INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 30

1 E sucedeu, quando Davi e os seus homens haviam alcançado Ziclague, no terceiro dia, que Amaleque tinha feito uma incursão sobre o sul, sobre Ziclague; e havia ferido a Ziclague, queimando-a com fogo.
2 Quanto às mulheres e a todas as coisas que estavam nela, grandes e pequenas, não mataram nem homem nem mulher, mas levaram-nos cativos. E seguiram o seu caminho.
3 Davi e os seus homens chegaram à cidade, e eis que estava queimada a fogo, e as suas mulheres, com seus filhos e filhas, haviam sido levados cativos.
4 Então Davi e os seus homens levantaram a voz e choraram até que não havia mais nenhuma força dentro deles para chorar.
5 Ambas as esposas de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a esposa de Nabal, o carmelita.
6 Davi muito se angustiou, pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por seus filhos e por suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, seu Deus.
7 Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze o éfode.
8 Então Davi consultou ao Senhor, dizendo: Devo perseguir a esta tropa? Alcançá-los-ei? E ele disse-lhe: Persegue-os, pois, certamente, os alcançarás; e certamente irás resgatar os cativos.
9 Partiu, portanto, Davi e seiscentos homens com ele, chegando até o ribeiro de Besor, onde os que estavam mais para trás pararam.
10 Perseguiu-os ele com quatrocentos homens. E ali permaneceram duzentos homens, que ficaram do outro lado do ribeiro de Besor .
11 Foi encontrado um egípcio no campo, e conduziram-no, trazendo-o para Davi. Deram-lhe pão e ele comeu, e levaram-no para beber água.
12 Ofereceram-lhe, ainda, um pedaço de massa de figos secos e ele comeu, seu espírito sendo restaurado nele; pois não tinha comido pão nem bebido água por três dias e três noites.
13 Davi perguntou-lhe: De quem és tu? e donde és? E o jovem egípcio respondeu: Sou o servo de um amalequita, e o meu senhor me abandonou, porquanto já me encontrava doente há três dias.
14 Fizemos uma incursão ao sul do queretita, nas partes da Judeia e ao sul de Calebe; e queimamos Ziclague com fogo.
15 Disse-lhe Davi: Levar-me-ás a esta tropa? E ele disse: Jura, agora, para mim, por Deus, que não irás matar-me, e que também não irás entregar-me nas mãos de meu senhor; e conduzir-te-ei a esta tropa.
16 Desta forma, ele o conduziu para lá; e eis que eles estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo e bebendo, e festejando por causa de todos os grandes despojos que haviam feito na terra dos filisteus e na terra de Judá.
17 Davi veio sobre eles, ferindo-os desde a manhã até a noite, e também no dia seguinte; e nenhum deles escapou, senão somente quatrocentos homens jovens, que estavam montados em camelos e fugiram.
18 Davi recuperou tudo o que os amalequitas haviam tomado, salvando suas duas esposas.
19 Não estava faltando nada para eles, de grande ou pequeno, dos espólios ou dos filhos e filhas, ou de qualquer coisa que lhes tinham tomado; e, assim, Davi recuperou tudo.
20 Tomando as ovelhas e os rebanhos levou-os embora, à frente dos despojos. E dizia-se desses despojos: São os despojos de Davi.
21 Veio Davi aos duzentos homens que foram deixados para trás, os quais não o seguiram. E ele os havia deixado junto ao ribeiro de Besor. Saíram eles ao encontro de Davi e ao encontro do povo que estava com ele. Davi aproximou-se deles, e perguntaram-lhe como se houvera.
22 Então todos os homens maldispostos e ruins dos soldados que tinham ido com Davi responderam, e disseram: Uma vez que não seguiram junto conosco não iremos dar-lhes dos despojos que se recuperaram. Tão somente que cada um tome sua esposa e seus filhos, e retornem.
23 Contudo, Davi disse: Não fareis assim depois que o Senhor entregou-nos o inimigo, guardando-nos, e depois que o Senhor entregou nas nossas mãos a tropa que vinha contra nós.
24 E quem dará ouvidos a essas vossas palavras? Pois eles não nos são inferiores. De acordo, pois, com a parte dos que desceram à batalha será a porção dos que permaneceram com a bagagem; da mesma forma devem eles partilhar.
25 E sucedeu, daquele dia em diante, que isso se tornou uma ordenança e um costume em Israel, até hoje.
26 Davi veio para Ziclague, e enviou dos despojos aos anciãos de Judá e aos seus amigos, dizendo: Eis aqui alguns dos despojos dos inimigos do Senhor.
27 Enviou deles aos de Betel, aos de Ramote do Neguebe, aos de Jatir,
28 aos de Aroer, aos de Sifmote, aos de Sefi, aos de Estemoa, aos de Gate, aos de Cimate, aos de Sefeque, aos de Temá,
29 aos do Carmelo, aos que estavam nas cidades dos jerameelitas, aos que estavam nas cidades dos queneus,
30 aos que estavam em Jerimote, aos que estavam em Berseba, aos que estavam em Nombe,
31 aos que estavam em Hebrom e aos que estavam em todos os lugares por onde Davi e os seus homens haviam passado.

Nenhum comentário: