INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 1

1 E aconteceu, depois que Saul estava morto, que Davi retornou de ferir a Amaleque, ficando dois dias em Ziclague.
2 No terceiro dia veio um homem do acampamento, do povo de Saul; as suas vestes estavam rasgadas e havia terra sobre a sua cabeça. Quando se aproximou de Davi, lançou-se sobre a terra, prostrando-se diante dele.
3 Davi perguntou-lhe: Donde vens? e ele respondeu: Escapei do acampamento de Israel.
4 E Davi disse-lhe: Qual é a questão? diz-me. E ele respondeu: O povo fugiu da batalha, e muitos deles caíram e estão mortos. Saul e Jônatas, seu filho, também foram mortos.
5 Disse Davi ao moço que lhe trazia as novas: Como sabes tu que Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos?
6 O jovem que trazia a notícia, disse-lhe: Aconteceu de encontrar-me, por acaso, no monte Gilboa e eis que Saul estava encostado sobre a sua lança, e os carros e capitães a cavalo pressionavam sobre ele.
7 Ele olhou para trás e viu-me, e me chamou. Então eu disse: Eis me aqui.
8 E ele me disse: Quem és? e respondi: Sou amalequita.
9 E disse-me: Avança, peço-te, sobre mim, e mata-me, pois uma escuridão terrível veio sobre mim, e toda a minha vida ainda está em mim.
10 Então avancei sobre ele e o matei, porque sabia que não viveria depois de haver caído; e tomei a coroa que ele tinha na cabeça e o bracelete que trazia no braço. Eis que os trouxe, aqui, ao meu senhor.
11 Davi, então, tomou as suas vestes e as rasgou; e todos os homens que estavam com ele rasgaram as suas vestes.
12 E lamentaram, choraram e jejuaram até a tarde, por Saul e por Jônatas, seu filho, pelo povo de Judá e pela casa de Israel; porque foram desbaratados com a espada.
13 E Davi disse ao jovem que lhe trouxera a notícia: Donde és? e ele respondeu: Sou o filho de um peregrino amalequita.
14 E perguntou-lhe Davi: Como foi que não sentiste temor de levantar a tua mão para destruir o ungido do Senhor?
15 Davi chamou um dos seus moços, e disse-lhe: Vai, arremete contra ele. E o moço o feriu, de sorte que morreu.
16 Disse Davi: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor.
17 Então Davi lamentou com esta lamentação sobre Saul e Jônatas, seu filho;
18 e ele deu ordens para ensiná-la aos filhos de Judá. Eis que está escrita no livro da Justiça:
19 Ergue uma coluna, ó Israel, aos mortos que se foram sobre os teus lugares altos. Como caíram os valentes!
20 Não o divulgueis em Gate, e não o conteis como boas novas nas ruas de Ascalon, para que as filhas dos filisteus não se alegrem, para que as filhas dos incircuncisos não se vejam triunfantes.
21 Vós, montes de Gilboa, não deixeis que orvalho nem chuva desçam sobre vós, nem campos de primícias estejam sobre vós, pois o escudo dos poderosos foi cruelmente atacado; o escudo de Saul não foi ungido com óleo.
22 Do sangue dos feridos e da gordura dos valorosos o arco de Jônatas não retornou vazio; e a espada de Saul, também, não voltou despojada.
23 Saul e Jônatas, o amado e o belo, não foram separados. Formosos eram em sua vida, também na sua morte não se separaram. Eram mais ligeiros do que as águias e mais fortes do que os leões.
24 Filhas de Israel, chorai por Saul, que vos vestia de escarlata e com os vossos adornos, que acrescentou ornamentos de ouro ao vosso vestuário.
25 Como caíram os valentes no meio da peleja! Ó Jônatas, e os mortos sobre os altos!
26 Estou aflito por ti, meu irmão Jônatas! Eras mui amável para mim, o teu amor para mim era maravilhoso, mais do que o amor das mulheres.
27 Como caíram os poderosos e pereceram as armas de guerra!

Nenhum comentário: