INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 12

1 O Senhor enviou o profeta Natã a Davi, o qual foi até ele e disse-lhe: Havia dois homens numa cidade, um rico e o outro pobre.
2 O homem rico tinha muitos rebanhos e manadas;
3 o pobre, porém, tinha apenas uma pequena cordeira, que ele havia comprado e preservado, criando-a, a qual cresceu junto dele e de seus filhos. Ela comia do seu pão, bebia do seu copo e dormia em seu regaço; e era para ele como uma filha.
4 Um viajante veio ao homem rico, e, deixando este de tomar das suas ovelhas e das suas manadas a fim de preparar uma refeição para o viajante que lhe aparecera, tomou a cordeira do homem pobre e a preparou para o homem que veio a ele.
5 Então Davi ficou tomado de furor contra o homem. E disse Davi a Natã: Vive o Senhor! O homem que fez isso certamente morrerá.
6 E ele restaurará o cordeiro sete vezes, porquanto não o poupou.
7 Disse Natã a Davi: Tu és o homem que fez essa coisa! Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, salvando-te das mãos de Saul;
8 dei-te a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; e dei-te a casa de Israel e Judá. E se isso tinha sido pouco, eu te daria ainda mais.
9 Por que tens tu desprezado a palavra do Senhor, para fazer o que é mau aos seus olhos? Mataste Urias, o heteu, com a espada, e tomaste a sua mulher para ser tua mulher; mataste-o com a espada dos filhos de Amom.
10 Agora, pois, a espada não se apartará da tua casa para sempre, porquanto tens me desprezado e tomaste a mulher de Urias, o heteu, a fim de fazê-la tua mulher.
11 Assim diz o Senhor: Eis que eu levantarei contra ti o mal, da tua própria casa. Tomarei tuas mulheres perante os teus olhos e as darei ao teu próximo, o qual se deitará com elas diante deste sol.
12 Pois tu o fizeste em oculto, mas eu farei esse negócio perante os olhos de todo o Israel, e diante do sol.
13 Disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E Natã respondeu a Davi: O Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
14 Contudo, porque tens dado grande ocasião de provocação aos inimigos do Senhor, por causa disso teu filho, que há de nascer para ti, certamente morrerá.
15 E Natã foi para a sua casa. O Senhor feriu a criança que a mulher de Urias, o heteu, dera a Davi, e ela ficou doente.
16 Consultou Davi a Deus sobre a criança, e jejuou, ficando a noite toda prostrado sobre a terra.
17 Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele para levantá-lo do chão; todavia, ele não quis levantar-se, nem comeu pão com eles.
18 Sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança. Mas os servos de Davi tinham medo de contar-lhe que a criança estava morta; pois diziam: Eis que estando a criança ainda viva falamos-lhe e ele não deu ouvidos à nossa voz. Deveríamos dizer a ele que a criança está morta? Pois que ele faria algum mal contra si mesmo.
19 Davi percebeu que seus servos cochichavam, e entendeu que a criança estava morta. E Davi perguntou aos seus servos: Está morta a criança? e eles responderam: Está morta.
20 Então Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se e mudou as suas roupas; e entrou na casa de Deus e adorou. Indo para a sua casa, pediu pão para comer. Puseram-lhe pão, e ele comeu.
21 Os servos lhe disseram: Que é isto que fizeste com respeito a criança? Enquanto ela ainda estava viva tu jejuaste e choraste; e agora que a criança está morta tu te levantas, comes pão e bebes?
22 Davi respondeu: Quando a criança ainda vivia, jejuei e chorei; pois disse: Quem sabe o Senhor terá pena de mim, e a criança viverá?
23 Porém, agora, ela está morta; por que deveria jejuar? Seria eu capaz de trazê-la de volta? Pois irei a ela, contudo ela não voltará para mim.
24 Então consolou Davi a Bate-Seba, sua esposa, e a possuiu, deitando-se com ela, que concebeu e deu à luz a um filho, chamando o seu nome Salomão. O Senhor o amava,
25 e enviou uma palavra pela mão do profeta Natã, chamando o seu nome Jededias, por causa do Senhor.
26 Ora, pelejou Joabe contra Rabá dos filhos de Amom, e tomou a cidade real.
27 Então mandou Joabe mensageiros a Davi, dizendo: Lutei contra Rabá e tomei a cidade das Águas.
28 Agora pois, reúne o resto do povo, acampa contra a cidade e captura-a de antemão, para que eu não tome a cidade em primeiro lugar e o meu nome seja chamado sobre ela.
29 Davi, então, ajuntou todo o povo e foi para Rabá; e pelejou contra ela, tomando-a.
30 E tomou a coroa de Molcom, seu rei, retirando-a de sua cabeça; o peso dela era de um talento de ouro, com pedras preciosas; e foi posta sobre a cabeça de Davi. E da cidade ele levou muito despojo.
31 Trazendo o povo que havia nela colocou-os a trabalhar com as serras, com as talhadeiras e machados de ferro, e nos fornos de tijolos. Assim fez a todas as cidades dos filhos de Amom. E Davi e todo o povo voltaram para Jerusalém.

Nenhum comentário: