INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 14 de setembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 2

1 E ela disse: O meu coração é firme no Senhor, a minha força está exaltada no meu Deus! A minha boca abre-se contra os meus inimigos, tenho me regozijado na tua salvação.
2 Pois não há ninguém santo como o Senhor, e não há um só que seja justo como o nosso Deus, nenhum santo além de ti.
3 Não te vanglories e não profiras coisas muito elevadas, nem permitas que palavras altissonantes saíam de tua boca, pois o Senhor é o Deus da sabedoria, e ele prepara os seus próprios projetos.
4 O arco dos fortes foi enfraquecido, e os fracos têm-se cingido de força.
5 Os que estavam cheios de pão são humilhados, mas os famintos desapareceram da terra; porquanto a estéril teve sete filhos, e a que abundava em crianças se enfraqueceu.
6 O Senhor mata e faz viver; ele faz descer à sepultura e traz para cima.
7 O Senhor empobrece e enriquece; ele põe para baixo e alteia.
8 Ele levanta os pobres da terra e tira o necessitado do monturo para sentá-lo com os príncipes do povo, fazendo-o herdar o trono de glória;
9 concede a sua petição ao que ora e abençoa os anos do justo. Pois por força não pode o homem prevalecer.
10 O Senhor enfraquecerá aquele que é seu adversário. O Senhor é santo. Que o homem sábio não se vanglorie na sua sabedoria, e o poderoso não se exalte em sua força; que o homem rico não se glorie em sua riqueza. Porém, aquele que se gloria glorie-se nisso: em entender e conhecer ao Senhor para executar juízo e justiça no meio da terra. O Senhor subiu aos céus e trovejou. Ele julgará as extremidades da terra; ele dá força aos nossos reis e exaltará o poder do seu Cristo. Então ela o deixou ali, diante do Senhor;
11 e partiu para Ramataim. Mas a criança ministrava na presença do Senhor, junto de Eli, o sacerdote.
12 Entretanto, os filhos de Eli, o sacerdote, eram filhos malignos, não conhecendo o Senhor.
13 A exigência do sacerdote para cada uma das pessoas que sacrificavam era esta: o servo do sacerdote vinha, quando a carne estava cozinhando, e um garfo de carne com três dentes estava em sua mão;
14 e metia-o no grande caldeirão, ou no vaso de bronze, ou na panela; e tudo o que viesse com o garfo, da carne, o sacerdote tomava para si. Assim faziam a todo o Israel, aos que vinham para sacrificar ao Senhor em Silo.
15 Mas antes que a gordura fosse queimada em aroma agradável o servo do sacerdote vinha e dizia ao homem que sacrificava: Dá carne de assar ao sacerdote, pois de modo algum tirarei de ti carne cozida para fora do caldeirão.
16 Todavia, se o homem que sacrificava dissesse: Deixa, primeiro, que a gordura seja queimada, como deve ser, e depois toma para ti de todas as coisas que a tua alma deseja; então ele diria: Não, mas tu hás de dar-me agora; e, se não, irei tomá-la à força.
17 Deste modo, o pecado dos jovens era muito grande diante do Senhor; pois eles desprezavam a oferta do Senhor.
18 E Samuel ministrava perante o Senhor, uma criança cingida de um éfode de linho.
19 Sua mãe lhe fazia uma pequena túnica e trazia-a para ele, de ano em ano, quando ia em companhia de seu marido a fim de oferecer o sacrifício anual.
20 Eli abençoou a Elcana e a sua esposa, dizendo: O Senhor te recompense, concedendo-te uma descendência desta mulher em troca do empréstimo que fizeste para o Senhor. E o homem voltou para o seu lugar.
21 O Senhor visitou Ana, e ela teve, ainda, três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia diante do Senhor.
22 Era já Eli mui velho, tendo ouvido o que seus filhos faziam aos filhos de Israel.
23 E disse-lhes: Por que fazeis de acordo com esta coisa que ouvi da boca de todo o povo do Senhor?
24 Não, meus filhos! Pois o que eu ouço não é bom. Não o façais, porquanto os relatos que ouço não são bons; e, por causa disso, as pessoas não servem a Deus.
25 Se um homem vier a pecar de qualquer maneira contra outro, então eles deverão orar por ele ao Senhor; porém, se um homem pecar contra o Senhor, quem intercederá por ele? Contudo, eles não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor, por todos os meios, intentava destrui-los.
26 E o menino Samuel crescia, sendo favorecido de Deus e dos homens.
27 Então um homem de Deus veio a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Eu me revelei claramente à casa de teu pai quando eles eram servos no Egito, servindo a casa de Faraó .
28 E escolhi a casa de teu pai, de todas as tribos de Israel, a fim de me servir no ofício de sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso e trazer o éfode perante mim. E dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel, para alimento.
29 De onde, então, olhaste para a minha oferenda de incenso e para a minha oferta de carne com um olhar desavergonhado, e tens honrado teus filhos acima de mim, de modo que eles deveriam abençoar-se com os primeiros frutos de todos os sacrifícios de Israel, antes de mim?
30 Portanto, assim diz o Senhor Deus de Israel: eu disse que a tua casa e a casa de teu pai deveriam permanecer diante de mim para sempre; todavia, agora, o Senhor diz: longe de mim tal coisa, porque só irei honrar aquele me honra, mas aquele que me considera como nada será desprezado.
31 Eis que vêm os dias quando irei destruir a tua descendência e a descendência da casa de teu pai,
32 e não terás um ancião em minha casa, para sempre.
33 Mas eis que se eu não desarraigar algum homem dos teus do meu altar, virá a acontecer que os seus olhos irão falhar e a sua alma perecerá; e todo aquele que ainda ficar em tua casa cairá pela espada dos homens.
34 E quanto a isto que sobrevirá aos teus dois filhos, Hofni e Finéias, será para ti um sinal: em um só dia eles irão, ambos, morrer.
35 Eu suscitarei para mim um sacerdote fiel que fará tudo o que está no meu coração e na minha alma. Edificar-lhe-ei uma casa firme, e ele andará diante do meu Cristo, para sempre.
36 E sucederá que todo aquele que sobreviver na tua casa virá a fazer reverência diante dele por um pequeno pedaço de prata, dizendo: Estabelece-me em um dos ofícios sacerdotais, a fim de que possa comer pão.

Nenhum comentário: