INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 17

1 E disse Aitofel a Absalão: Deixa-me escolher para mim doze mil homens, e levantar-me-ei e perseguirei a Davi, esta noite.
2 Virei sobre ele quando estiver cansado e com as suas mãos enfraquecidas, e abatê-lo-ei com o terror. Então todas as pessoas que estão com ele fugirão. E, de todas as pessoas, ferirei somente o rei.
3 Desta maneira irei trazer de volta todas as pessoas para ti, como uma noiva retorna ao seu marido. Busques, pois, a vida de um homem apenas, e todas as demais pessoas deverão ter paz.
4 Este conselho pareceu bom aos olhos de Absalão, e também aos olhos de todos os anciãos de Israel.
5 E disse Absalão: Chamai, agora, a Husai, o arquita, e vamos ouvir, também, o que estará em sua boca.
6 Husai entrou para Absalão, e este falou-lhe, dizendo: Desta maneira falou Aitofel. Faremos segundo a sua palavra? E, se não, dize-o.
7 Disse Husai para Absalão: O conselho que Aitofel deu, desta vez, não é bom.
8 E Husai também disse: Bem sabes que teu pai e os seus homens são muito poderosos, e amargos em seu espírito como um urso no campo privado de suas crias, e como um javali na planície. Teu pai é um homem de guerra, e não irá dar ao descanso ao povo.
9 Eis que agora ele está escondido em uma das colinas ou em algum outro lugar. Haverá de acontecer, logo quando deres sobre eles, que alguém irá, certamente, ouvir e dizer: Tem havido um massacre entre as pessoas que seguem após Absalão.
10 Assim, mesmo aquele que é forte, cujo coração é como o coração de um leão, sem dúvida desmaiará; porque todo o Israel sabe que teu pai é poderoso, e poderosos os que estão com ele.
11 Portanto, assim tenho eu aconselhado, que todo o Israel seja reunido para ti, desde Dã até Berseba, como a areia que está na praia do mar em multidão, e que, em pessoa, andes no meio deles.
12 Então nós viremos a ele em um dos lugares onde o possamos encontrar, e acampar-nos-emos contra ele como o orvalho cai sobre a terra; não deixaremos dele e de seus homens, vivos, nem mesmo um só.
13 Se ele, porventura, tiver se refugiado com seu exército em uma cidade, todo o Israel levará cordas àquela cidade, e iremos arrastá-la para dentro do rio, a fim de que não seja deixada lá nem mesmo uma pedra.
14 Absalão e todos os homens de Israel disseram: O conselho de Husai, o arquita, é melhor do que o conselho de Aitofel. Pois o Senhor determinara desconcertar o bom conselho de Aitofel, para que pudesse trazer todo o mal sobre Absalão.
15 E Husai, o arquita, disse para Zadoque e Abiatar, sacerdotes: Assim e assim aconselhou Aitofel a Absalão e aos anciãos de Israel; e assim e assim aconselhei eu.
16 Agora, pois, enviai sem demora um relatório para Davi, dizendo: Não te acampes esta noite em Arabote do deserto; apressa-te em partir, para que não seja engolido o rei e todas as pessoas com ele.
17 Jônatas e Aimaás estavam junto ao poço de Rogel, e uma serva foi e informou-lhes; porque não podiam ser vistos a entrar na cidade. Então eles foram e disseram-no ao rei Davi.
18 Contudo, um jovem os viu e o disse a Absalão. Mas os dois partiram rapidamente, e entraram na casa de um homem em Baurim. Tinha ele um poço no seu pátio, e desceram para dentro dele.
19 Uma mulher tomou uma coberta, estendendo-a sobre a boca do poço, e espalhou cereal moído em cima dele, como para secar. E isto não foi conhecido de ninguém.
20 Os servos de Absalão vieram ao encontro da mulher, dentro da casa, e disseram-lhe: Onde estão Aimaás e Jônatas? e a mulher respondeu-lhes: Eles se foram para além do vau das águas. Então eles procuraram, e, não os encontrando, voltaram para Jerusalém.
21 E aconteceu, depois de terem partido, que eles saíram do poço e seguiram o seu caminho. E relataram ao rei Davi, dizendo: Levanta-te e passa depressa as águas, porque assim e assim aconselhou Aitofel a teu respeito.
22 Então Davi se levantou e todas as pessoas com ele, e passaram o Jordão, até o amanhecer. Nem um só deles deixou de passar o Jordão.
23 Aitofel, vendo que o seu conselho não fora seguido, albardou o seu jumento, levantou-se e foi para casa, em sua cidade; deu ordens a respeito de sua casa e se enforcou. E morreu, sendo sepultado na sepultura de seu pai.
24 Davi passou para Maanaim, e Absalão atravessou o Jordão, ele e todos os homens de Israel junto dele.
25 Absalão nomeou Amasa em lugar de Joabe, sobre o exército. Amasa era filho de um homem cujo nome era Itra, ismaelita, o qual deitou-se com Abigail, filha de Naás, irmã de Zeruia, a mãe de Joabe.
26 E todo o Israel e Absalão se acamparam na terra de Gileade.
27 E sucedeu, quando Davi chegou a Maanaim, que Sobi, filho de Naás, de Rabá dos filhos de Amom, Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim,
28 trouxeram dez camas bordadas (com revestimentos duplos), dez caldeirões, utensílios de barro, e também trigo, cevada, farinha, grãos tostados, favas, lentilhas,
29 mel, manteiga, ovelhas e queijos de vacas. Trouxeram-nos a Davi e ao seu povo que estava com ele para comerem. Pois um deles dissera: O povo está fraco, faminto e sedento no deserto.

Nenhum comentário: