INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 6

1 Permaneceu a arca sete meses no país dos filisteus, e a sua terra produziu enxames de ratos.
2 Então os filisteus chamaram os seus sacerdotes e profetas, e os seus encantadores, dizendo-lhes: Que faremos com a arca do Senhor? Mostrai-nos como havemos de enviá-la para o seu lugar.
3 E responderam: Se mandardes embora a arca da aliança do Senhor, Deus de Israel, não a enviareis de qualquer jeito, de mãos vazias; fazei-lhe, porém, uma oferta com relação à praga, e, então, sereis curados. E uma expiação será feita por vós. Não deveria ser assim que a sua mão se afastaria de nós?
4 E eles disseram: Qual é a oferenda que devemos fazer-lhe, a respeito da praga? E responderam:
5 De acordo com o número dos principais dos filisteus, cinco tumores de ouro; pois a praga se encontra em vós, e em vossos chefes, e em todas as pessoas. E ratos de ouro, a semelhança dos ratos que destroem a vossa terra. E dareis glória ao Senhor, para que ele desvie a sua mão de sobre vós, e de vossos deuses, e da vossa terra. 
6 E por que endureceis os vossos corações, como o Egito e Faraó endureceram os seus? Não foi dessa maneira que aconteceu, quando ele zombou deles, que deixaram ir o povo, e eles partiram?
7 Agora, então, apanhai madeira e fazei um vagão novo, e tende à mão duas vacas que já tenham parido pela primeira vez, sem os seus bezerros; fazei jugo das vacas à carroça, mas levai os bezerros de volta para casa.
8 Tomareis a arca e a colocareis no vagão, e havereis de anexar-lhe os artigos de ouro para oferta pela culpa, em um cofre, ao lado dela; e a deixareis ir, enviando-a para longe; e dela vos afastareis.
9 Ficareis olhando, e se ela seguir o caminho de suas fronteiras, ao longo de Bete-Semes, foi ele mesmo quem trouxe sobre nós esta grande aflição; mas, se não, então saberemos que a sua mão não tocou-nos, e foi por acaso que tudo isto nos aconteceu.
10 Os filisteus fizeram assim. Tomaram duas vacas que tinham parido pela primeira vez e as atrelaram ao vagão, e encerraram os bezerros em casa.
11 E puseram a arca do Senhor, como também o cofre com os ratos de ouro, no vagão.
12 As vacas iam seguindo o seu caminho, em direção a Bete-Semes; e foram ao longo de uma trilha. Esforçavam-se, e não se desviavam nem para a direita nem para a esquerda; e os chefes dos filisteus iam após elas, até a fronteira de Bete-Semes.
13 Os bete-semitas estavam colhendo a safra do trigo no vale, e, levantando os olhos, avistaram a arca do Senhor; e regozijaram-se para recebê-la.
14 A carroça entrou no campo de Josué, que estava em Bete-Semes, e puseram lá uma grande pedra; e retiraram a madeira da carroça, oferecendo as vacas por um holocausto ao Senhor.
15 Os levitas trouxeram a arca do Senhor, como também o cofre que estava com ela, e os artigos de ouro que estavam dentro dele, e colocaram-nos em cima da grande pedra; e os homens de Bete-Semes ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas, naquele dia, ao Senhor.
16 Os cinco chefes dos filisteus o viram, e voltaram para Ecrom, no mesmo dia.
17 São estes os tumores de ouro que os chefes dos filisteus deram como oferta pela transgressão para o Senhor: um por Asdode, um por Gaza, um por Ascalom, um por Gate e um por Ecrom.
18 E os ratos de ouro eram segundo o número de todas as cidades dos filisteus pertencentes aos cinco príncipes, desde a cidade fortificada até a aldeia dos ferezeus, alcançando a grande pedra sobre a qual puseram a arca da aliança do Senhor, a qual estava no campo de Josué, o bete-semita.
19 Contudo os filhos de Jeconias não estavam satisfeitos com os homens de Bete-Semes, porquanto eles olharam para a arca do Senhor. Então o Senhor feriu dentre eles cinquenta mil e setenta homens; e o povo se entristeceu, porque o Senhor tinha infligido às pessoas uma praga mui grande.
20 Os homens de Bete-Semes disseram: Quem será capaz de passar diante deste santo Senhor Deus? E para quem a arca do Senhor deverá ir, a partir de nós?
21 E mandaram mensageiros para os habitantes de Quiriate-Jearim, dizendo: Os filisteus enviaram a arca do Senhor. Descei, e levai-a para a vossa casa.

Nenhum comentário: