INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 16

1 Davi passou um pouco além do cume, e eis que Ziba, servo de Mefibosete, veio-lhe ao encontro; tinha ele um par de jumentos carregados, e sobre eles duzentos pães, cem cachos de passas, cem bolos de tâmaras e um odre de vinho.
2 O rei disse para Ziba: Que pretendes com isto? Ziba respondeu-lhe, dizendo: Os jumentos são para a casa do rei assentar-se, os pães e as tâmaras para os moços comerem, e o vinho é para os que estão cansados no deserto beberem.
3 Disse o rei: Onde está o filho de teu senhor? Ziba respondeu ao rei: Eis que permanece em Jerusalém, pois disse: Hoje a casa de Israel restaurará para mim o reino de meu pai.
4 Então o rei disse para Ziba: Eis que toda a propriedade de Mefibosete te pertence. Então Ziba fez reverência, dizendo: Meu senhor, ó rei, que eu ache graça aos teus olhos.
5 O rei Davi passou a Baurim, e eis que saiu dali um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera. Saiu ele, e ia amaldiçoando enquanto o rei subia,
6 e atirava pedras contra Davi e contra todos os seus servos; e todo o povo e todos os valorosos iam à direita e à esquerda do rei.
7 Assim dizia Simei quando amaldiçoava: Vai-te, vai-te, homem de sangue, homem do pecado!
8 O Senhor tornou sobre ti todo o sangue da casa de Saul, porquanto reinaste em seu lugar; o Senhor tem dado o reino na mão de Absalão, teu filho, e eis que estás em desgraça, porquanto és um homem sanguinário!
9 Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei meu senhor? Deixa-me passar, agora, e arrancar-lhe a cabeça!
10 Porém, o rei disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Deixem-no em paz, e deixem-no amaldiçoar; pois o Senhor lhe disse para amaldiçoar Davi, e quem dirá: Por que fizeste assim?
11 Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, procura a minha vida; ainda mais, agora, pode o filho de Benjamin! Que ele amaldiçoe, porque o Senhor assim o disse.
12 Se, de alguma maneira, o Senhor olhar para a minha aflição, que da mesma forma ele transforme em bem a sua maldição deste dia.
13 Então Davi e todos os homens com ele foram pelo caminho; e Simei ia pelo lado da colina, ao seu lado, amaldiçoando conforme ele avançava, lançando-lhe pedras e salpicando-o com sujeira.
14 E o rei e todo o povo com ele saíram e descansaram ali.
15 Absalão e os homens de Israel foram para Jerusalém, e Aitofel ia com ele.
16 E aconteceu quando o chefe Husai, amigo de Davi, veio ao encontro de Absalão, que ele lhe disse: Viva o rei!
17 Disse Absalão para Husai: É esta a tua benevolência para com o teu amigo? Por que não partiste com ele?
18 Mas Husai respondeu a Absalão: Não seja assim; todavia, a quem o Senhor e este povo, e todo o Israel, escolheram, dele eu serei e com ele habitarei.
19 E, ainda mais, a quem serviria? Não deveria eu estar na presença de seu filho? Como tenho servido aos olhos de teu pai, assim serei na tua presença.
20 Então Absalão disse para Aitofel: Deliberai entre vós o que devemos fazer.
21 E Aitofel disse para Absalão: Vai ter com as concubinas de teu pai, as quais ele deixou para guardarem a casa; e todo o Israel ouvirá que desonraste a teu pai. E as mãos de todos os que estão contigo serão fortalecidas.
22 Armaram, então, uma tenda para Absalão no terraço, e Absalão relacionou-se com as concubinas de seu pai à vista de todo o Israel.
23 O conselho de Aitofel, que ele aconselhava naqueles dias, era como se a pessoa tivesse consultado a palavra de Deus; tal era todo o conselho de Aitofel tanto para Davi como, também, para Absalão.

Nenhum comentário: