INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 23 de novembro de 2014

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 1

1 O rei Davi era já velho e avançado em dias, e cobriam-no de roupas, porém ele não ficava aquecido.
2 Disseram, então, os seus servos: Procure-se para o rei uma jovem virgem, e ela deverá atendê-lo, e cuidar dele; e deitar-se-á ao seu lado. Desta maneira nosso senhor, o rei, ficará aquecido.
3 Procuraram, então, por uma moça formosa em todos os termos de Israel; e encontraram Abisague, a sunamita. E trouxeram-na para o rei.
4 A donzela era muito bonita, e cuidava do rei, servindo-o; contudo, o rei não a conheceu.
5 Adonias, filho de Hagite, exaltou-se, dizendo: Serei rei. E preparou para si mesmo carros e cavalos, e cinquenta homens que corressem adiante dele.
6 Seu pai, entretanto, em nenhum momento interrogou-o, dizendo: Por que ages assim? Ele também era de bela aparência, e a sua mãe o dera a luz depois de Absalão.
7 Entendeu-se ele com Joabe, filho de Zeruia, e com o sacerdote Abiatar. E eles foram após Adonias.
8 Porém Zadoque, o sacerdote, Benaia, filho de Joiada, Natã, o profeta, Simei, Reí e os homens poderosos de Davi não seguiram a Adonias.
9 Então Adonias sacrificou ovelhas, bezerros e cordeiros na pedra de Zoelete, que estava perto de Rogel, convidando todos os seus irmãos e os homens adultos de Judá, servos do rei.
10 Mas ao profeta Natã, a Benaia e aos homens poderosos, e a Salomão, seu irmão, ele não convidou.
11 E falou Natã a Bate-Seba, mãe de Salomão, dizendo: Não ouviste que Adonias, filho de Hagite, reina e que o nosso senhor Davi não o sabe? 
12 Agora pois, permitas-me dar-te um conselho, e salvarás a tua vida e a de teu filho Salomão.
13 Apressa-te em ir ao encontro do rei Davi, e fala com ele, dizendo: Porventura não foste tu, meu senhor, ó rei, que juraste à tua serva, dizendo: Teu filho Salomão reinará depois de mim e assentar-se-á no meu trono? Por que, então, Adonias reina?
14 Mas eis que, enquanto ainda estiveres falando com o rei, eu entrarei depois de ti e confirmarei as tuas palavras.
15 Então Bate-Seba foi ter com o rei na sua câmara. Era ele mui velho, e Abisague, a sunamita, o servia.
16 Bate-Seba curvou a cabeça, prostrando-se diante do rei; e disse o rei: Qual é o teu pedido?
17 E ela disse: Senhor meu, juraste pelo Senhor, teu Deus, para a tua serva, dizendo: Teu filho Salomão reinará depois de mim, e se assentará no meu trono.
18 Agora, eis que Adonias reina; e tu, meu senhor, ó rei, não o sabes.
19 Eis que ele sacrificou bezerros, cordeiros e ovelhas em abundância, e convidou a todos os filhos do rei, a Abiatar, o sacerdote, e a Joabe, o comandante-em-chefe do exército; contudo, a teu servo Salomão não convidou.
20 Quanto ao rei, meu senhor, os olhos de todo o Israel estão sobre ti para dizer-lhes quem se assentará no trono de meu senhor, o rei, depois dele.
21 E acontecerá que quando o rei meu senhor dormir com seus pais, eu e meu filho Salomão seremos considerados como transgressores.
22 E eis que, enquanto ela ainda estava falando com o rei, o profeta Natã chegou. E foi relatado ao rei:
23 Eis que o profeta Natã está aqui. Então ele entrou na presença do rei, e se prostrou diante dele com o rosto no chão.
24 E falou: Senhor meu, ó rei, tu disseste: Adonias reinará depois de mim, e assentar-se-á no meu trono?
25 Pois ele desceu, neste dia, e sacrificou bezerros, cordeiros e ovelhas em abundância, e convidou a todos os filhos do rei, aos chefes do exército e a Abiatar, o sacerdote; e eis que estão comendo e bebendo perante ele, e disseram: Longa vida ao rei Adonias!
26 Entretanto ele não convidou a mim, teu servo, nem a Zadoque, o sacerdote, nem a Benaia, filho de Joiada, nem a Salomão, teu servo.
27 Terá esse assunto acontecido com o consentimento do meu senhor, o rei, e tu não fizeste saber a teu servo quem se assentará sobre o trono de meu senhor, o rei, depois dele?
28 Respondeu o rei Davi, e disse: Chamai-me Bate-Seba. Ela veio perante o rei, e ficou de pé diante dele.
29 E jurou o rei, dizendo: Vive o Senhor, que remiu a minha alma de toda a angústia!
30 Como jurei a ti pelo Senhor, Deus de Israel, dizendo: Teu filho Salomão reinará depois de mim e se assentará no trono em meu lugar; assim mesmo irei fazer no dia de hoje.
31 Então Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra, fazendo reverência ao rei, e disse: Que Davi, o rei, meu senhor, viva para sempre!
32 O rei Davi disse: Chamai-me Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada. E eles vieram à presença do rei.
33 Disse-lhes o rei: Tomai os servos de vosso senhor convosco, montai meu filho Salomão na minha mula e levai-o a Giom.
34 E, lá, Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungirão para ser rei sobre Israel. Fareis soar a trombeta, e direis: Viva o rei Salomão!
35 Ele se assentará no meu trono e reinará em meu lugar; pois tenho ordenado que seja príncipe sobre Israel e Judá.
36 Então Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei, dizendo: Que assim seja. O Senhor, Deus de meu senhor o rei, o confirme.
37 Como o Senhor foi com o rei meu senhor, assim seja ele com Salomão, e o seu trono seja exaltado além do trono do rei Davi, meu senhor.
38 Então o sacerdote Zadoque desceu junto com Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada, e os quereteus, e os feleteus. Montaram a Salomão sobre a mula do rei Davi, e o levaram para Giom.
39 Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de óleo do tabernáculo, ungindo a Salomão, e, depois, tocou a trombeta; e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!
40 O povo inteiro subiu após ele, e dançaram, cantando em coro; e regozijaram-se com grande alegria. E a terra tremeu com a sua voz.
41 Adonias e todos os seus convidados o ouviram. Tinham eles acabado de comer quando Joabe ouviu o som da trombeta, e disse: O que significa esta voz da cidade em alvoroço?
42 Enquanto ele ainda falava, eis que Jônatas, filho de Abiatar, o sacerdote, entrou. Disse-lhe Adonias: Entra, porque és homem poderoso e vens trazer boas novas.
43 Respondeu-lhe Jônatas, e disse: Certamente nosso senhor, o rei Davi, fez rei a Salomão;
44 e o rei enviou com ele a Zadoque, o sacerdote, a Natã, o profeta, a Benaia, filho de Joiada, e os quereteus e os feleteus; e eles o montaram na mula do rei.
45 Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungiram em Giom e subiram dali em regozijo; e a cidade ressoou. Este é o som que ouvistes.
46 Salomão está assentado no trono do reino,
47 e os servos do rei foram abençoar a nosso senhor, o rei Davi, dizendo: Deus faça o nome de Salomão mais célebre do que o teu nome, e faça o seu trono maior do que o teu trono. E o rei adorou na sua cama.
48 Além disso, desta maneira falou o rei: Bendito o Senhor, Deus de Israel, que tem, neste dia, apontado um da minha semente para assentar-se no meu trono, e meus olhos o veem.
49 Então todos os convidados de Adonias ficaram consternados, e cada um seguiu o seu caminho.
50 Temeu Adonias a Salomão, e, levantando-se, partiu e segurou nas pontas do altar.
51 E foi noticiado a Salomão, dizendo: Eis que Adonias teme ao rei Salomão e segura as pontas do altar, dizendo: Jure-me, hoje, Salomão que não matará o seu servo à espada.
52 Disse Salomão: Se ele for um homem de valor não lhe haverá um fio de cabelo de cair ao chão; todavia, se o mal for encontrado nele, certamente morrerá.
53 Então o rei Salomão ordenou, e levaram-no para longe do altar. Ele entrou e fez reverência ao rei Salomão, e este lhe disse: Vai para a tua casa.

Nenhum comentário: