INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 1

1 E aconteceu, depois da morte de Moisés, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, o servo de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, morreu. Agora, pois, levanta-te e passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu lhes dou.
3 Todo lugar que pisardes eu vos darei, conforme disse a Moisés.
4 O deserto e o Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o mar extremo, desde o ocaso do sol, serão os vossos limites.
5 Homem algum afrontará a tua face, todos os dias de tua vida; como fui com Moisés, assim serei também contigo; não te deixarei, nem tampouco te negligenciarei.
6 Sê forte e corajoso como um homem de verdade, porque repartirás a este povo a terra que hei jurado a vossos pais de dar-lhes.
7 Sê forte, então, e corajoso como um homem de verdadeiro, para guardar e fazer segundo te ordenou Moisés, meu servo. Dela não te desviarás para a direita nem para a esquerda, a fim de seres sensato em tudo o que fizeres.
8 Não se apartará de tua boca o livro desta lei. Meditarás nele de dia e de noite a fim de que saibas como fazer tudo o que está ali escrito; então irás bem e farás prosperar os teus caminhos, e serás sensato.
9 Eis que eu te tenho ordenado: esforça-te e sê corajoso. Não te acovardarás nem temerás, pois contigo está o Senhor, teu Deus, em todo lugar por onde andares.
10 Então Josué ordenou aos escribas do povo, dizendo:
11 Entrai pelo meio do acampamento do povo e dai-lhe ordem, dizendo: Preparai para vós víveres, pois dentro de três dias passareis este Jordão, entrando a possuir a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá.
12 E para Rúben, para Gade e para a metade da tribo de Manassés, disse Josué:
13 Lembrai-vos da palavra que vos ordenou Moisés, o servo do Senhor, dizendo: O Senhor, vosso Deus, vos deu repouso e vos deu esta terra.
14 Vossas mulheres e vossos pequeninos, e vosso gado, habitem na terra que ele vos deu. Vós, porém, passareis bem armados diante de vossos irmãos, todos vós que sois fortes, e combatereis junto com eles;
15 até que o Senhor, vosso Deus, dê repouso a vossos irmãos assim como deu a vós, e se apossem também esses da terra que o Senhor, vosso Deus, lhes dá. Então vos retirareis cada um para a sua herança, a a qual vos deu Moisés, o servo do Senhor, além do Jordão, ao oriente do sol.
16 Então, respondendo a Josué, eles disseram: Tudo quanto nos ordenares faremos, e a todo lugar para onde nos enviares iremos;
17 da maneira como temos ouvido a Moisés, assim te ouviremos. Tão somente seja o Senhor, nosso Deus, contigo como era com Moisés.
18 E o homem que desobedecer-te, aquele que não escutar-te segundo o que lhe ordenares, que ele morra. Tão somente sê forte e corajoso.

Nenhum comentário: