INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 21 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 21

1 Manassés tinha doze anos quando começou a reinar, e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hefzibá.
2 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, conforme as abominações das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
3 Tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, havia demolido, montou um altar a Baal e fez bosques como fizera Acabe, rei de Israel; e adoraram a todo o exército dos céus, e os serviram.
4 Construiu também um altar na casa do Senhor, ainda que ele tinha dito: Em Jerusalém porei o meu nome.
5 E construiu um altar para todo o exército do céu em ambos os átrios da casa do Senhor.
6 Obrigou os seus filhos a passarem pelo fogo e fez uso de adivinhações e augúrios; fez bosques e multiplicou magos, de modo a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
7 Também pôs a imagem de escultura do bosque na casa da qual o Senhor dissera a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, colocarei o meu nome para sempre,
8 e não mais removerei o pé de Israel da terra que dei a seus pais, o pé daqueles que mantiverem tudo quanto ordenei, de acordo com todos os mandamentos que Moisés, meu servo, lhes ordenou.
9 Porém, não ouviram. E Manassés desviou-os para fazer o mal aos olhos do Senhor além de tudo o que fizeram as nações as quais o Senhor destruíra de diante dos filhos de Israel.
10 E o Senhor falou por intermédio de seus servos, os profetas, dizendo:
11 Porquanto Manassés, rei de Judá, tem feito todas estas abominações, além de tudo o que os amorreus que viveram antes dele fizeram, levando Judá, também, a pecar com os seus ídolos,
12 não deverá ser isto desta maneira. Pois assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que trago calamidades sobre Jerusalém e Judá, de modo que ambos os ouvidos a todo aquele que o ouvir tinirão.
13 Estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; limparei Jerusalém como um vaso é limpo e virado de cabeça para baixo após a sua limpeza.
14 Rejeitarei o resto da minha herança e os entregarei nas mãos de seus inimigos; serão eles para saque e despojo nas mãos de todos os seus inimigos,
15 porquanto agiram perversamente aos meus olhos, e me provocaram desde o dia em que eu trouxe seus pais do Egito até este dia.
16 Além disso, Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, enchendo Jerusalém com ele de um a outro extremo, além de seus pecados nos quais fez Judá pecar, fazendo o mal aos olhos do Senhor.
17 Mas o restante dos atos de Manassés, tudo quanto ele fez, e o pecado que cometeu, não estão essas coisas todas escritas no Livro das Crônicas dos Reis de Judá?
18 Manassés dormiu com seus pais e foi sepultado no jardim da sua casa, no jardim de Uzá; e Amom, seu filho, reinou em seu lugar.
19 Vinte e dois anos de idade tinha Amom quando começou a reinar, e reinou dois anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Mesulemete, filha de Haruz, de Jotbá.
20 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, como fizera Manassés, seu pai.
21 Andou em todo o caminho no qual seu pai andara, e serviu aos ídolos que seu pai tinha servido, adorando-os.
22 Desse modo, deixou ao Senhor, Deus de seus pais, e não andou no caminho do Senhor.
23 Então os servos de Amom conspiraram contra ele, matando o rei em sua casa.
24 Contudo, o povo da terra matou a todos os que conspiraram contra o rei Amom; e o povo da terra pôs Josias como rei em seu lugar.
25 Porém, o restante dos atos de Amom, tudo o que ele fez, não estão esses escritos no Livro das Crônicas dos Reis de Judá?
26 Enterraram-no em sua sepultura, no jardim de Uzá; e Josias, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: