INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 12 de janeiro de 2014

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 22

1 Davi retirou-se dali, e escapou, indo para a caverna de Adulão. Seus irmãos e a casa de seu pai ouviram-no, e foram até lá, ao seu encontro.
2 Chegou-se para ele cada um que estava em perigo, cada um que estava endividado e cada um que tinha qualquer problema, tornando-se ele o seu líder. E havia com ele cerca de quatrocentos homens.
3 Davi partiu dali para Mispa de Moabe, e disse ao rei de Moabe: Permita, peço-te, que meu pai e minha mãe permaneçam aqui contigo até que eu saiba o que Deus irá fazer comigo.
4 Convenceu ele o rei de Moabe, e eles moraram com ele por todo o tempo em que Davi permaneceu escondido.
5 Todavia Gade, o profeta, disse a Davi: Não fiques escondido. Vai, entra na terra de Judá. Então Davi foi, e habitou na cidade de Serique.
6 Ouviu Saul que Davi fora encontrado e que os seus homens estavam com ele. Saul estava no morro abaixo do campo que está em Ramá, e tinha na mão a sua lança; e todos os seus servos estavam junto dele.
7 Então Saul disse aos seus servos, os quais estavam com ele: Ouvi agora, filhos de Benjamim! Virá, realmente, a suceder que o filho de Jessé irá dar a todos vós terras e vinhas, e irá fazer de vós todos capitães de centenas e capitães de milhares de pessoas?
8 Estareis vós conspirando contra mim, e não haverá ninguém que me informe, enquanto que o meu próprio filho tem feito aliança com o filho de Jessé? Não haverá nenhum de vós que se doa de mim e me informe que o meu filho tem sublevado meu servo contra mim como um inimigo, como se vê neste dia?
9 Então Doegue, o sírio, que estava sobre as mulas de Saul, respondeu, dizendo: Vi o filho de Jessé quando veio para Nobe a Aimeleque, filho de Aitube, o sacerdote.
10 O sacerdote consultou a Deus por ele, dando-lhe provisões e a espada de Golias, o filisteu.
11 Então o rei mandou chamar a Aimeleque, filho de Aitube, e todos os filhos de seu pai, os sacerdotes que estavam em Nobe; e todos eles vieram ao rei.
12 Disse Saul: Ouve, filho de Aitube. E ele disse: Eis que estou aqui. Dizei, meu senhor.
13 E disse-lhe Saul: Por que tu e o filho de Jessé conspiraram contra mim, para dares-lhe pão e espada? Deverias tu consultar a Deus por ele, a fim de o levantar contra mim como um inimigo, tal como é neste dia?
14 Mas ele respondeu ao rei, dizendo: Quem é entre todos os teus servos fiel como Davi, ele que é um genro do rei, executor de todas as tuas ordens e honrado na tua casa?
15 Comecei eu, hoje, a consultar a Deus por ele? De modo nenhum. Que o rei não intente acusação contra o seu servo e contra toda a casa de meu pai; pois o teu servo não sabe, em todas essas questões, qualquer coisa grande ou pequena.
16 Porém, o rei Saul disse: Hás de morrer, Aimeleque, tu e toda a casa de teu pai.
17 E o rei disse aos lacaios que o serviam: Aproximai-vos e matai os sacerdotes do Senhor, porquanto a sua mão é com Davi, e porque sabiam que ele fugia e não me informaram. Porém os servos do rei não quiseram levantar as mãos para lançá-las sobre o sacerdote do Senhor.
18 Disse o rei a Doegue: Volta-te, e arremete contra os sacerdotes. Então Doegue, o sírio, se voltou e matou os sacerdotes do Senhor, naquele dia, trezentos e cinco homens, todos eles vestindo um manto sacerdotal.
19 E feriu a Nobe, a cidade do sacerdote, com o fio da espada, tanto os homens como as mulheres, os meninos e as crianças de peito; e os bezerros, os bois e as ovelhas.
20 Porém um filho de Aimeleque, filho de Aitube, cujo nome era Abiatar, escapou, fugindo para Davi.
21 Abiatar contou para Davi que Saul havia matado todos os sacerdotes do Senhor.
22 E disse Davi a Abiatar: Bem sabia eu, naquele dia, que Doegue, o Sírio, certamente iria contar para Saul. Sou culpado da morte da casa de teu pai.
23 Habita comigo, não temas, porquanto sempre que eu buscar um lugar seguro para a minha alma também irei buscá-lo para a tua. Estarás seguramente guardado enquanto permaneceres comigo.

Nenhum comentário: