INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 2

1 Então Josué, filho de Num, enviou de Sitim dois jovens para explorarem ocultamente, dizendo: Subi e olhai a terra, e, particularmente, a Jericó. Indo os dois jovens, entraram em Jericó e adentraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe; e pernoitaram ali.
2 E foi anunciado ao rei de Jericó, dizendo: Chegaram aqui homens dos filhos de Israel, para espionarem a terra.
3 O rei de Jericó, então, enviou mensageiros e falou a Raabe, dizendo: Traz para fora os homens, os que entraram em tua casa esta noite; pois vieram com o fim de explorar toda a terra.
4 Porém a mulher, tomando os dois jovens, ocultou-os. E falou aos mensageiros, dizendo: Os homens vieram até mim;
5 entretanto, quando a porta se fechou ao anoitecer, eles saíram. Não sei para onde foram. Ide, rapidamente, atrás deles; quem sabe os alcançareis.
6 Entrementes, ela os levou ao telhado e ocultou-os na palha de linho que tinha amontoada na casa.
7 Seguiram os homens na perseguição deles pelo caminho do Jordão, pelos vaus; e a porta se encerrou. 
8 E aconteceu, quando os homens que vinham atrás deles haviam ido embora, e antes de os espias deitarem-se para dormir, que ela veio até eles no telhado da casa,
9 e disse-lhes: Eu sei que o Senhor vos tem dado a terra, pois o temor de vós caiu sobre nós;
10 porque temos ouvido que o Senhor Deus secou o Mar Vermelho diante de vós quando viestes para fora da terra do Egito, e tudo o que ele fez aos dois reis dos amorreus que estavam além do Jordão, a Seom e a Ogue, os quais destruístes completamente.
11 Quando ouvimos isto ficamos maravilhados em nosso coração, e não existia mais qualquer espírito em nenhum de nós, por vossa causa; pois o Senhor vosso Deus é Deus nos céus, acima, e embaixo na terra. 
12 Agora, então, jurai-me pelo Senhor Deus: uma vez que agi misericordiosamente para convosco, da mesma forma usai de misericórdia com a casa de meu pai.
 13 Salvai com vida a casa de meu pai, minha mãe, meus irmãos e toda a minha casa, e tudo o que eles têm; e, assim, resgatareis minha alma da morte.
14 Então os homens disseram-lhe: Nossa vida pela tua, até a morte. E ela disse: Quando o Senhor vos tiver entregue a cidade, devereis tratar-me com misericórdia e verdade.
15 E ela os fez descer pela janela.
16 E disse-lhes: Ide para os montes, a fim de que os perseguidores não vos encontrem, e permanecei lá, escondidos, por três dias, até que eles retornem da vossa busca; e, depois, seguireis o vosso caminho.
17 E os homens disseram-lhe: Inocentes somos deste teu juramento.
18 Eis que entraremos em uma parte da cidade, e tu colocarás um sinal: deverás amarrar esta corda vermelha na janela pela qual nos fizeste descer. E irás trazer para junto de ti, para tua casa, teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família de teu pai.
19 E virá a acontecer a qualquer um, saindo para fora da porta de tua casa, que a sua culpa será sobre ele, e estaremos livres deste teu juramento; entretanto, seremos responsáveis por todo aquele que for encontrado contigo, na tua casa.
20 Todavia, se alguém nos atacar ou trair neste negócio, livres estaremos deste teu juramento.
21 Mas ela lhes disse: Que tudo seja conforme a vossa palavra; e enviou-os para fora. E partiram.
22 Foram eles para as montanhas, e lá permaneceram por três dias; e os perseguidores procuraram em todos os caminhos, todavia não os encontraram.
23 Então os dois jovens retornaram, e desceram da montanha, indo até Josué, o filho de Num; e contaram-lhe todas as coisas que lhes tinham acontecido.
24 E disseram para Josué: O Senhor deu toda a terra em nossas mãos. Porquanto os habitantes daquela terra tremem, por nossa causa.

Nenhum comentário: