INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 28

1 Aconteceu, naqueles dias, que os filisteus se ajuntaram com os seus exércitos para ir pelejar contra Israel, e Aquis disse para Davi: Sabe, com certeza, que sairás para lutar comigo, tu e os teus homens.
2 E disse Davi a Aquis: Agora conhecerás o que o teu servo irá fazer. E Aquis disse para Davi: Por este motivo, far-te-ei capitão da minha guarda pessoal, para sempre.
3 Samuel morreu, e todo o Israel lamentou por ele; e o sepultaram na sua cidade, em Ramá. Saul tinha desterrado aqueles que tinham neles espíritos adivinhadores, e também os magos, mandando-os para fora da terra.
4 Os filisteus se ajuntaram, e ficaram acampados em Suném. Saul reuniu todos os homens de Israel, e acamparam-se em Gilboa.
5 Saul viu o acampamento dos filisteus e assustou-se, seu coração ficando muito desanimado.
6 Consultou Saul ao Senhor, mas o Senhor não lhe respondeu por sonhos e manifestações, nem pelos profetas.
7 Então Saul disse aos seus servos: Buscai-me uma mulher que tenha em si um espírito de adivinhação, e eu irei ao seu encontro, e consultarei através dela. E os seus servos lhe disseram: Eis que há uma mulher em En-Dor que tem em si um espírito de adivinhação.
8 Saul disfarçou-se, vestindo roupas diferentes, e foi; e dois homens foram com ele. Vieram para a mulher, de noite, e ele disse-lhe: Adivinhe para mim, peço-te, pelo espírito de adivinhação que há dentro de ti, e traze a mim aquele a quem eu citar.
9 Mas a mulher disse-lhe: Sabes tu o que Saul fez, como ele eliminou aqueles que tinham neles espíritos adivinhadores, e os magos da terra. Por que, então, estenderias um laço à minha vida, para destruí-la?
10 Então Saul jurou-lhe, dizendo: Como vive o Senhor, nenhum dano virá sobre ti por causa disto.
11 E a mulher perguntou: Quem farei chegar a ti? E ele respondeu: Traze- me Samuel.
12 A mulher viu Samuel, e clamou com grande voz. E a mulher disse para Saul: Por que me tens enganado? pois tu és Saul.
13 Mas o rei lhe disse: Não temas; diga-me quem viste. E a mulher falou: Vejo deuses que sobem da terra.
14 E perguntou-lhe: Que distingues? E ela respondeu: Um homem, em pé, subindo da terra, o qual está vestido com um manto. Saul sabia que era Samuel, e inclinou-se com o rosto em terra, fazendo-lhe reverência.
15 Então, disse Samuel: Por que me perturbas, fazendo-me subir? E Saul respondeu: Estou mui angustiado. Os filisteus guerreiam contra mim, todavia Deus afastou-se e já não me dá ouvidos, nem pela mão dos profetas nem por sonhos; e, agora, chamei-te para me dizeres o que hei de fazer.
16 Então disse Samuel: Por que me perguntas, uma vez que o Senhor se tem desviado de ti, aliando-se com o teu próximo?
17 O Senhor fez a ti como falou através de mim; porque o Senhor irá arrancar o teu reino da tua mão, e entregá-lo ao teu próximo, Davi;
18 porquanto não ouviste a voz do Senhor nem executaste a sua grande ira sobre Amaleque, por isso o Senhor fez assim para ti, hoje.
19 O Senhor entregará a Israel, junto contigo, nas mãos dos filisteus, e, amanhã, tu e teus filhos cairão; pois o Senhor entregará o exército de Israel nas mãos dos filisteus.
20 Saul caiu, imediatamente, esticado sobre a terra, e teve muito medo por causa das palavras de Samuel; e não havia mais qualquer força nele, porquanto não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite.
21 A mulher aproximou-se de Saul e viu que ele estava muito perturbado, e disse-lhe: Eis que a tua serva tem dado ouvidos à tua voz, e pus a minha vida na minha mão, tendo ouvido as palavras que tens falado para mim.
22 Agora, pois, escuta, peço-te, a voz da tua serva, e irei pôr diante de ti um bocado de pão; comerás e serás fortalecido, e, depois, seguirás o teu caminho.
23 Ele, porém, não queria comer, e por isso os seus servos e a mulher o constrangeram. Deu, então, ouvidos à sua voz e levantou-se da terra, assentando-se sobre um banco.
24 Tinha a mulher uma novilha gorda na casa, e apressou-se e matou-a; e tomando farinha amassou-a, assando pães ázimos.
25 Pôs a carne diante de Saul e de seus servos, e eles comeram; e levantaram-se, partindo naquela noite.

Nenhum comentário: