INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 25

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 
2 Fala aos filhos de Israel, e recolhe de todos as primícias, aquilo que tiverem disposto em seu coração para ofertar; e recolherás os meus primeiros frutos. 
3 Esta é a oferta que haveis de tomar deles: ouro, prata, bronze, 
4 estofo azul, púrpura, escarlate duplo, linho fino fiado, peles de cabras, 
5 peles de carneiro tingidas de vermelho, peles azuis, madeira incorruptível, 
6 azeite para a luminária, especiarias para o óleo da unção e para a composição do incenso, 
7 pedras de sárdio e pedras para os entalhes do peitoral e o robe comprido. 
8 Construir-me-ás um santuário, e eu irei aparecer entre vós. 
9 Farás tudo para mim de acordo com todas as coisas que eu te mostrei na montanha, tanto o modelo do tabernáculo como o de todos os seus móveis. Assim farás. 
10 A arca do testemunho farás de madeira incorruptível. O seu comprimento será de dois côvados e meio, a largura de um côvado e meio, e a altura de um côvado e meio. 
11 Dourá-la-ás com puro ouro. Tu a dourarás por dentro e por fora, e farás para ela grinaldas de ouro trançadas ao redor. 
12 Fundir-lhe-ás quatro argolas de ouro e as porás nos seus quatro lados; duas argolas de um lado, e duas argolas do outro lado. 
13 Farás varais de madeira incorruptível, e os dourarás com ouro. 
14 Porás os varais nas argolas aos lados da arca, para carregá-la com eles. 
15 Os varais deverão permanecer fixos nos anéis da arca. 
16 E porás na arca os Testemunhos que eu te darei. 
17 Farás um propiciatório, uma tampa de ouro puro, do comprimento de dois côvados e meio e da largura de um côvado e meio. 
18 Dois querubins farás, esculpidos em ouro, e os porás em ambos os lados do propiciatório. 
19 Deverão ser feitos um querubim para este lado e outro querubim para aquele lado do propiciatório; sobre os dois lados farás os dois querubins. 
20 Os querubins estarão estendendo as suas asas por cima, encobrindo de sombra com elas o propiciatório, e os seus rostos ficarão voltados um para o do outro. Os rostos dos querubins estarão voltados na direção do propiciatório. 
21 Colocarás o propiciatório sobre a arca, e porás na arca os Testemunhos que eu te darei. 
22 E dar-me-ei, dali, a conhecer para ti; falarei contigo de sobre o propiciatório, dentre os dois querubins que estarão sobre a arca do testemunho, a respeito de todas as coisas que eu te ordenar concernentes aos filhos de Israel. 
23 Farás uma mesa dourada, de ouro puro. O seu comprimento será de dois côvados, a largura de um côvado, e a altura de um côvado e meio. 
24 Far-lhe-ás grinaldas trançadas de ouro, e uma coroa de um palmo de largura ao seu redor. 
25 Farás uma grinalda trançada para a coroa ao redor, 
26 e quatro argolas de ouro, pondo-as nas quatro partes de seus pés, sob a coroa. 
27 As argolas servirão de suportes para os varais, a fim de que se possa levar a mesa com eles. 
28 Farás também os varais de madeira incorruptível, e os dourarás com ouro puro; e a mesa deverá ser carregada por eles. 
29 Também farás os seus pratos, os seus incensários, as suas taças e os seus copos, com os quais oferecerás libações. De ouro puro tu os farás. 
30 E colocarás sobre a mesa os pães da proposição, diante de mim, continuamente. 
31 Farás, ainda, um candelabro de ouro puro. De obra de escultura se fará o candelabro. O seu pedestal, os seus ramos, os seus cálices, os seus botões e as suas corolas serão de uma só peça. 
32 Seis ramos procederão dos seus lados: três ramos do candelabro estarão de um lado, e três ramos estarão de outro lado. 
33 Três cálices feitos à moda de amêndoas estarão em cada ramo, com um botão e uma corola. Assim serão os seis ramos provenientes do candelabro. 
34 No candelabro encontrar-se-ão quatro cálices à moda de amêndoas. Em cada ramo haverá botões, e as corolas dos mesmos. 
35 Um botão abaixo de dois ramos que sairão dele, e botões abaixo de outros quatro ramos que sairão deles; assim será com os seis ramos procedentes do candelabro. E, no candelabro, quatro cálices à moda de amêndoas. 
36 Que os botões e os ramos sejam de uma só peça, totalmente esculpidos em uma só peça de ouro puro. 
37 E farás as suas sete lâmpadas. Porás sobre ele as lâmpadas, e elas brilharão conjuntamente. 
38 E farás os seus funis e os seus pratos de ouro puro. 
39 Todos esses objetos deverão ser de um talento de ouro puro. 
40 Tem cuidado para fazer tudo de acordo com o padrão que te foi mostrado no monte.

Nenhum comentário: