INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 26

1 Os Zifeus vieram do país árido ao encontro de Saul, no monte, dizendo: Eis que Davi se esconde conosco na colina de Haquilá, em frente de Jesimom.
2 Então Saul levantou-se e desceu ao deserto de Zife; e com ele desceram três mil homens escolhidos de Israel, em busca de Davi, no deserto de Zife.
3 Saul acampou-se na colina de Haquilá, em frente de Jesimon, junto ao caminho; mas Davi permaneceu no deserto. E viu Davi que Saul vinha após ele, indo para o deserto.
4 Então Davi mandou espiões, e verificou que Saul estava vindo, preparado, de Queila.
5 Levantou-se Davi, furtivamente, e foi ao lugar onde Saul estava dormindo; e lá estava Abner, filho de Ner, chefe do seu exército. Saul estava dormindo em um carro, e o povo tinha se acampado ao seu redor.
6 Davi falou a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, dizendo: Quem irá comigo a Saul, ao arraial? E Abisai disse: Eu irei.
7 Então Davi e Abisai passaram entre o povo, a noite. Eis que Saul estava dormindo no carro, e a sua lança fincada no chão, perto de sua cabeça; e Abner e o seu povo dormiam ao redor.
8 Abisai disse para Davi: O Senhor tem, no dia de hoje, encerrado teu inimigo em tuas mãos. Agora, pois, irei encravá-lo na terra com a lança, de uma vez por todas; e não precisarei feri-lo novamente.
9 Entretanto, disse Davi a Abisai: Não o derrubarás; pois quem levantará a mão contra o ungido do Senhor e ficará inocente?
10 E Davi disse: Vive o Senhor, que se o Senhor não o ferir, ou não chegar o seu dia e ele morrer, ou não ir ele para a batalha e ser adicionado a seus pais, que não será assim.
11 O Senhor guarde-me de que eu venha a levantar a minha mão contra o ungido do Senhor. Agora, portanto, toma, peço-te, a lança da sua cabeceira e também o jarro de água; e retornemos.
12 Então Davi tomou a lança e o jarro de água da sua cabeceira; e eles voltaram para casa. E ninguém o viu nem o soube, porque ninguém acordou. Estavam todos dormindo, pois um estado de estupor, da parte do Senhor, havia caído sobre eles.
13 Davi, passando para o outro lado, postou-se no topo de uma colina, ao longe, havendo uma boa distância entre eles.
14 Então Davi chamou o povo, e falou com Abner, dizendo: Não respondes, Abner? E Abner respondeu, dizendo: Quem és tu que chamas?
15 E Davi disse para Abner: Não és tu um homem? E quem é semelhante a ti em Israel? Por que, então, não guardaste o teu senhor, o rei? Pois eis que um do povo saiu para destruir o teu senhor, o rei .
16 Não é bom isso que tens feito. Vive o Senhor, que sois dignos de morte, vós que guardais o vosso senhor, o rei, o ungido do Senhor. E agora, eis que vos peço pela lança do rei e a sua bilha de água. Onde estão as coisas que deveriam estar à sua cabeceira?
17 Mas Saul reconheceu a voz de Davi, e disse: Não é esta a tua voz, meu filho Davi? E Davi respondeu: Sou eu, teu servo, meu senhor, ó rei!
18 E ele disse: Por que o meu senhor persegue tanto ao seu servo? Em que pequei? Qual injustiça foi encontrada em mim?
19 E agora, meu senhor, que o rei ouça a palavra do seu servo. Se é Deus que te move contra mim, que a tua oferta seja aceitável; contudo, se são os filhos dos homens que o fazem, sejam eles amaldiçoados perante o Senhor. Pois expulsaram-me, nesse dia, para que eu não viesse a ser estabelecido na herança do Senhor, dizendo: Vai, e serve a outros deuses.
20 Contudo agora, não caia o meu sangue em terra diante do Senhor; porquanto o rei de Israel saiu para buscar vida, como o gavião noturno persegue a sua presa nas montanhas.
21 Então disse Saul: Pequei. Volta, meu filho Davi! Não irei fazer-te mal, porquanto a minha vida foi hoje preciosa aos teus olhos; mas eis que fui tolo, errando excessivamente.
22 E Davi respondeu, dizendo: Eis aqui a lança do rei. Que um dos servos venha, e leve-a.
23 O Senhor recompensará cada um segundo a sua justiça e a sua verdade; pois o Senhor te entregou, hoje, em minhas mãos. Eu, porém, não levantaria a minha mão contra o ungido do Senhor.
24 Eis que como a tua vida tem sido preciosa, neste dia, aos meus olhos, assim seja a minha vida preciosa diante do Senhor, e que ele possa me proteger e livrar de toda a aflição.
25 E Saul disse para Davi: Bendito sejas tu, meu filho. Com certeza, agirás valentemente e prevalecerás. Davi, então, seguiu o seu caminho; e Saul voltou para o seu lugar.

Nenhum comentário: