INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 15 de dezembro de 2012

Septuaginta - Juízes - Capítulo 4

1 Os filhos de Israel continuaram a fazer o mal contra o Senhor, e Eúde estava morto.
2 E o Senhor entregou os filhos de Israel na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hasor. O comandante do seu exército era Sísera, que habitava em Harosete dos gentios.
3 Os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e oprimira violentamente a Israel por vinte anos.
4 Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5 Assentava-se ela debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na montanha de Efraim; e os filhos de Israel subiam até ela para julgamento.
6 Então Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Não te ordenou, porventura, o Senhor Deus de Israel: Vai para o Monte Tabor, e levarás contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;
7 e eu irei trazer para ti, à torrente de Quison, Sísera, o capitão do exército de Jabim, com os seus carros e a sua multidão, e os entregarei em tuas mãos.
8 Todavia Baraque disse-lhe: Se fores comigo, irei; porém, se não quiseres ir, eu também não irei. Pois não sei em qual dia o Senhor irá prosperar a sua mensagem para mim.
9 Respondeu-lhe ela: Certamente, irei contigo; contudo, sei que a tua honra não deverá se destacar na expedição em que vais, porque o Senhor irá entregar Sísera nas mãos de uma mulher. Então Débora se levantou, saindo com Baraque de Quedes.
10 Conclamou Baraque a Zebulom e a Naftali, de Quedes, e levantaram-se a seus pés dez mil homens. E Débora subiu com ele.
11 Ora, Héber, o queneu, havia se retirado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e armara a sua tenda junto ao carvalho dos Invejosos, que está perto de Quedes.
12 E foi dito a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.
13 Então Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todas as pessoas que estavam com ele, desde Harosete dos Gentios até o ribeiro de Quison.
14 Disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor entregou Sísera na tua mão; pois o Senhor sairá diante de ti. E Baraque desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.
15 O Senhor desbaratou Sísera, com todos os seus carros e todo o seu exército, ao fio da espada, diante de Baraque. Sísera desceu do seu carro e fugiu a pé.
16 Baraque perseguiu os carros e o exército, em Harosete dos gentios. E todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada; não houve um que permanecesse.
17 Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber, o queneu, seu amigo; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Asor, e a casa de Héber, o queneu.
18 Jael foi ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Volte-se, meu senhor, volte-se para mim; não tenhas medo. Voltou-se ele, então, para a sua tenda, e ela o cobriu com um manto.
19 E Sísera disse-lhe: Dá-me, peço-te, um pouco de água para beber, porque tenho sede. Ela abriu um odre de leite e deu-lhe de beber, cobrindo-o.
20 Disse-lhe Sísera: Permanece, agora, na porta da tenda. E será que se alguém vier e indagar de ti, dizendo: Há aqui alguém? dir-lhe-ás: Não há ninguém.
21 Então Jael, mulher de Héber, apanhou um pino da tenda, e, levando um martelo na sua mão, foi secretamente até ele e encravou-lhe o pino na têmpora, de sorte que o pino atravessou para a terra. Sísera desfaleceu, e a escuridão caiu sobre ele. E morreu.
22 Eis que Baraque estava perseguindo Sísera, e Jael saiu ao seu encontro, dizendo-lhe: Vem, mostrar-te-ei o homem a quem procuras! Ele entrou com ela, e eis que Sísera estava caído, morto, com o pino em sua têmpora.
23 Desta forma Deus afastou a Jabim, rei de Canaã, naquele dia, de diante dos filhos de Israel.
24 A mão dos filhos de Israel prevalecia cada vez mais contra Jabim, rei de Canaã; até que totalmente o destruíram.

Nenhum comentário: