INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 13

1 No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, Abias começou a reinar sobre Judá.
2 Três anos reinou ele em Jerusalém. O nome de sua mãe era Micaía, filha de Uriel, de Gibeá. E houve guerra entre Abias e Jeroboão.
3 Abias ordenou a batalha com um exército de poderosos homens de guerra, quatrocentos mil valentes; e Jeroboão ordenou a batalha contra ele com oitocentos mil homens. Todos estes eram poderosos guerreiros do exército.
4 Então Abias pôs-se em pé no monte Zemaraim, que está na região montanhosa de Efraim, e disse: Ouvi, Jeroboão e todo o Israel!
5 Não devíeis vós saber que o Senhor, Deus de Israel, deu um reino sobre Israel para sempre a Davi e a seus filhos, por um pacto de sal?
6 Contudo, Jeroboão, filho de Nebate, servo de Salomão, filho de Davi, levantou-se; e rebelaram-se contra o seu senhor.
7 E lá estavam reunidos com ele homens pestilentos, transgressores. Levantou-se contra Roboão, filho de Salomão, enquanto este era ainda jovem e de coração temeroso; e ele não lhe resistiu.
8 Todavia vós, agora, professais resistir ao reino do Senhor que está na mão dos filhos de Davi. Sois uma grande multidão, e convosco estão os bezerros de ouro que Jeroboão vos fez para servirem de deuses.
9 Não expulsastes vós os sacerdotes do Senhor, filhos de Arão, e os levitas, e fizestes para vós sacerdotes do povo de qualquer outra terra? Quem veio para consagrar-se com um bezerro do rebanho e sete carneiros tornou-se, imediatamente, um sacerdote para o que não é Deus.
10 Contudo, nós não abandonamos o Senhor nosso Deus, e os seus sacerdotes, os filhos de Arão, e os levitas, ministros do Senhor em seus turnos diários.
11 Sacrificam eles ao Senhor o holocausto, pela manhã e à noite, queimam o incenso composto e dispõem os pães da proposição sobre a mesa pura. E há, ainda, o candelabro de ouro e as lâmpadas para queimar a luz da noite. Pois nós mantemos o encargo do Senhor, Deus de nossos pais. Vós, entretanto, o abandonastes.
12 Eis que o Senhor e os seus sacerdotes estão conosco, à nossa frente, com o sinal de trombetas para soar a rebate sobre nós. Filhos de Israel, não luteis contra o Senhor, Deus de nossos pais, porque não prosperareis.
13 Ora, Jeroboão tinha feito uma emboscada para vir ao redor dele, por trás. Ele mesmo estava diante de Judá, e a emboscada por detrás.
14 Judá olhou, e eis que a batalha era contra eles na frente e atrás. Então clamaram ao Senhor, e os sacerdotes tocaram as trombetas.
15 Os homens de Judá gritaram, e sucedeu, quando eles gritaram, que o Senhor feriu a Jeroboão e a Israel, diante de Abias e de Judá.
16 Os filhos de Israel fugiram de diante de Judá, e o Senhor os entregou nas suas mãos.
17 E Abias e o seu povo feriram-nos com grande matança. Caíram mortos, de Israel, quinhentos mil homens valentes.
18 Deste modo, os filhos de Israel foram abatidos, naquele dia, e os filhos de Judá prevaleceram, porquanto confiaram no Senhor, Deus de seus pais.
19 Abias perseguiu a Jeroboão, tomando-lhe as cidades de Betel e as suas vilas, de Jesana e as suas vilas, e de Efrom e as suas vilas.
20 Jeroboão não recuperou mais a sua força, por todos os dias de Abias; mas o Senhor o feriu, e ele morreu.
21 Abias, porém, fortaleceu-se, tomando para si catorze mulheres, e gerou vinte e dois filhos e dezesseis filhas.
22 O restante dos atos de Abias, os seus feitos assim como as suas palavras, estão todos escritos no livro do profeta Ido.

Nenhum comentário: