INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 3

1, 2 Contudo, o povo queimava incenso sobre os altos, porquanto uma casa ainda não tinha sido construída para o Senhor. 
3 Salomão amava o Senhor, andando nos preceitos de Davi, seu pai; exceto que oferecia sacrifícios e queimava incenso nos altos. 
4 Então ele se levantou e foi para Gibeom, oferecer sacrifícios ali, porquanto aquele era o lugar mais alto e maior. E Salomão ofereceu um holocausto de mil vítimas no altar em Gibeom. 
5 O Senhor apareceu a Salomão, em sonhos, de noite; e o Senhor disse a Salomão: Faça-te uma petição. 
6 Disse Salomão: Agiste mui misericordiosamente com o teu servo Davi, meu pai, porquanto ele andou diante de ti em verdade e em justiça, e em retidão de coração para contigo; e reservaste-lhe esta grande benevolência, colocando seu próprio filho em seu trono, como se vê neste dia. 
7 Agora, ó Senhor meu Deus, tu puseste teu servo em lugar de Davi, meu pai; mas eu sou um menino, não conheço o meu sair e o meu entrar. 
8 Contudo, o teu servo está no meio do teu povo, a quem tens escolhido; povo grande, que não pode ser numerado. 
9 Dá, pois, ao teu servo um coração para ouvir e julgar o teu povo com justiça, e para discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderá julgar este teu grande povo? 
10 E foi agradável, diante do Senhor, que Salomão tivesse pedido tal coisa. 
11 E o Senhor lhe disse: Porquanto pediste-me esta coisa, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas ou a vida de teus inimigos, mas pediste para ti entendimento a fim de discernir julgamentos, 
12 eis que eu tenho feito segundo a tua palavra; eis que te tenho dado entendimento e um coração sábio. Não houve qualquer um, antes, semelhante a ti, e depois de ti não se levantará um teu igual. 
13 E eu te tenho dado, também, o que não pediste: riqueza e glória, de modo que jamais houve qualquer um como tu entre os reis. 
14 Se andares no meu caminho para guardar os meus mandamentos e os meus juízos, como andou Davi, teu pai, então eu também irei multiplicar os teus dias. 
15 Salomão acordou, e eis que era um sonho. Ele levantou-se e veio a Jerusalém, pondo-se diante do altar que estava em frente a arca da aliança do Senhor, em Sião; ofereceu holocaustos e sacrificou ofertas pacíficas, e fez um grande banquete para si e todos os seus servos. 
16 Vieram, então, duas prostitutas ao rei, e puseram-se diante dele. 
17 E uma das mulheres disse: Ouve-me, meu senhor! Eu e esta mulher morávamos em uma mesma casa, e tivemos filhos naquela casa. 
18 Sucedeu que no terceiro dia depois de eu haver dado a luz, esta mulher também deu a luz; e permanecemos juntas. Não havia ninguém além de nós duas na casa. 
19 O filho desta mulher morreu durante a noite, porquanto se deitara sobre ele. 
20 Levantando-se ela no meio da noite tomou o filho que estava nos meus braços e o deitou no seu seio, colocando seu filho morto no meu próprio seio. 
21 Levantei-me pela manhã para amamentar o meu filho, e ele estava morto. Mas eis que eu o observava, pela manhã, e não era o meu filho, o qual me nascera. 
22 E disse eu a outra mulher: Não, mas o que está vivo é o meu filho, e o morto é o teu. Assim falaram perante o rei. 
23 E o rei lhes disse: Tu dizes: Este é o meu filho, o vivo; e o desta mulher é o que está morto. E tu dizes: Não, mas o vivo é o meu filho, e o morto é que é o seu filho. 
24 Então o rei disse: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei. 
25 E ele disse: Cortai a criança viva, a qual ainda se amamenta, em dois; e deem metade à uma, metade à outra. 
26 Então a mulher cujo filho era o vivo, falou, dizendo ao rei (porque as suas entranhas se comoviam por seu filho): Peço-te, meu senhor, dai-lhe a criança, e, de modo algum a mateis. A outra, porém, disse: Que não seja nem meu nem dela; divide-o. 
27 Respondeu o rei, dizendo: Dai a criança para aquela que disse: Deem-no à ela, e não o mateis; esta é sua mãe. 
28 Todo o Israel ouviu essa sentença que o rei promulgara; e temiam diante do rei, porquanto viram que a sabedoria de Deus estava nele para julgar.

Nenhum comentário: