INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 10 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 11

1 O rei Salomão amava as mulheres. Tinha ele setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas.Também tomou para si mulheres estrangeiras, assim como a filha de Faraó: moabitas, amonitas, sírias, iduméias, hetéias e amorréias,
2 das nações acerca das quais o Senhor proibira os filhos de Israel, dizendo: Vós não ireis a eles, e eles não virão a vós, para que os vossos corações não se desviem após os seus ídolos. E Salomão apegou-se a elas com amor.
3 E sucedeu, no tempo da velhice de Salomão, que o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus como o era o coração de Davi, seu pai.
4 As mulheres estrangeiras fizeram com que o seu coração se desviasse para os seus deuses
5 Então Salomão construiu um lugar alto para Camos, ídolo de Moabe, e para o ídolo dos amonitas, Milcom. 
6 e para Astarte, abominação dos sidônios.
7 Assim agiu ele para com todas as suas mulheres estrangeiras que queimavam incenso e sacrificavam aos seus ídolos.
8 E Salomão fez o que era mau diante do Senhor, não andando após ele conforme fizera Davi, seu pai.
9 E o Senhor se indignou contra Salomão, porquanto ele desviou o seu coração do Senhor Deus de Israel que lhe tinha aparecido duas vezes,
10 e que também lhe tinha avisado sobre este assunto, para de maneira nenhuma ir atrás de outros deuses, tomando cuidado para fazer o que o Senhor Deus lhe ordenara. Contudo, não foi o seu coração perfeito para com o Senhor, de acordo com o coração de Davi, seu pai.
11 E o Senhor disse a Salomão: Porquanto foi assim contigo, e não guardaste os meus mandamentos e os meus juízos que te ordenei, certamente rasgarei teu reino da tua mão, e dá-lo-ei a teu servo.
12 Somente em teus dias não irei fazer isso, por amor de Davi, teu pai; porém o tirarei da mão de teu filho.
13 Entretanto, não irei tirar-lhe todo o reino. Darei uma tribo a teu filho, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi.
14 E o Senhor suscitou um inimigo a Salomão: Hadade, o idumeu; e também Esrom, filho de Eliada, que morava em Ramá, e Adadezer, rei de Suba, seu senhor (os homens reuniram-se a ele, que era o chefe da conspiração, e tomou Damasco); e foram adversários de Israel por todos os dias de Salomão. Hadade, o idumeu, era da descendência real da Iduméia.
15 Pois aconteceu, enquanto Davi estava destruindo Edom e o capitão do exército, Joabe, ia enterrar os mortos, quando eles mataram todos os homens da Iduméia
16 (porquanto Joabe e todo o Israel ficaram por seis meses na Iduméia, até que totalmente destruíram a cada homem que havia ali),
17 que Hadade fugiu, ele e todos os idumeus servos de seu pai, indo para o Egito. Hadade era, então, uma criança.
18 Ajuntaram-se os homens da cidade de Midiã, indo para Parã, e reuniram os seus homens; e vieram a Faraó, rei do Egito. Hadade apresentou-se a Faraó, dando-lhe este uma casa e destinando-lhe uma provisão.
19 E Hadade alcançou grande favor aos olhos de Faraó, tanto que deu-lhe a irmã de sua mulher em casamento, a irmã mais velha de Tafnes.
20 A irmã de Tafnes deu a ele, Hadade, Genubate, seu filho. Tafnes fê-lo crescer no meio dos filhos de Faraó; e Genubate estava no meio dos filhos de Faraó.
21 Então Hadade ouviu no Egito que Davi dormira com seus pais, e que Joabe, capitão do exército, era morto; e disse Hadade a Faraó: Deixa-me ir, e voltarei para o meu país.
22 Entretanto, Faraó disse a Hadade: Que te falta comigo? Ah! Porque procuras partir para a tua terra? Mas Hadade respondeu-lhe: Seja como for, deixa-me ir.
23, 24, 25 Então Hadade voltou ao seu país. Além de todo o mal que Hadade fez, ele também era um inimigo amargo de Israel; e reinou na terra de Edom.
26 Jeroboão, filho de Nebate, o efrateu de Zeredá, filho de uma viúva, era servo de Salomão,
27 E esta foi a ocasião em que ele levantou as suas mãos contra o rei Salomão. O rei Salomão construira a cidadela e completara a fortificação da cidade de Davi, seu pai.
28 O homem Jeroboão era muito forte, e Salomão viu que o rapaz era laborioso, pondo-o sobre os impostos da casa de José.
24a Então a palavra do Senhor veio a Aías, o silonita, dizendo: Toma para ti uma roupa nova, que não tenha sido lavada, e rasga-a em doze pedaços. Dá alguns destes pedaços para Jeroboão, e diz-lhe: Assim diz o Senhor: Toma para ti dez pedaços para cobrir-te. 
29 Sucedeu, naquela época, que Jeroboão saiu de Jerusalém, e Aías, o silonita, que era profeta, encontrou-o no caminho, e o fez desviar-se dele. Aías estava vestido com uma roupa nova, e os dois se achavam a sós no campo.
30 Então Aías retirou a sua capa nova, que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços;
31 e disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e dar-te-ei dez tribos.
32 No entanto, ele terá duas tribos, por amor do meu servo Davi e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel.
33 Porquanto ele me abandonou e sacrificou a Astarte, a abominação dos sidônios, a Camos, aos ídolos de Moabe e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom; e não andou pelos meus caminhos para fazer o que era reto diante de mim como Davi, seu pai.
34 Entretanto, não tomarei todo o reino da sua mão (todavia, certamente, resistirei a ele todos os dias de sua vida), por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi.
35 No entanto, tirarei o reino da mão de seu filho, e dar-te-ei dez tribos.
36 E para seu filho eu darei as duas tribos remanescentes, a fim de que meu servo Davi possa ter, sempre, uma propriedade diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para colocar lá o meu nome.
37 Tomar-te-ei, e reinarás como a tua alma deseja; e serás rei sobre Israel.
38 E virá a acontecer, se guardares todos os mandamentos que te entregarei, se andares nos meus caminhos e fizeres o que é reto diante de mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, que eu serei contigo e edificar-te-ei uma casa firme, como edifiquei a Davi.
39, 40 E Salomão procurou matar a Jeroboão, porém ele se levantou e fugiu para o Egito, para Sisaque, rei do Egito; e permaneceu ali até que Salomão morreu.
41 Mas o restante da história de Salomão, e tudo o que ele fez, e toda a sua sabedoria, não estão essas coisas escritas no livro da vida de Salomão?
42 Os dias durante os quais Salomão reinou em Jerusalém, sobre todo o Israel, foram quarenta anos. 
43 Salomão dormiu com seus pais e o sepultaram na cidade de Davi, seu pai. E Roboão, seu filho, reinou em seu lugar em Jerusalém, 
43a E aconteceu, quando Jeroboão, filho de Nebate, ouviu falar disso, estando ainda no Egito (porquanto ele fugira da presença de Salomão e habitava no Egito), que ele logo veio à sua própria cidade, à terra de Zeredá no monte de Efraim. E Jeroboão construiu lá uma fortaleza.

Nenhum comentário: