INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 26 de janeiro de 2014

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 25

1 Samuel morreu e todo o Israel congregou-se para pranteá-lo; e sepultaram-no em sua casa, em Ramá. E Davi levantou-se e desceu ao deserto de Maom.
2 Havia um homem em Maom, cujos rebanhos encontravam-se no Carmelo. Era ele um homem abastado, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.
3 O nome do homem era Nabal, e o de sua mulher Abigail. Sua esposa era sensata e muito bonita; o homem, porém, era duro e maligno nas suas ações, e grosseiro.
4 Davi ouviu, estando no deserto, que Nabal, o carmelita, estava tosquiando as suas ovelhas.
5 Então enviou Davi dez moços, dizendo-lhes: Subi ao Carmelo, ide a Nabal e falai-lhe em meu próprio nome, perguntando-lhe como está.
6 Assim lhe direis: Que tu e a tua casa prosperem em todo tempo, e tudo o que te pertence tenha prosperidade.
7 Agora, eis que ouvi dizer que os teus pastores, os quais se achavam conosco no deserto, estavam tosquiando as tuas ovelhas; e nós não os impedimos nem fizemos a eles qualquer exigência em todo o tempo que estiveram no Carmelo.
8 Pergunta aos teus moços, e eles te dirão. Que os teus servos possam, então, encontrar graça aos teus olhos, pois estamos vindo em paz. Dá, pedimos-te, tudo o que a tua mão puder encontrar a teu filho, Davi.
9 Vieram, pois, os servos e falaram essas palavras para Nabal, de acordo com todas essas palavras, em nome de Davi.
10 Mas Nabal, levantando-se abruptamente, respondeu aos servos de Davi, dizendo: Quem é Davi? e quem é o filho de Jessé? Hoje em dia há abundância de servos que abandonam, cada um, o seu senhor.
11 Irei eu tomar o meu pão e o meu vinho, e os meus animais que matei para os meus tosquiadores, e dá-los a homens os quais não sei nem mesmo de onde são?
12 Então os servos de Davi viraram as costas e, voltando, fizeram um relato para Davi, de acordo com estas palavras.
13 Davi disse aos seus homens: Cingi, cada um, a sua espada. E subiram após Davi cerca de quatrocentos homens; e duzentos ficaram com a bagagem.
14 Um dos servos anunciou-o à Abigail, esposa de Nabal, dizendo-lhe: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso senhor, porém ele voltou-lhes as costas.
15 Os homens, contudo, foram muito bons para nós, não nos impediram nem exigiram de nós qualquer coisa todos os dias que estivemos com eles.
16 Quando estávamos no campo eles eram como um muro em redor de nós, tanto de noite como de dia, todos os dias que estivemos com eles apascentando os rebanhos.
17 Agora, pois, considera e vê o que hás de fazer, porque o mal está determinado contra o nosso senhor e contra a sua casa. Ele, no entanto, é um sujeito vil, e não se pode falar-lhe.
18 Abigail, então, apressou-se, tomando duzentos pães, dois vasos de vinho, cinco ovelhas assadas, cinco efas de flor de farinha, um ômer de uvas secas e duzentas pastas de figos; e os pôs sobre jumentos.
19 E disse aos seus servos: Ide adiante de mim, e eis que eu seguirei atrás de vós. Contudo, ela não falou nada ao seu marido.
20 E veio a suceder, quando ela tinha montado seu jumento e ia descendo, encoberta pelo monte, que Davi e os seus homens vieram ao seu encontro; e ela deparou-se com eles.
21 Disse Davi: Talvez porque eu tenha guardado todos os seus bens no deserto é que ele tem agido mal para comigo. Pois não demos ordem para tomar qualquer coisa de todos os seus bens. Ainda assim, pagou-me o mal com o bem.
22 Assim faça Deus a Davi, e outro tanto, se eu deixar um só do sexo masculino vivo de tudo o que pertence a Nabal, até de manhã.
23 Abigail viu Davi, e, apressando-se, desceu do jumento e curvou-se diante dele sobre o seu rosto. E fez-lhe reverência, curvando-se até o chão.
24 Tendo caído aos seus pés, disse: Para mim, meu senhor, seja o meu erro. Deixa, peço-te, que a tua serva possa falar aos teus ouvidos; e ouve as palavras da tua serva.
25 Não leve o meu senhor, peço-te, a sério este homem pestilento, pois de acordo com o seu nome assim ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; porém eu, tua serva, não vi os servos de meu senhor, que enviaste.
26 Agora, meu senhor, como vive o Senhor e vive a tua alma, porquanto o Senhor te impediu de vir contra o sangue inocente e executar vingança por ti mesmo, que os teus inimigos e os que procuram fazer o mal contra o meu senhor, tornem-se, portanto, como Nabal.
27 Aceita, pois, esse sinal de boa vontade que a tua serva trouxe ao meu senhor; e tu o darás aos servos, aos que esperam no meu senhor.
28 Remove, peço-te, a transgressão do teu servo, porque o Senhor irá, certamente, fazer para o meu senhor uma casa firme; pois o Senhor guerreia as guerras do meu senhor, e nenhum mal será encontrado em ti.
29 Se um homem levantar-se para perseguir -te e buscar a tua vida, deverá a vida de meu senhor ser atada no feixe da vida com o Senhor Deus; e tu arrojarás a vida de teus inimigos como do meio de uma funda.
30 E será que quando o Senhor tiver feito para o meu senhor todas as coisas boas que ele tem falado acerca de ti, fazendo-te reinar sobre Israel,
31 então não será esta uma abominação e ofensa ao meu senhor, o haver ele derramado sangue inocente sem motivo, e que o meu senhor se tenha vingado a si mesmo. E, assim, que o Senhor possa fazer o bem para o meu senhor; e lembrar-te-ás da tua serva a fim de fazer-lhe o bem.
32 Davi respondeu à Abigail: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro!
33 Bendita seja a tua conduta, e bendita sejas tu que me tens impedido, neste dia, de vir a derramar sangue e de vingar-me a mim mesmo.
34 Porquanto, certamente, como vive o Senhor, Deus de Israel, o qual me impediu de fazer-te mal neste dia, se não tivesses te apressado em vir ao meu encontro seria como eu disse: Com certeza, não será deixado para Nabal, até a manhã, um só do sexo masculino.
35 Então Davi tomou da sua mão tudo o que ela trouxera para ele, e disse-lhe: Vai em paz para a tua casa. Vê que dei ouvidos à tua voz, e aceitei a tua petição.
36 Abigail voltou, então, para Nabal, e eis que ele dava um banquete em sua casa, como o banquete de um rei. O coração de Nabal achava-se alegre dentro dele; e estava muito bêbado. Ela, entretanto, não lhe disse nada, nem pouco nem muito, até a luz da manhã.
37 E sucedeu pela manhã, quando Nabal estava recuperado do seu vinho, que a sua mulher relatou-lhe estas palavras, e o seu coração desfaleceu, ficando ele como uma pedra.
38 E aconteceu, depois de cerca de dez dias, que o Senhor feriu a Nabal e ele morreu.
39 Davi ouviu-o, e disse: Bendito seja o Senhor que julgou a causa de minha afronta da mão de Nabal, e livrou o seu servo do poder do mal. O Senhor, porém, voltou a maldade de Nabal sobre a sua própria cabeça. E enviou Davi os seus homens, falando-lhes a respeito de Abigail, a fim de tomá-la para si mesmo como uma mulher.
40 Os servos de Davi chegaram à Abigail no Carmelo e falaram-lhe, dizendo: Davi enviou-nos a ti, a fim de te tomarmos para ele como mulher.
41 Então ela se ergueu, fez-lhes reverência com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva é como uma criada para lavar os pés dos servos de meu senhor.
42 Abigail levantou-se, montando seu jumento; e cinco moças a seguiram. E ela foi atrás dos servos de Davi, tornando-se sua esposa.
43 Davi tomou também a Ainoã, de Jezreel; e ambas eram suas esposas.
44 Pois Saul dera Mical, sua filha, mulher de Davi, a Palti, filho de Laís, que era de Galim.

Nenhum comentário: