INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 6

1 E sucedeu, quatrocentos e quarenta anos depois da saída dos filhos de Israel do Egito, no quarto ano e no segundo mês do reinado do rei Salomão em Israel, 
1a que o rei ordenou a fim de que tomassem grandes e custosas pedras para a fundação da casa, e pedras lavradas. 
1b Os homens de Salomão e os homens de Hirão cortaram as pedras e puseram-nas na fundação. 
1c No quarto ano, ele lançou os fundamentos da casa do Senhor, no mês de zive, o segundo mês. 
1d No décimo primeiro ano, no mês de Baal, que é o oitavo mês, a casa foi concluída de acordo com todo o seu plano e disposição.
2 A casa que o rei construiu para o Senhor era de quarenta côvados de comprimento e de vinte côvados de largura, e a sua altura era de vinte e cinco côvados.
3 Quanto ao pórtico diante do templo, de vinte côvados era o seu comprimento, de acordo com a largura da casa em frente. E assim ele construiu a casa, concluindo-a.
4 E fez para a casa janelas secretas, inclinadas para dentro.
5 E, contra a parede da casa, pôs câmaras ao redor do templo e da arca.
6 A parte inferior era de cinco côvados, a do meio de seis côvados, e a terceira parte de sete côvados de largura; pois ele formou um intervalo para a casa em redor, um vazio, para que não se tocasse nas suas paredes.
7 Foi, a casa, construída com pedras lavradas ásperas, não sendo ouvido na sua construção martelo ou machado, nem qualquer outro instrumento de ferro.
8 O pórtico da parte inferior da construção ficava abaixo da ala direita da casa, havendo uma subida em curva para a câmara do meio, e da do meio para o terceiro pavimento.
9 Deste modo ele construiu a casa, completando-a; e fez o seu teto com cedros.
10 E fez as partições para toda a casa de cinco côvados de altura, cada partição fechada com tábuas de cedro.
11, 12, 13, 14, 15 Cobriu ele as paredes da casa, por dentro, com tábuas de cedro, desde o soalho até as paredes internas e as vigas; e alinhou as peças fechadas com placas, por dentro, cercando o interior da casa com pranchas de cipreste.
16 E construiu os vinte côvados desde o topo da parede, um lado do soalho até as vigas, do oráculo ao lugar santíssimo.
17 A extensão do templo era de quarenta côvados.
18, 19 Diante do oráculo, no meio da casa, por dentro, deixou tudo preparado a fim de colocar lá a arca da aliança do Senhor.
20 O comprimento do oráculo era de vinte côvados, a largura de vinte côvados, e a altura de vinte côvados. E cobriu-o de ouro puro, fazendo um altar em frente ao oráculo, cobrindo-o de ouro.
21, 22 E continuou, cobrindo toda a casa com ouro, até a haver dourado completamente.
23 No oráculo fez dois querubins, cuja altura era de dez côvados.
24 Uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a sua outra asa de cinco côvados; dez côvados da ponta de uma asa até a ponta da outra asa.
25 Assim foi com o outro querubim; foram, ambos, igualmente completados, com uma só medida.
26 A altura de um querubim era de dez côvados, e também a do outro querubim.
27 Ambos os querubins estavam no meio da parte mais interna da casa. Estendiam eles as suas asas, a asa de um querubim tocando numa parede e a asa do outro querubim tocando na outra parede; e as suas asas, no meio da casa, se tocavam.
28 E cobriu os querubins de ouro.
29 Lavrou também todas as paredes da casa em redor, gravando nelas querubins, e palmeiras dentro e fora da casa.
30 E cobriu o chão da casa, na parte mais interna e na mais externa, com ouro.
31 Para a entrada do oráculo fez portas de madeira de zimbro. E se achavam nelas pórticos, em quatro segmentos.
32, 33, 34 Em ambas as portas havia tábuas de cipreste. Uma porta tinha duas folhas e as suas dobradiças, e a outra porta tinha, igualmente, duas folhas, e girava em dobradiças.
35 Eram, ambas, lavradas de querubins. Havia palmeiras e flores de folhas abertas, as gravuras sendo revestidas com ouro.
36 Edificou, ainda, o átrio interior com três ordens de pedras lavradas, e uma fileira de cedro trabalhado em redor; e fez a cortina do átrio do pórtico da casa, que estava em frente ao templo.

Nenhum comentário: