INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 18

1 Josafá teve, ainda, grande riqueza e glória, e ligou-se por casamento com a casa de Acabe.
2 E desceu, depois de um certo número de anos, para Acabe, em Samaria. Acabe matou para ele ovelhas e bezerros em abundância, e para as pessoas que estavam junto dele. E muito desejou que fosse com ele a Ramote, do país de Gileade.
3 Então Acabe, rei de Israel, disse a Josafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote, do país de Gileade? E ele lhe respondeu: Como eu sou, assim também és tu; como é o teu povo, assim é o meu povo contigo para a guerra!
4 Disse mais Josafá ao rei de Israel: Buscai, peço-te, o Senhor, neste dia.
5 Então o rei de Israel ajuntou os profetas, quatrocentos homens, e perguntou-lhes: Irei eu a Ramote-Gileade, à peleja, ou desistirei? E eles disseram: Sobe, e Deus a entregará nas mãos do rei.
6 Porém, Josafá disse: Não há aqui algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?
7 E o rei de Israel disse a Josafá: Há, ainda, um homem por quem consultar o Senhor; todavia, eu o odeio, porquanto nunca profetiza a meu respeito para o bem; pois em todos os seus dias está predisposto para o mal. Este é Micaías, filho de Inlá. E Josafá disse: Não fale o rei assim.
8 Então o rei chamou um eunuco, e disse-lhe: Traze, rapidamente, a Micaías, filho de Inlá.
9 O rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam assentados, cada um no seu trono; achavam-se eles vestidos com as suas vestes reais, no espaço aberto à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam diante deles.
10 Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes empurrarás a Síria, até que sejam consumidos!
11 E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo: Sobe a Ramote-Gileade, e prosperarás. O Senhor a entregará nas mãos do rei.
12 Então o mensageiro que fora chamar a Micaías falou com ele, dizendo: Eis que os profetas falaram favoravelmente acerca do rei, com uma só boca; agora, peço-te, que as tuas palavras sejam como as palavras deles, falando coisas boas.
13 Porém Micaías respondeu-lhe: Vive o Senhor! Tudo o que Deus me disser, isso falarei.
14 Veio ele ao rei, e o rei perguntou-lhe: Micaías, hei de subir a Ramote-Gileade à peleja, ou abster-me-ei? E ele disse: Sobe, e prosperarás; pois eles serão entregues nas vossas mãos.
15 Mas o rei lhe disse: Quantas vezes devo conjurar-te para que não me fales nada que não seja a verdade, em nome do Senhor?
16 E ele falou: Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas sem pastor. E disse o Senhor: Estes não têm quem os conduza. Que cada um retorne para a sua casa em paz.
17 Então o rei de Israel disse a Josafá: Não te disse eu que ele não iria profetizar concernente a mim o bem, mas somente o mal?
18 Porém, Micaías disse: Não seja assim. Ouvi, vós, a palavra do Senhor. Vi o Senhor assentado no seu trono, e todo o exército do céu estava junto dele, à sua direita e à sua esquerda.
19 E disse o Senhor: Quem enganará a Acabe, rei de Israel, para que ele suba e caia em Ramote-Gileade? E um falou desta maneira, e outro daquela maneira.
20 Então saiu um espírito, apresentando-se diante do Senhor, e disse: Eu irei e o enganarei! E disse o Senhor: Como?
21 Respondeu ele: Irei, e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas! E o Senhor disse: Tu o enganarás e prevalecerás; vai, e faze-o.
22 Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito falso na boca destes teus profetas; todavia o Senhor é quem falou o mal contra ti!
23 Então Zedequias, filho de Quenaaná, aproximou-se e feriu a Micaías na sua face, dizendo-lhe: Por que caminho saiu o Espírito do Senhor, de mim, para falar-te?
24 Micaías respondeu-lhe: Eis que o verás naquele dia, quando fores de câmara em câmara a fim de te esconderes!
25 Então o rei de Israel falou: Tomai a Micaías e levai-o para Amom, o governador da cidade, e para Joás, o capitão, filho do rei;
26 e lhes direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na prisão, e deixai-o comer o pão de aflição e beber a água de aperto, até que eu volte em paz!
27 Mas Micaías disse-lhe: Se tu, de qualquer modo, retornares em paz, o Senhor não tem falado por mim. E disse, ainda: Ouvi isto, todos os povos!
28 Então o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, subiram a Ramote-Gileade.
29 O rei de Israel disse a Josafá: Disfarçar-me-ei e entrarei na batalha; entretanto, tu, coloca a minha roupa. E o rei de Israel disfarçou-se, entrando na batalha.
30 Ora, o rei da Síria tinha ordenado aos capitães dos carros que estavam com ele, dizendo: Não luteis contra pequeno nem grande; todavia, tão somente contra o rei de Israel.
31 E sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram: Este é o rei de Israel! E o cercaram, para pelejar contra ele. Mas Josafá clamou, e o Senhor o libertou; e Deus levou-os para longe dele.
32 Pois aconteceu, vendo os capitães dos carros não ser aquele o rei de Israel, que se afastaram dele.
33 Então certo homem entesou o arco, com boa pontaria, ferindo o rei de Israel entre os pulmões e o peitoral. E disse ele ao seu cocheiro: Volta a tua mão, e conduz-me para fora da batalha, porque estou ferido!
34 E a batalha mudou, naquele dia. Mas o rei de Israel permaneceu no seu carro, contra a Síria, até a noite, morrendo ao pôr do sol.

Nenhum comentário: