INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 30

1 E virá a acontecer, quando todas essas coisas vierem sobre ti, a bênção e a maldição as quais eu pus diante de ti, e te lembrares delas entre todas as nações onde o Senhor te haverá dispersado, 
2 e retornares ao Senhor, teu Deus, e ouvires a sua voz de acordo com todas as coisas que eu te ordeno neste dia, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 
3 que, então, o Senhor irá sarar as tuas iniquidades e terá piedade de ti; e irá outra vez reunir-te dentre todas as nações entre as quais o Senhor dispersou-te. 
4 Se a tua dispersão for de uma extremidade do céu até a outra, dali o Senhor teu Deus te ajuntará, e dali o Senhor teu Deus te tomará. 
5 O Senhor, teu Deus, irá trazer-te dali para a terra que teus pais herdaram, e tu a herdarás. E ele irá te fazer o bem, e te multiplicará mais do que a teus pais. 
6 O Senhor purificará o teu coração e o coração da tua descendência para amares o Senhor teu Deus de todo o teu coração e com toda a tua alma, a fim de que possas viver. 
7 E o Senhor, teu Deus, porá estas maldições sobre os teus inimigos e sobre aqueles que te odeiam, que têm perseguido a ti. 
8 Haverás de retornar e escutar a voz do Senhor teu Deus, e deverás obedecer aos seus mandamentos, tudo o que eu te ordeno neste dia. 
9 O Senhor teu Deus te abençoará em toda a obra das tuas mãos, nos filhos de teu corpo, nos filhos dos teus animais e nos frutos da tua terra. Porque o Senhor, teu Deus, irá outra vez alegrar-se em ti para o bem, como se alegrou em teus pais,
10 se quiseres ouvir a voz do Senhor, teu Deus, para guardares os seus mandamentos e as suas ordenanças, e os seus juízos escritos no livro desta lei; e se te voltares para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma. 
11 Porque este mandamento que eu te dou, neste dia, não é pesado, também não está fora do teu alcance; 
12 não está acima, nos céus, como se alguém devesse dizer: Quem subirá por nós aos céus e irá tomá-lo para nós, e, assim, iremos ouvir e cumpri-lo? 
13 Nem está além do mar, como se alguém devesse dizer: Quem passará por nós para o outro lado do mar a fim de no-lo tomar, e torná-lo audível para nós, e, assim, iremos cumpri-lo? 
14 Porém a palavra está muito perto de ti, na tua boca, no teu coração e nas tuas mãos, para que possas cumpri-la. 
15 Eis que tenho posto diante de ti, neste dia, a vida e a morte, o bem e o mal. 
16 Se quiseres dar ouvidos aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para amar ao Senhor teu Deus, andando em todos os seus caminhos, e para manter as suas ordenanças e os seus juízos, então viverás e serás em grande número, e o Senhor teu Deus te abençoará em toda a terra na qual tu vais para herdá-la. 
17 Contudo, se mudar o teu coração e não me ouvires, e se te desviares e adorares a outros deuses para servi-los, 
18 eu te declaro, hoje, que perecerás completamente, e de maneira nenhuma viverás por muito tempo sobre a terra para a qual tu vais, atravessando o Jordão para herdá-la.
19 Conclamo o céu e a terra como testemunhas contra vós, neste dia: tenho posto diante de vós a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida, a fim de que tu e a tua descendência vivam; 
20 para amar o Senhor, teu Deus, para ouvir a sua voz e apegar-te a ele. Pois esta é a tua vida e o prolongamento dos teus dias, para que vás habitar sobre a terra a respeito da qual o Senhor jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, a fim de dá-la a eles.

Nenhum comentário: