INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 1

1 Havia um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeorão, filho de Eliú, filho de Toú, em Nasibe Efraim.
2 Tinha, ele, duas esposas: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não tinha nenhum filho.
3 Subia o homem a cada ano de sua cidade, de Ramataim, para adorar e sacrificar ao Senhor Deus dos Exércitos em Silo. E lá estavam Eli e seus dois filhos, Ofni e Finéias, sacerdotes do Senhor.
4 Chegou o dia e Elcana, tendo sacrificado, deu porções à Penina, sua esposa, e a seus filhos.
5 Mas a Ana deu uma porção privilegiada, porque ela não tinha filhos. Elcana amava a Ana mais do que a outra, porém o Senhor lhe havia cerrado a madre.
6 Pois o Senhor não lhe dera nenhuma criança, em sua aflição, respondendo a angústia de seu tormento. E ela estava desanimada por causa disso, porque o Senhor lhe fechara a madre, para não dar-lhe um filho.
7 E assim ela procedia, de ano em ano, quando subia para a casa do Senhor. Ficava desencorajada, chorava e não comia.
8 Elcana, seu marido, disse-lhe: Ana! E ela respondeu: Eis-me aqui, meu senhor! E ele lhe disse: Que tens tu, por que choras? Por que não comes? E por que te fere o teu coração? Não sou eu melhor para ti do que dez filhos?
9 Então Ana levantou-se, depois que comeram, em Silo, ficando em pé diante do Senhor. Eli, o sacerdote, estava em um assento junto à entrada do templo do Senhor.
10 Achava-se ela mui triste em seu espírito, e orou ao Senhor, chorando copiosamente;
11 e fez um voto ao Senhor, dizendo: Ó Senhor, Deus dos Exércitos! Se tu, verdadeiramente, olhares para a humilhação de tua serva e de mim te lembrares, e se deres a tua serva um menino, então eu o dedicarei para ti até o dia de sua morte. Não beberá vinho nem bebida forte, nem passará navalha sobre a sua cabeça.
12 E sucedeu, enquanto ela estava orando muito diante do Senhor, que Eli, o sacerdote, observou a sua boca.
13 Falava ela em seu coração, e os seus lábios se moviam; porém a sua voz não era ouvida. Então Eli considerou-a uma mulher embriagada.
14 Disse-lhe o servo de Eli: Por quanto tempo estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho, e sai da presença do Senhor.
15 Ana, porém, respondeu-lhe: Não, meu senhor. Estou vivendo dias difíceis, e não tenho bebido vinho nem bebida forte; tão somente estou derramando a minha alma perante o Senhor.
16 Não tenhas a tua serva por filha de Belial. Em razão da minha grande perturbação foi que continuei a oração até agora.
17 Eli respondeu, e disse-lhe: Vai em paz. O Deus de Israel te conceda toda a tua petição, a qual lhe pediste.
18 Disse-lhe ela: Tua serva tem achado graça aos teus olhos. E a mulher seguiu o seu caminho, entrando em sua tenda e comendo e bebendo com o seu marido; e o seu semblante já não era triste.
19 No início da manhã eles subiram para adorar ao Senhor, e seguiram o seu caminho. Elcana entrou em sua casa em Ramataim, tendo relações com a sua esposa Ana. E o Senhor lembrou-se dela, e concebeu.
20 Aconteceu, quando o tempo chegou, que ela deu à luz um filho a quem pôs o nome de Samuel, e disse: Porque pedi-o ao Senhor, Deus dos Exércitos.
21 Então o homem Elcana e toda a sua casa subiram para oferecer em Silo o sacrifício anual e seus votos, e todos os dízimos da sua terra.
22 Ana, porém, não quis ir com ele, pois disse a seu marido, não subirei até que a criança cresça, e quando o tiver desmamado; então ele deverá ser apresentado perante o Senhor, e irá permanecer lá para sempre.
23 Elcana, seu marido, disse-lhe: Faze o que parecer bem aos teus olhos; permanece aqui até que o tenhas desmamado. Tão somente que o Senhor possa estabelecer o que sai da tua boca. A mulher ficou, e amamentou seu filho, até que o desmamou.
24 E foi com ele para Silo, com um bezerro de três anos de idade, pães, um efa de flor de farinha e um odre de vinho. Entrou na casa do Senhor, em Silo; e a criança estava junto com eles.
25 Trouxeram-no perante o Senhor, e seu pai matou a sua oferta, que oferecia a cada ano para o Senhor. Aproximou a criança, e matou o bezerro; Então Ana, a mãe da criança, levou-o para Eli.
26 Disse-lhe ela: Ah, meu senhor! Tão certo como vive a tua alma, eu sou aquela mulher que estava aqui contigo, enquanto orava ao Senhor.
27 Por este menino orava eu, e o Senhor concedeu o meu pedido, o qual eu lhe pedia.
28 Entrego-o ao Senhor por todos os dias em que ele viver, como uma oferta para o Senhor. 

Nenhum comentário: