não veja sombrio o vosso semblante na comparação com os jovens vossos iguais. Desta maneira, também ireis pôr em perigo a minha cabeça para com o rei.
11 E disse Daniel a Amelsede, a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Ananias, Misael e Azarias:
12 Prova agora os teus servos por dez dias, e que se nos deem legumes para que comamos; e beberemos água.
13 E que, depois disso, o nosso semblante seja visto por ti, assim como os semblantes dos jovens que comem à mesa do rei; e lida com os teus servos de acordo com o que verás.
14 E ele deu-lhes ouvidos, experimentando-os por dez dias.
15 Todavia, ao fim dos dez dias seus semblantes pareciam mais agradáveis e mais cheios de carne do que o dos jovens que se alimentavam à mesa do rei.
16 Então Amelsede tirou o jantar e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes.
17 E quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu entendimento e prudência em todas as letras e sabedoria. Mas a Daniel deu entendimento em todas as letras, visão e sonhos, e em toda sabedoria.
18 Em seguida, ao fim dos dias depois dos quais o rei tinha dado ordens para trazê-los, o chefe dos eunucos os conduziu à presença de Nabucodonosor.
19 Falou o rei com eles, e não foram encontrados dentre todos quaisquer como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; e eles permaneceram diante do rei.
20 Em toda matéria de sabedoria e de conhecimento na qual o rei lhes fez perguntas achou-os dez vezes mais sábios do que todos os magos e feiticeiros que havia em todo o seu reino.
21 Daniel continuou até o primeiro ano do rei Ciro.

Nenhum comentário: