INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 25 de agosto de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 18

1 Naqueles dias não havia rei em Israel, e a tribo de Dã procurava para si uma herança onde habitasse; porque nenhuma herança tinha saído para ela até aquele dia, no meio das tribos dos filhos de Israel.
2 Os filhos de Dã enviaram de suas famílias cinco homens valorosos, partindo de Zorá e Estaol, a fim de espiar a terra e examiná-la. E disseram-lhes: Ide e espiai a terra. Vieram eles até o monte de Efraim, à casa de Mica, e passaram a noite ali.
3 Na casa de Mica reconheceram a voz do moço, do levita; viram-no ali, e disseram-lhe: Quem te trouxe para cá? O que fazes neste lugar? Que tens aqui?
4 Respondeu-lhes: Assim e assim Mica fez para mim; ele me contratou, e tornei-me seu sacerdote.
5 E eles lhe disseram: Consulta agora a Deus, e saberemos se o nosso caminho, no qual estamos indo, irá prosperar.
6 O sacerdote disse-lhes: Ide em paz; o caminho em que seguis está diante do Senhor.
7 Os cinco homens, então, partiram, vindo para Laís; e viram o povo no meio dela habitando em segurança, à vontade, como é o costume dos sidônios. Não havia ninguém que praticasse qualquer perversão ou coisa vergonhosa na terra, nenhum herdeiro extorquindo tesouros, estando eles longe dos sidônios e não tendo relações com ninguém.
8 Os cinco homens chegaram a seus irmãos em Zorá e Estaol, dizendo-lhes: Porque vos assentais aqui, ociosos?
9 E disseram-lhes: Levantai-vos, subamos contra eles, porque vimos a terra e eis que é muito boa. Todavia, ainda vos detendes. Não demoreis a ir para entrar e possuir a terra!
10 Para onde quer que fordes encontrareis um povo confiado, e a terra é produtiva. Deus a tem entregue nas vossas mãos, um lugar onde não há falta de qualquer coisa que a terra dá.
11 E partiram dali, das famílias de Dã, de Zorá e de Estaol, seiscentos homens cingidos com as suas armas de guerra.
12 Subiram e acamparam-se em Quiriate-Jearim, em Judá; e, por esse motivo, aquele foi chamado o Lugar do Acampamento de Dã, até o dia de hoje. Eis que está atrás de Quiriate-Jearim.
13 Dali foram para o monte de Efraim, e chegaram à casa de Mica.
14 Os cinco homens que tinham ido espiar a terra de Laís falaram, e disseram a seus irmãos: Sabeis que há neste lugar um éfode e um terafim, uma imagem de escultura e uma de fundição? Considerai, agora, o que haveis de fazer.
15 Dirigiram-se, pois, para lá, e entraram na casa do jovem levita, na casa de Mica; e perguntaram-lhe como estava.
16 Os seiscentos homens dos filhos de Dã, cingidos com as suas armas de guerra, ficaram perto da entrada da porta.
17 Mas os cinco homens que foram espiar a terra subiram, e entraram na casa de Mica. E o sacerdote estava lá.
18 Eles tomaram a imagem de escultura, o éfode, o terafim e a imagem de fundição. E o sacerdote disse-lhes: Que estais fazendo?
19 Disseram-lhe eles: Cala-te, põe a tua mão sobre a boca e vem conosco; e sê-nos por pai e sacerdote. É melhor para ti ser o sacerdote da casa de um só homem ou ser o sacerdote de uma tribo e da casa de uma família em Israel?
20 Então o coração do sacerdote se alegrou, e ele tomou o éfode, o terafim, a imagem de escultura e a imagem de fundição, indo para o meio do povo.
21 Eles se voltaram e partiram, colocando seus filhos, seus bens e sua bagagem adiante deles.
22 E foram até uma certa distância da casa de Mica. Mas eis que Mica e os homens que moravam nas casas perto da sua gritaram, e alcançaram os filhos de Dã.
23 Os filhos de Dã voltaram seus rostos e disseram para Mica: Qual é o problema contigo, porque gritas?
24 Respondeu-lhes Mica: Visto que tomastes a minha imagem de escultura, a qual eu fiz, e o meu sacerdote, e partistes; e o que restou para mim? Que é isso, então, que vós me dizeis: Por que gritas?
25 Mas os filhos de Dã lhe disseram: Não deixes que a tua voz seja ouvida entre nós, a fim de que, porventura, homens enfurecidos não se lancem sobre vós, tirando a tua vida e as vidas de tua casa.
26 Em seguida, os filhos de Dã seguiram seu caminho. Mica viu que eles eram mais fortes do que ele, e voltou para sua casa.
27 Os filhos de Dã pegaram o que Mica havia feito, e o sacerdote que tinha, e vieram para Laís, a um povo quieto e confiado, e os feriram ao fio da espada; e queimaram a cidade com fogo.
28 E não houve quem a libertasse, porque a cidade estava longe dos sidônios e eles não tinham relações com outros homens, encontrando-se no vale da casa de Raabe. Eles reconstruíram a cidade, e habitaram nela.
29 E chamaram o nome da cidade Dã, de acordo com o nome de Dã, seu pai, que nasceu em Israel. Mas o nome da cidade, antes, era Laís.
30 Os filhos de Dã estabeleceram a imagem de escultura para si mesmos, e Jônatas, filho de Gerson, filho de Manassés, ele e seus filhos, foram sacerdotes da tribo de Dã até o momento da deportação da nação.
31 Deste modo, pois, estabeleceram para si a imagem esculpida que Mica havia feito, por todos os dias que a casa de Deus esteve em Silo. E assim era naqueles dias em que não havia rei em Israel.

Nenhum comentário: