INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 9

1 Havia um homem dos filhos de Benjamim cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, o qual era filho de um benjamita. Era, ele, um homem poderoso.
2 Esse homem teve um filho cujo nome era Saul, de grande estatura, o qual era homem formoso; e não havia entre os filhos de Israel um mais belo do que ele, sendo mais alto do que todas as pessoas, sobressaindo-as de seus ombros para cima.
3 As jumentas de Quis, o pai de Saul, perderam-se, e Quis disse a Saul, seu filho: Toma contigo um dos moços; levanta-te, pois, e vai procurar as jumentas.
4 Eles passaram pelas montanhas de Efraim, como também pela terra de Salisa, e não as acharam; e passaram à terra de Saalim, mas elas não estavam lá; e passaram à terra de Benjamim, e não as encontraram.
5 Quando chegaram a Zufe, disse Saul ao seu moço, que estava com ele: Vem, voltemos, para que meu pai não esqueça as jumentas e passe a se preocupar conosco.
6 Porém o jovem disse-lhe: Eis que há um homem de Deus nesta cidade, o qual goza de grande reputação; tudo o que ele falar irá, certamente, acontecer. Agora, então, vamos encontrá-lo, e eis que ele poderá esclarecer-nos o nosso caminho, no qual devemos andar.
7 Então Saul disse ao seu moço, que estava com ele: Vamos. Porém, o que havemos de levar para o homem de Deus? Pois os pães em nossos alforjes já se acabaram, e não temos nada mais que nos pertença para levar-lhe.
8 Respondeu o jovem a Saul, dizendo: Eis que ainda se encontra na minha mão um quarto de um siclo de prata. Tu o darás ao homem de Deus, e ele nos mostrará o caminho.
9 Ora, antigamente, em Israel, cada um que ia para consultar a Deus dizia: Vinde, vamos ao vidente! Porque o povo, dantes, chamava ao profeta de vidente.
10 E Saul disse ao seu moço: Disseste bem; levanta-te, e partamos. E eles foram para a cidade onde o homem de Deus se encontrava.
11 Quando iam subindo à cidade eles encontraram donzelas que saiam para tirar água, e perguntaram-lhes: Está aqui o vidente?
12 E as donzelas responderam-lhes, dizendo: Ele está, e eis que se encontra bem diante de vós; pois vem, agora, para a cidade, por causa deste dia. Porquanto há hoje um sacrifício para o povo, em Bema.
13 Assim que houverdes entrado na cidade o encontrareis lá, antes que suba a Bema para comer; porque o povo não comerá até que chegue. Pois ele abençoa o sacrifício, e depois os convidados comem. Agora, então, subi, porque havereis de encontrá-lo, por causa do dia santo.
14 Eles foram até a cidade, e, quando estavam entrando no meio dela, eis que Samuel veio ao seu encontro, para subir a Bema.
15 Ora, o Senhor desvelara os ouvidos de Samuel um dia antes de Saul vir a ele, dizendo-lhe:
16 Nesta mesma hora, amanhã, enviar-te-ei um homem da terra de Benjamim, e tu o ungirás para ser chefe do meu povo de Israel; e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus. Porquanto eu observei a humilhação do meu povo, e o seu clamor chegou a mim.
17 Samuel olhou para Saul, e o Senhor disse-lhe: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este reinará sobre o meu povo.
18 Aproximou-se Saul de Samuel, no meio da cidade, e perguntou-lhe: Diz-me, agora, qual é a casa do vidente?
19 E Samuel respondeu a Saul, dizendo: Eu o sou. Vai adiante de mim para Bema, e come comigo, neste dia. Despedir-te-ei pela manhã, e dir-te-ei tudo o que há no teu coração.
20 E a respeito de tuas jumentas, que estão perdidas há três dias, não te preocupes com elas, pois já foram encontradas. E a quem a excelência de Israel pertence? Não é esta para ti e a casa de teu pai?
21 Saul respondeu, e disse: Não sou eu filho de um benjamita, a menor tribo do povo de Israel? E da menor família de toda a tribo de Benjamim? Por que, então, tens falado comigo de acordo com essa palavra?
22 Então Samuel tomou a Saul e a seu servo e levou-os para a pousada, colocando-os em um dos lugares entre os principais daqueles que foram chamados, que eram cerca de setenta homens.
23 E Samuel disse ao cozinheiro: Dá- me a porção que eu te entreguei, aquela que te disse para colocares à parte.
24 Ora, o cozinheiro tinha fervido a espádua, e colocou-a diante de Saul. E Samuel disse para Saul: Eis o que foi reservado, e está posto diante de ti. Come, porque isto foi dado para ti como um testemunho, em preferência aos outros. Toma do mesmo. E Saul comeu com Samuel naquele dia.
25 Então desceu Samuel de Bema para a cidade, e prepararam um alojamento para Saul no terraço. E ele deitou-se.
26 Aconteceu que quando a manhã raiou Samuel chamou Saul no terraço, dizendo: Levanta-te, e irei despedir-te. Saul se levantou, e ele e Samuel saíram.
27 Enquanto desciam a uma parte da cidade, Samuel disse para Saul: Fala com o jovem, e fá-lo partir antes de nós. Tu, porém, permanece hoje, e ouve a palavra de Deus.

Nenhum comentário: