INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 17 de janeiro de 2015

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 2

1 Aproximaram-se os dias em que Davi haveria de morrer, e ele se dirigiu ao seu filho Salomão, dizendo-lhe: Eis que vou pelo caminho de toda a terra. 
2 Contudo, sê forte, e mostra-te um homem; 
3 assume o encargo do Senhor teu Deus para andar nos seus caminhos, para guardar os mandamentos, as ordenanças e os julgamentos que estão escritos na lei de Moisés, a fim de entender o que hás de fazer em todas as coisas que te ordeno, 
4 e para que o Senhor possa confirmar a palavra que ele falou, dizendo: Se os teus filhos guardarem os seus caminhos para andar diante de mim na verdade e de todo o coração, prometo-te: não te faltará sucessor ao trono de Israel. 
5 Além disso, sabes tudo o que Joabe, filho de Zeruia, fez para mim; o que ele fez aos dois chefes dos exércitos de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jéter, os quais ele matou, derramando o sangue de guerra na paz, colocando sangue inocente sobre o cinto que tinha nos seus lombos e na sandália que estava em seu pé. 
6 Agirás, portanto, com ele segundo a tua sabedoria, e não deixarás seus cabelos brancos descerem em paz à sepultura. 
7 Lidarás, porém, gentilmente com os filhos de Barzilai, o gileadita, os quais estarão entre os que comem à tua mesa; pois desta maneira se aproximaram de mim quando eu fugia da face de teu irmão Absalão. 
8 E também está contigo Simei, filho de Gera, benjamita de Baurim. Eis que ele me amaldiçoou com maldição atroz no dia em que fugi para o campo; todavia ele desceu ao Jordão para me encontrar, e eu lhe jurei pelo Senhor, dizendo: Não te porei à morte com a espada. 
9 Tu, porém, de modo algum o terás por inocente, porque és homem sábio e saberás o que hás de fazer-lhe, para que seus cabelos brancos desçam com sangue ao túmulo.
10 Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi. 
     11 Foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos. Sete anos reinou em Hebrom e trinta e três anos em Jerusalém. 
12 Salomão se assentou no trono de seu pai Davi, e o seu reino se fortaleceu sobremaneira.
13 Adonias, filho de Hagite, veio a Bate-Seba, mãe de Salomão, e prostrou-se diante dela; e disse ela: Vens pacificamente? E ele respondeu: Venho em paz;
14 tenho negócios a tratar contigo. E ela disse-lhe: Fala. 
15 Então ele lhe disse: Sabes tu que o reino era meu, e que todo o Israel virou seu rosto em minha direção para ser o seu rei; mas o reino foi tirado de mim e se tornou de meu irmão, porque foi destinado para ele da parte do Senhor. 
16 Agora, pois, irei fazer-te um pedido, não me escondas a face. E Bate-Seba disse-lhe: Fala.
17 E ele disse: Fala, peço-te, com o rei Salomão, a fim de que ele não desvie de ti a sua face; e que ele me dê Abisague, a sunamita, por mulher. 
18 Repondeu-lhe Bate-Seba: Assim será; falarei por ti ao rei. 
19 Bate-Seba foi ter com o rei Salomão para falar-lhe sobre Adonias. O rei levantou-se para encontrá-la e a beijou, sentando-se no trono. Um trono foi posto para a mãe do rei, e ela sentou-se a sua mão direita. 
20 E ela lhe disse: Peço-te uma pequena coisa; não se desvie a tua face de mim. E o rei lhe respondeu: Pede, minha mãe, e não te rejeitarei. 
21 E ela disse: Deixa, peço-te, que Abisague, a sunamita, seja dada a Adonias, teu irmão, por mulher. 
22 O rei Salomão respondeu, dizendo à sua mãe: Por que pedes Abisague para Adonias? Pede para ele também o reino; porque é meu irmão mais velho, e tem por seu companheiro o sacerdote Abiatar, e Joabe, filho de Zeruia, o comandante-em-chefe. 
23 Então o rei Salomão jurou pelo Senhor, dizendo: Deus faça comigo o que quiser, e outro tanto, se é que Adonias não falou esta palavra contra a sua própria vida.
24 Agora, pois, como vive o Senhor que me estabeleceu e me pôs no trono de meu pai Davi, e construiu-me uma casa, assim como o Senhor falou, neste dia deve Adonias ser condenado à morte. 
25 Então o rei Salomão enviou Benaia, filho de Joiada, e ele o matou. Deste modo Adonias morreu, naquele dia. 
26 E disse o rei ao sacerdote Abiatar: Apressa-te em partir para Anatote, para a tua fazenda, porque és, hoje, digno de morte; todavia, não irei matar-te, porque tiveste em teu encargo a arca da aliança do Senhor, diante de meu pai, e porque foste afligido em todas as coisas nas quais meu pai foi afligido. 
27 Salomão removeu a Abiatar do cargo de sacerdote do Senhor, a fim de que a palavra do Senhor se cumprisse, a qual ele falara contra a casa de Eli, em Silo. 
28 A notícia chegou a Joabe, filho de Zeruia; pois Joabe se desviara após Adonias, não seguindo a Salomão. Então Joabe fugiu para o tabernáculo do Senhor, e agarrou-se às pontas do altar. 
29 Foi dito a Salomão: Joabe fugiu para o tabernáculo do Senhor; e eis que ele apegou-se às pontas do altar. E o rei Salomão mandou perguntar a Joabe: Que te aflige, e por que fugiste para o altar? Respondeu Joabe: Senti medo de ti, por isto corri para buscar o refúgio do Senhor. Então Salomão enviou Benaia, filho de Joiada, dizendo: Vai, mata-o e enterra-o. 
30 Benaia, filho de Joiada, veio a Joabe no tabernáculo do Senhor, e disse-lhe: Assim diz o rei: Sai daí. Respondeu Joabe: Não sairei; porém, morrerei aqui. Então Benaia, filho de Joiada, retornou e falou ao rei, dizendo: Assim tem Joabe falado, e assim ele me respondeu.
31 E o rei lhe disse: Vai, e faze-lhe como falou, matando-o; tu o enterrarás e removerás de mim e da casa de meu pai, nesse dia, o sangue que derramou sem justa causa;
32 e o Senhor voltará sobre a sua própria cabeça o sangue de sua injustiça, porquanto atacou dois homens mais justos e melhores do que ele, matando-os à espada. Entretanto, meu pai Davi não sabia deste sangue, de Abner, filho de Ner, comandante-em-chefe de Israel, e de Amasa, filho de Jéter, comandante-em-chefe de Judá. 
33 O seu sangue será devolvido sobre a sua cabeça e sobre a cabeça da sua descendência, para sempre; mas a Davi e à sua descendência, e à sua casa, e ao seu trono, que haja paz para sempre da parte do Senhor.
34 Então Benaia, filho de Joiada, subiu e o atacou, matando-o; e o sepultaram na sua casa no deserto. 
35 O rei colocou Benaia, filho de Joiada, em seu lugar sobre o exército; e, desta forma, o reino foi estabelecido em Jerusalém. Quanto a Zadoque, o sacerdote, o rei nomeou-o para ser sumo sacerdote no lugar de Abiatar. Salomão, filho de Davi reinou sobre Israel e Judá, em Jerusalém. E o Senhor deu entendimento para Salomão, grande sabedoria e largueza de coração como a areia na praia do mar. 
36 Então o rei chamou a Simei, e disse-lhe: Edifica para ti uma casa em Jerusalém, e habita ali; e não sairás dali para lugar algum. 
37 Mas sucederá no dia em que te dispuseres e atravessares o ribeiro de Cedrom, que com absoluta certeza irás morrer. O teu sangue será sobre a tua cabeça. E o rei fez com que ele jurasse, naquele dia. 
38 Simei disse ao rei: Boa é a palavra que disseste, ó rei, meu senhor; assim fará o teu servo. E Simei habitou em Jerusalém por três anos. 
39 E aconteceu, depois de três anos, que dois de seus servos fugiram para Aquis, filho de Maaca, rei de Gate; e contou-se a Simei, dizendo: Eis que teus servos estão em Gate. 
40 Então Simei levantou-se, albardou o seu jumento e foi para Gate ter com Aquis, a fim de trazer de volta os seus servos. Simei foi, e trouxe os seus servos de Gate. 
41 E foi dito a Salomão: Simei saiu de Jerusalém para Gate, e trouxe de volta os seus servos. 
42 Mandou o rei chamar a Simei, e disse-lhe: Não te conjurei eu por Deus, e dei-te testemunho, dizendo: No dia em que saíres de Jerusalém, indo para a direita ou para a esquerda, sabe, certamente, que irás morrer? 
43 Por que, então, não guardaste o juramento do Senhor, e a ordem que te dei? 
44 E disse o rei a Simei: Bem sabes tu toda a tua maldade, que o teu coração reconhece; o que fizeste a Davi, meu pai. O Senhor, pois, recompensou a tua maldade sobre a tua cabeça. 
45 Porém o rei Salomão será abençoado, e o trono de Davi confirmado perante o Senhor, para sempre. 
46 Salomão, então, deu ordem a Benaia, filho de Joiada, e este arremeteu contra ele, matando-o. 
46a Era o rei Salomão mui prudente e sábio, e Judá e Israel numerosos como a areia que está junto ao mar, em multidão, comendo e bebendo com alegria. 
46b Salomão foi chefe em todos os reinos, e trouxeram-lhe presentes, servindo-o todos os dias da sua vida. 
46c Salomão começou, então, a expandir os domínios do Líbano, 
46d construindo Derma, no deserto. 
46e Esta era a provisão diária de Salomão: trinta coros de flor de farinha, sessenta medidas de farinha finamente moída, dez bezerros escolhidos, vinte bois de pasto e cem ovelhas, além dos cervos, gazelas e aves escolhidas.
46f Pois ele governou em todo o país, deste lado do rio, desde Rafá até Gaza, sobre todos os reis do lado de cá do rio; 
46g e tinha paz por todos os lados ao redor. Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, comendo, bebendo e divertindo-se com festas, desde Dã até Berseba, por todos os dias de Salomão. 
46h E estes foram os principais de Salomão: Azarias, filho de Zadoque, sacerdote; Ornia, filho de Natã, chefe dos oficiais, o qual retornou para a sua casa; Suba, escrivão; Besa, filho de Aitalão, cronista; e Abi, filho de Joabe, comandante-em-chefe. Aquira, filho de Edrai, estava sobre os impostos; Benaia, filho de Joiada, sobre a casa e sobre os trabalhos de alvenaria; Queshar, filho de Natã, era conselheiro. 
46i Tinha também Salomão quarenta mil éguas criadas especialmente para os seus carros, e doze mil cavalos. 
46j E reinou sobre todos os reis, desde o rio até a terra dos filisteus, e até as fronteiras do Egito. 
46k Deste modo Salomão, filho de Davi, reinou sobre Israel e Judá, em Jerusalém.

Nenhum comentário: