INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 2 de março de 2015

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 5

1 Hirão, rei de Tiro, enviou os seus servos para ungirem a Salomão em lugar de Davi, seu pai; porquanto Hirão sempre amara a Davi. 
2 E Salomão mandou falar a Hirão, dizendo-lhe: 
3 Conhecias que meu pai Davi não pôde construir uma casa ao nome do Senhor, meu Deus, por causa das guerras que o cercavam, até que o Senhor colocou-os sob a sola de seus pés. 
4 Agora, o Senhor meu Deus me tem dado descanso ao redor; não há ninguém conspirando contra mim, não existe nenhuma ofensa maligna contra a minha pessoa. 
5 Eis que pretendo construir uma casa ao nome do Senhor, meu Deus, como o Senhor Deus falou ao meu pai Davi, dizendo: Teu filho, que porei sobre o teu trono, em teu lugar, ele deverá construir uma casa ao meu nome. 
6 Ordena agora, e que os homens cortem madeira, para mim, do Líbano. Eis que os meus servos estarão com os teus servos, e eu te darei o salário do seu serviço, de acordo com tudo o que disseres. Porquanto sabes que não temos ninguém perito no corte de madeira, tal como os sidônios. 
7 E sucedeu, assim que Hirão ouviu as palavras de Salomão, que ele alegrou-se muito, e disse: Bendito seja Deus neste dia, pois deu a Davi um filho sábio sobre este tão grande povo! 
8 E enviou mensageiros a Salomão, dizendo: Ouvi a respeito de tudo o que tens mandado dizer para mim. Farei segundo toda a tua vontade. Quanto às madeiras de cedro e de abeto, 
9 meus servos as levarão do Líbano para o mar. Acomodá-las-ei em jangadas e as levarei ao lugar que escolheres. Eu as colocarei lá, e tu as apanharás. Também farás a minha vontade, dando pão para a minha família. 
10 Então Hirão deu a Salomão cedros e pinheiros, e tudo o que ele desejou. 
11 E Salomão deu a Hirão vinte mil coros de trigo, como alimento para a sua casa, e vinte mil batos de azeite batido. Isto Salomão deu a Hirão, anualmente. 
12 O Senhor também deu sabedoria para Salomão, como prometera-lhe. Houve paz entre Hirão e Salomão, e fizeram um pacto entre si. 
13 O rei formou uma leva de trabalhadores de todo o Israel, a qual leva era de trinta mil homens; 
14 e enviou-os ao Líbano, dez mil por turno, a cada mês. Estavam um mês no Líbano e dois meses em casa; e Adonirão estava sobre a leva. 
15 Tinha também Salomão setenta mil que levavam as cargas, e oitenta mil cortadores de pedra na montanha, 
16 além dos governantes que foram nomeados ao longo dos seus trabalhos, três mil e seiscentos mestres que trabalhavam na obra. 
17, 18 Eles prepararam as pedras e a madeira, durante três anos.

Nenhum comentário: