INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 14 de março de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 7

1 E aconteceu, quando o rei Davi estava em sua casa e o Senhor lhe tinha dado uma herança de todos os lados, estando ele livre de todos os seus inimigos ao redor,
2 que o rei disse ao profeta Natã: Eis que moro numa casa de cedro, e a arca do Senhor permanece no meio de uma tenda.
3 Então Natã disse ao rei: Vai e faze tudo quanto está no teu coração, porque o Senhor é contigo.
4 E sucedeu, naquela noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo:
5 Vai, e fala com o meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Não me construirás uma casa para nela eu habitar;
6 pois não tenho habitado em uma casa desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel para fora do Egito, até hoje. Tenho, contudo, andado em um alojamento e numa tenda,
7 por onde quer que andei com todo o Israel. Alguma vez falei eu com qualquer das tribos de Israel, a fim de ordenar ao meu povo de Israel, dizendo: Por que não me tendes edificado uma casa de cedro?
8 Agora, então, deste modo falarás com meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu te tomei da malhada para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel.
9 Estive contigo por onde quer que andaste, e destruí a todos os teus inimigos diante de ti; e fiz-te renomado de acordo com a fama dos grandes da terra.
10 Indicarei um lugar para o meu povo Israel e o plantarei, e habitarão sozinhos. Não mais estarão angustiados, nem o filho da iniquidade os afligirá de novo, como tem feito desde sempre,
11 desde os dias em que houveram juízes sobre o meu povo de Israel; e dar-te-ei descanso de todos os teus inimigos. Então o Senhor dir-te-á que lhe construas uma casa.
12 E acontecerá, quando se cumprirem os teus dias e vieres a dormir com teus pais, que eu levantarei um da tua descendência depois de ti, gerado de ti mesmo, e estabelecerei o seu reino.
13 Este edificará para mim uma casa ao meu nome, e irei confirmar o seu trono para sempre.
14 Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Quando transgredir, então o castigarei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens;
15 todavia, a minha misericórdia não retirarei dele, como a retirei daqueles a quem afastei de minha presença.
16 Sua casa estará segura, e o seu reino firmado para sempre diante de mim; e o seu trono será estabelecido para sempre.
17 De acordo com todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi.
18 O rei Davi entrou, sentando-se diante do Senhor; e disse: Quem sou eu, ó Senhor, meu Senhor, e que é a minha casa, que me tens amado até hoje?
19 levando em consideração que eu era mui pequeno diante de ti, ó Senhor, meu Senhor. Entretanto, ainda falaste a respeito da casa de teu servo para tempos distantes. É esta a lei do homem, Senhor, meu Senhor?
20 E o que haverá ainda Davi de dizer-te? Agora, pois, tu conheces o teu servo, ó Senhor, meu Senhor,
21 e já tens agido por amor dele. Segundo o teu coração fizeste toda esta grandeza, para tornar isto conhecido ao teu servo,
22 para que ele possa engrandecer-te, ó meu Senhor. Não há ninguém semelhante a ti, e Deus não existe além de ti dentre todos a respeito dos quais temos ouvido com os nossos ouvidos.
23 Que outra nação na terra é como o teu povo Israel, do qual Deus foi o seu guia a fim de resgatar para si um povo, para fazer-te um nome, para agir poderosamente e com nobreza, de maneira que deverias expulsar nações e seus tabernáculos da presença de teu povo que verdadeiramente resgataste para ti, tirando-o do Egito?
24 Preparaste para ti o teu povo Israel, a fim de ser um povo para sempre; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus.
25 Agora, ó meu Senhor, o Todo-Poderoso Senhor Deus de Israel, confirma para sempre a palavra que falaste acerca do teu servo e à sua casa; agora, pois, como disseste,
26 que o teu nome seja engrandecido para sempre.
27 Todo-Poderoso Senhor Deus de Israel, tens aberto os ouvidos do teu servo, dizendo-lhe: Edificar-te-ei uma casa. Por este motivo, o teu servo tem achado, em seu coração, de fazer-te esta oração.
28 E agora, ó Senhor, meu Senhor, tu és Deus e as tuas palavras provar-se-ão verdadeiras; e tens falado essas coisas boas acerca do teu servo.
29 Começa, pois, a abençoar a casa do teu servo a fim de que ele permaneça para sempre diante de ti; porque tu, ó Senhor, meu Senhor, o disseste, e a casa do teu servo será abençoada com a tua bênção, a fim de continuar para sempre.

Nenhum comentário: