INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 20 de setembro de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 18

1 Davi contou o povo que estava com ele, e colocou sobre eles capitães de mil e de cem.
2 E Davi mandou enviar as pessoas: uma terça parte debaixo da mão de Joabe, uma terça parte debaixo da mão de Abisai, filho de Zeruia e irmão de Joabe, e a terça parte restante debaixo da mão de Itai, o geteu. E Davi disse ao povo: Também eu irei, certamente, sair convosco.
3 Mas eles disseram: Não sairás, porque se tivermos de fugir eles não se importarão conosco; e ainda se metade de nós vier a perecer, eles não se importarão. Pois tu és como dez mil de nós. Agora, então, é bom que sejas para nós uma ajuda, permanecendo na cidade.
4 Disse-lhes o rei: Tudo o que parecer bem aos vossos olhos que eu faça, assim farei. Então o rei se pôs ao lado da porta, e todo o povo saiu, por centenas e por milhares.
5 E o rei deu ordem a Joabe, a Abisai e a Itai, dizendo: Poupai, em consideração a mim, o jovem Absalão. E todo o povo ouviu o rei cobrando os comandantes relativamente a Absalão.
6 O povo inteiro saiu para os bosques contra Israel, travando-se a batalha no bosque de Efraim.
7 E o povo de Israel caiu, ali, diante dos servos de Davi, havendo uma grande matança naquele dia, de até vinte mil homens.
8 A batalha espalhou-se sobre a face de toda a terra, e o bosque consumiu mais do povo do que a espada consumiu entre as pessoas, naquele mesmo dia.
9 Absalão foi ao encontro dos servos de Davi, montado na sua mula, e ela entrou debaixo dos espessos ramos de um grande carvalho. A cabeça de Absalão ficou presa no carvalho, e ele permaneceu suspenso entre o céu e a terra. A mula passou adiante, debaixo dele.
10 Certo homem, vendo-o, relatou a Joabe, dizendo: Eis que vi Absalão pendurado num carvalho.
11 Disse Joabe ao homem que o informara: Eis que o viste! Por que não o abateste logo, ali, em terra? E eu te teria dado dez moedas de prata e um cinto.
12  O homem, porém, respondeu a Joabe: Ainda que recebesse mil siclos de prata eu não levantaria a minha mão contra o filho do rei. Em nossos ouvidos o rei cobrou de ti, Abisai e Itai, dizendo: Tomai cuidado com o jovem Absalão, por mim,
13 de modo a não prejudicar a sua vida. Nada deste assunto permaneceria escondido do rei, e tu, também, dispor-te-ias contra mim.
14 Respondeu-lhe Joabe: Eu mesmo levarei isto adiante. Não irei mais, portanto, perder tempo contigo. Então Joabe tomou três dardos na sua mão e lançou-os no coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho.
15 Os dez jovens que levavam as armas de Joabe cercaram a Absalão e o feriram, matando-o.
16 Então Joabe tocou a buzina, e o povo voltou de perseguir a Israel; porquanto Joabe poupou o povo.
17 Tomaram a Absalão e lançaram-no em uma grande caverna no bosque, em um poço profundo; e amontoaram sobre ele um mui grande montão de pedras. E todo o Israel se foi, cada um para a sua tenda.
18 Ora, Absalão, enquanto ainda vivo, tinha tomado e levantado para si a coluna para perto da qual fora levado, e a estabelecera de modo a tê-la no vale do Rei. Porquanto dizia ele que não tinha nenhum filho a fim de manter a memória de seu nome. E chamou a coluna a Mão de Absalão, nome este que ela conserva até o dia de hoje.
19 Então Aimaás, filho de Zadoque, disse: Deixa-me ir agora, apressadamente, e levar as boas novas ao rei, porque o Senhor o livrou das mãos de seus inimigos.
20 Joabe, porém, lhe disse: Não serás tu um mensageiro de boas novas neste dia; haverás de levá-las num outro dia. Contudo, neste dia, não levarás as novas, pois o filho do rei está morto.
21 E disse Joabe a Husai: Vai tu, e apresenta um relato ao rei de tudo o que viste. Husai prostrou-se perante Joabe, e saiu.
22 Então Aimaás, filho de Zadoque, falou novamente com Joabe: Deixa-me, também, correr após Husai. E Joabe disse-lhe: Por que irias correr, meu filho? Vê que não terás nenhuma boa nova para declarar, se fores.
23 Insistiu ele, porém: Por que eu não iria? E Joabe lhe disse: Vai. Então Aimaás correu pelo caminho de Quechar, ultrapassando Husai.
24 Davi estava sentado entre as duas portas. A sentinela subiu no terraço do portão do muro e, levantando os olhos, olhou, e eis um homem correndo sozinho diante dele.
25 O vigia gritou, relatando-o ao rei; e disse o rei: Se vem só, há boas novas em sua boca. E o homem aproximou-se, chegando perto de onde eles estavam.
26 Então a sentinela viu outro homem que corria, e gritou no portão, dizendo: Eis que outro homem vem correndo, sozinho. E disse o rei: Este também traz boas novas.
27 O vigia disse: Vejo que o correr do primeiro é como o de Aimaás, filho de Zadoque. E disse o rei: Ele é um bom homem, e vem para relatar boas novas.
28 Então Aimaás gritou e disse ao rei: Paz. Fez reverência ao rei com o rosto no chão, e falou: Bendito seja o Senhor teu Deus, que entregou-nos os homens que levantaram a mão contra o rei meu senhor.
29 Disse o rei: Vai bem o jovem Absalão? Aimaás respondeu: Vi uma grande multidão no momento em  que Joabe enviava o servo do rei e o teu servo; entretanto, eu não soube o que estava acontecendo.
30 Então o rei disse: Poe-te ao lado, e fica esperando aqui. Ele pôs-se ao lado, aguardando.
31 Eis que Husai aproximou-se, e disse ao rei: Que o senhor, meu rei, ouça boas novas, pois o Senhor te vingou hoje de todos os que se levantaram contra ti.
32 E disse o rei a Husai: Vai bem o jovem Absalão? Respondeu Husai: Que os inimigos do rei meu senhor, e todos aqueles que se levantam contra ele para o mal, sejam como aquele jovem.
33 Então o rei se perturbou e passou para a câmara de cima da porta, e chorou. E assim ele disse, enquanto ia: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Tomara Deus houvesse permitido eu ter morrido por ti; que eu mesmo tivesse morrido por ti, Absalão, meu filho, meu filho!

Nenhum comentário: