INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 23

1 Foi relatado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus fazem guerra contra Queila, roubam e pisam nas eiras.
2 Davi, então, consultou ao Senhor, dizendo: Irei eu, e ferirei esses filisteus? E o Senhor disse: Vai, pois ferirás a esses filisteus e salvarás a Queila.
3 Porém, os homens de Davi disseram-lhe: Eis que estamos temerosos aqui em Judá. Como será, então, se formos para Queila? Deveríamos ir atrás dos despojos dos filisteus?
4 Davi consultou mais uma vez ao Senhor, e o Senhor lhe respondeu, dizendo: Levanta-te e desce à Queila, porque hei de entregar os filisteus nas tuas mãos.
5 Então Davi e os homens que estavam com ele foram para Queila e pelejaram contra os filisteus, que fugiram de diante dele; e eles levaram o seu gado, ferindo-os com grande matança. Assim, Davi salvou os moradores de Queila.
6 E sucedeu quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, que ele desceu junto dele para Queila, tendo um éfode na mão.
7 Foi anunciado a Saul que Davi tinha ido para Queila. E disse ele: Deus entregou-o em minhas mãos; pois está encerrado, tendo entrado em uma cidade com portas e ferrolhos.
8 Saul, então, ordenou a todo o povo que descesse para a guerra contra Queila, a fim de cercarem a Davi e aos seus homens.
9 Contudo Davi sabia que Saul falara abertamente de fazer o mal contra ele, e disse a Abiatar, o sacerdote: Traze a estola sacerdotal do Senhor.
10 E Davi disse: Senhor, Deus de Israel, teu servo tem ouvido dizer, com certeza, que Saul procura vir contra Queila, para destruir a cidade por minha causa.
11 Abster-se-ão os moradores do lugar? E agora, descerá Saul conforme o teu servo tem ouvido? Senhor, Deus de Israel, fala ao teu servo. E o Senhor disse: Abster-se-ão.
12, 13 Davi, então, se levantou, e os homens com ele, em número de cerca de quatrocentos, e saíram de Queila, indo para onde pudessem ir. Foi dito a Saul que Davi tinha escapado de Queila, e ele desistiu de vir.
14 Habitou Davi em Maserém, no deserto, nas passagens estreitas; e habitou na montanha de Zife, numa terra árida. Saul buscava-o continuamente, porém o Senhor não o entregou em suas mãos.
15 Mas Davi soube que Saul saíra em busca dele. Davi estava, nesse tempo, na montanha árida, na nova Zife.
16 Jônatas, filho de Saul, levantou-se e foi ao encontro de Davi em Quene, e estreitaram as suas mãos no Senhor.
17 E ele disse-lhe: Não temas, porque a mão de Saul, meu pai, não deverá encontrar-te. Serás rei sobre Israel, e eu serei o segundo depois de ti. Saul, meu pai, sabe disso.
18 Então ambos fizeram aliança perante o Senhor. E habitou Davi em Quene. Jônatas, porém, voltou para sua casa.
19 Os zifeus vieram do país árido para Saul, ao monte, dizendo: Não está Davi escondido conosco em Horessa, nos estreitos, em Quena, na colina de Haquilá que está à direita de Jesimom?
20 Agora, portanto, de acordo com o desejo do rei de descer até nós, vem; pois o temos aprisionado nas mãos do rei.
21 E Saul disse-lhes: Bem-aventurados sois do Senhor, pois vos tendes preocupado por minha causa.
22 Ide, peço-vos, e fazei todos os preparativos rapidamente, marcando o lugar onde o seu pé deverá estar, conforme falastes, a fim de que não aja ele astutamente.
23 Buscai saber, e informai-vos de tudo. Então eu irei convosco, e deverá ser que se ele estiver na terra buscá-lo-ei entre todos os milhares de Judá.
24 Os zifeus se levantaram para irem adiante de Saul. E Davi e os seus homens estavam no deserto de Maom, para o oeste, à direita de Jesimon.
25 Saul e os seus homens foram em busca dele. E o relataram para Davi, indo ele até a rocha que estava no deserto de Maom. Saul, tendo ouvido isto, foi atrás de Davi, para o deserto de Maom.
26 Saul e os seus homens estavam caminhando de um lado da montanha, e Davi e os seus caminhavam do outro lado. E Davi tratava de esconder-se para escapar de Saul. Entretanto, Saul e os seus homens fecharam o cerco contra Davi e os que estavam com ele, a fim de levá-los.
27 E veio um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te e vem para cá, porque os filisteus acabam de invadir a terra.
28 Então Saul cessou de perseguir a Davi, e foi ao encontro dos filisteus. Por este motivo aquele lugar foi chamado a Rocha Dividida.
29 E Davi levantou-se dali, habitando nas passagens estreitas de En-Gedi.

Nenhum comentário: