INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 7

1 Então os homens de Quiriate-Jearim vieram e trouxeram a arca da aliança do Senhor. Levaram-na para a casa de Aminadabe, no monte, e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca da aliança do Senhor.
2 Aconteceu, depois que a arca estava em Quiriate-Jearim, que os dias se passaram, chegando o tempo a vinte anos; e toda a casa de Israel seguiu ao Senhor.
3 E Samuel falou a toda a casa de Israel, dizendo: Se, com todo o vosso coração, retornardes para o Senhor, tirando os deuses estranhos e os bosques do meio de vós, e se predispordes os vossos corações para servir ao Senhor, servindo a ele somente, então ele vos livrará da mão dos filisteus.
4 E os filhos de Israel tiraram os baalins e os bosques de Astarote, e serviram ao Senhor somente.
5 Disse Samuel: Congregai a todo Israel em Mispa, e eu irei orar por vós ao Senhor.
6 Ajuntaram-se eles em Mispa, e tiraram água, derramando-a sobre a terra, diante do Senhor. E jejuaram naquele dia, dizendo: Pecamos diante do Senhor. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa.
7 Os filisteus ouviram que todos os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, e os seus chefes subiram contra Israel. Ouviram-no os filhos de Israel, e temeram diante dos filisteus.
8 Os filhos de Israel disseram a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor, teu Deus, por nós, e ele nos salvará da mão dos filisteus.
9 Então Samuel tomou um cordeiro de mama e ofereceu-o, com todas as pessoas, como um holocausto para o Senhor. Samuel clamou ao Senhor por Israel, e o Senhor o ouviu.
10 Estava Samuel oferecendo o holocausto quando os filisteus chegaram à peleja contra Israel. Todavia, o Senhor trovejou com um som poderoso, naquele dia, contra os filisteus, e eles foram confundidos e transtornados diante de Israel.
11 Os homens de Israel saíram de Mispa e perseguiram os filisteus, ferindo-os até abaixo de Bete-Car.
12 Samuel tomou uma pedra e a pôs entre Mispa e a parte antiga da cidade, e chamou o nome dela Ebenézer, pedra daquele que ajuda, dizendo: Até aqui o Senhor nos ajudou.
13 Deste modo o Senhor humilhou os filisteus, e eles não mais entraram na fronteira de Israel; e a mão do Senhor foi contra os filisteus por todos os dias de Samuel.
14 As cidades que os filisteus tomaram dos filhos de Israel foram restituídas, e recuperaram-nas para Israel, desde Ecrom até Gate, tomando a fronteira de Israel da mão dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus.
15 Samuel julgou a Israel por todos os dias de sua vida.
16 Ele ia, ano após ano, rodeando entre Betel, Gilgal e Mispa; e julgava a Israel em todos esses lugares consagrados.
17 Retornava, então, para Quiriate-Jearim, porque era ali a sua casa, e onde julgava a Israel. E edificou, ali, um altar ao Senhor.

Nenhum comentário: